domingo, janeiro 16, 2011

A missão da escola tem sido homogeneizar, o futuro pede outra coisa...

O modelo de escola que temos segue a missão de homogeneizar os alunos. A escola, desenhada durante a revolução industrial, pensada no tempo em que a oferta era inferior à procura, pretende criar clones que seguiram um mesmo percurso escolar, que tiveram o mesmo programa, que leram os mesmos livros, que... homogeneização, homogeneização, homogeneização!!!!
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E mais, é um modelo que pressupõe que ao finalizar a escola acaba a aprendizagem em sala.
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O que acontece a um aluno saído dessa escola e que aterra no mercado de trabalho dos nossos dias, um mercado em que a oferta é superior à procura? Um mercado em que um Mongo heterogéneo está a crescer?
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Se são todos iguais... para o empregador qualquer um serve.
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Na quinta-feira jantei uma francesinha com alguém que me disse que, na fábrica onde trabalha, estão vários licenciados em Gestão a trabalhar por 600 euros por mês, depois de ficarem fartos de estar no desemprego.
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O que salva a escola que temos é o poder de usar a força que o Estado detém. Um estado que até legisla sobre a dimensão dos cacifos a usar na escola. Se não fosse esse poder, o modelo de escola tinha já rebentado e explodido em milhares de modelos mais adequados ao mundo em que já estamos a viver.
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Precisamos que os alunos saiam da escola preparados para a vida real e preparados para uma vida em que nunca mais se deixa de aprender. Precisamos de programas que possam ser configurados e adaptados ás regiões, aos gostos e interesses das pessoas... precisamos que os alunos sejam todos diferentes à saída da escola, que não sejam clones, que não baste olhar para o CV escolar para fazer a escolha.
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Dou graças a Deus por poder viver num mundo, o meu mundo, em que estas discussões "50 mil licenciados pedem "fim das injustiças criadas por Bolonha"" são caricatas. Noutros mundos acredito que a classificação possa ser importante, no meu não.
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Um conselho para quem está e continua a sair deste modelo de escola que temos: dêem a volta ao sistema, subvertam as regras, apaixonem-se por um, dois, três temas e especializem-se neles. E divulguem o que sabem e o que aprendem, o futuro não é de quem detém o conhecimento, o futuro é de quem participa no fluxo do conhecimento (e por isso é que as escolas e universidades se vão tramar, não vão aproveitar o boom da economia do conhecimento).
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BTW, alguém sabe se a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis no Porto tem cursos nocturnos de curta duração para amantes de aguarela?

Diferenciação, diferenciação, diferenciação...

Um macro-economista encalhado tem dificuldade em entender isto:
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"Espanhóis optam por restaurantes em Portugal para "fugir" a proibição de fumar"
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Os espanhóis, deste lado, pagam mais, têm um IVA mais elevado e, no entanto, há uma franja que opta por vir cá comer!
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Os consumidores não pensam só em dinheiro... pensam numa experiência... e uma experiência não é matematizável.
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Foi isto que deu cabo da Torre de Babel...
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Por outro lado, supeito que a ASAE deve acabar com isto em breve...

Macedónia

  • "John Sculley On Steve Jobs, The Full Interview Transcript" (Tantos sublinhados!!! Resublinho estes: "What makes Steve’s methodology different from everyone else’s is that he always believed the most important decisions you make are not the things you do – but the things that you decide not to do."; "Here’s someone who starts with the user experience, who believes that industrial design shouldn’t be compared to what other people were doing with technology products but it should be compared to people were doing with jewelry"; "The other thing about Steve was that he did not respect large organizations. He felt that they were bureaucratic and ineffective. He would basically call them “bozos.” That was his term for organizations that he didn’t respect"; "But great advertising comes from great clients. The best creative people want to work for the best clients. If you are a client who doesn’t appreciate great work, or a client who won’t take risks and try new stuff, or a client who can’t get excited about the creative, then you’re the wrong kind of client.")
  • "Serviced Apartment Ownership: The Next Investment Trend?" (Um novo modelo de negócio! Julgo saber de alguém no Porto que investiu com sucesso numa coisa parecida. Um hotel composto por apartamentos independentes e com todo o serviço de hotel.)
  • "Sector agrícola português perdeu meio milhão de hectares no espaço de dez anos" (Como eu gostava que mostrassem quem está a ter sucesso, a produzir o quê e para quem. Isto de apenas escrever " actividade continua a não ser totalmente recompensadora. Apenas seis por cento dos agricultores obtêm o seu rendimento exclusivamente da actividade e 64 por cento declararam, no censo, que recebem pensões e reformas." É muito pouco, é muito básico. Se querem atrair gente para a agricultura, se querem atrair gente para o têxtil, não contem histórias da carochinha, contem as histórias das pessoas concretas que estão a ter sucesso)
  • "The Best Industries for Starting a Business Right Now"
  • "Why Is Business Writing So Awful?" (Escrito por um dos autores de Rework. A vida em Mongo requer paixão, alma, diferenciação, intensidade, não monotonia repetitiva e politicamente correcta.) E conjuga tão bem com este texto "Why Words Matter".
  • "Use constraints to fuel your creativity" (Mais uma razão para pensarmos em clientes-alvo!)
  • "The Number One Key to Innovation: Scarcity"
  • "Study: Biking Infrastructure Projects Create More Jobs Than Auto-Based Initiatives"
  • "Let’s Compete on Innovation Rather Than Patents"(Chamo a atenção para os parágrafos que se seguem a "In the tech world, patents don’t foster innovation; they inhibit it.")

Saber subverter as regras é importante

Em 1996, na revista HBR, o artigo "What is Strategy?" de Michael Porter explicava o modelo, o mosaico, a rede de sinergias da companhia aérea Southwest Airlines:
Qualquer texto que se leia sobre a Southwest Airlines louva, elogia a rapidez com que um avião aterra e levanta voo novamente, aquele "15-minute gate turnaround" da figura.
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É um desafio como este que faz da Southwest Airlines uma maravilha da eficiência.
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Além da elevada eficiência, esta empresa é conhecida pela interacção, pela boa disposição dos seus colaboradores.
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Um dos heróis da minha adolescência, num episódio vencia um computador assassino fazendo uso da vantagem humana. Ser capaz de subverter regras, ser capaz de trabalhar com padrões duplos. Foi dele:
que me lembrei ao ler este artigo "Southwest holds plane so man can see dying grandson".
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São estas histórias que moldam e gravam a imagem de uma empresa na mente das pessoas.

Retrato de um encalhado...

O semanário Sol desta semana traz uma entrevista com José Reis director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
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A primeira coisa que me vem à mente é:
  • qual o currículo deste senhor?
  • qual é a experiência de vida deste senhor?
  • já alguma vez trabalhou, investigou, viveu numa empresa que exportasse e não pertencesse ao grupo de empresas do regime?
Tudo me leva a crer que se trata de uma flor de estufa que nunca viveu a vida da economia real, da micro-economia das empresas. Por isso, tem um arsenal muito limitado.
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O que propõe este senhor?
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"Proteccionismo para subir exportações"
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Pobres alunos que estudam numa faculdade em que o seu director evidencia este conhecimento da realidade económica. Num país em que as PMEs exportadoras estão a dar boa conta de si, o homem só vê o proteccionismo como solução.
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Ontem à tarde, li umas páginas do livro de Bo Burlingham "Small Giants -Companies That Choose to Be Great Instead of Big". Nelas encontrei uma frase que há muito escrevo neste blogue, por que a observo, por que a realidade ma mostrou há vários anos:
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"And that speaks to the little secret behind the relationships that mojo companies have with their suppliers and customers."
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Basta recordar este postal "Value is a feeling not a calculation ... " onde escrevi:
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"Costumo escrever, os macro-economistas não fazem ideia sobre como se cria valor, só conhecem regras e leis, não têm relações amorosas com clientes, produtos e fornecedores. Essas relações amorosas, sentimentos, feelings, são o fundamento para a criação de valor...
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Os macro-economistas só operam ao nível do neocortex. São incapazes de pensar na criação de valor, porque, como um mestre de xadrez, como conhecem as regras e as leis, e só as conhecem a elas, não percebem como é que, para lá dos custos, se cria valor através da diferenciação... através dos sentimentos... such a sticky feeling."
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Ou este outro postal "Não fazem ideia do poder da imaginação, da subversão das regras" onde escrevi:
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"Tão longe da realidade... como poderiam compreender que as relações amorosas com clientes, produtos e fornecedores conseguem dobrar e vencer os prisioneiros da razão... não são capazes de ver a mensagem da história da Torre de Babel ..."
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A ideia de "Proteccionismo para subir exportações" é absurda!!! Reparem na ideia, impedir a entrada de produtos concorrentes, facilitar a vida internamente, para que as empresas possam exportar!!!
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Os ingleses introduziram o coelho na Austrália.
Como não tinham predadores, cresceram exponencialmente.
Então, os ingleses resolveram introduzir o inimigo natural do coelho... a raposa, para que elas caçassem coelhos.
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As raposas só marginalmente caçaram coelhos, encontram muitas outras presas autóctones mais fáceis de caçar.
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Se não tiverem de competir, as empresas não se desenvolvem!!!
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Como será o modelo mental deste senhor?
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Como é que esta Faculdade explicará aos seus alunos os números das exportações portuguesas deste ano?

Uma visão tão derrotista, tão sombria, tão pessimista...
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Neste blogue, pelo contrário, vemos uma oportunidade de ouro para as PMEs exportadoras portuguesas, com a descoberta do custo da distância, com a descoberta do valor da proximidade, com a aposta nos seus factores competitivos, com a subida do yuan e com a subida do poder de compra do cidadão chinês, tudo sem proteccionismo. O final deste postal "Medo" diz tudo 
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sábado, janeiro 15, 2011

Marie Chapin Carpenter

Doença

Hoje Sócrates, amanhã outro, a mesma doença:
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Acreditar que tem de ser o estado a ensinar as empresas a fazer negócios... "Sócrates no Golfo Pérsico com 60 empresários para incentivar exportações".
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Até parece que não somos um povo de comerciantes e mercadores!

Mais um exemplo

"How This T-Shirt Company Competes on Philosophy, Not Price"
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Primeiro a tomada de consciência:
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"No way to compete"
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"We don’t have the huge scale that allows us to negotiate deep discounts with manufacturers, so we knew that we’d never be able to drop our prices as low as our customers would like. Instead, we took a different route entirely and did something that the big brands weren’t doing."
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Existe um mercado, com massa crítica para nos suportar, capaz de valorizar a nossa abordagem? (QUEM)
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"In talking with (Moi ici: não é com estudos de mercado, isso é para as empresas grandes que apontam para o centro, que trabalham com estatísticas. Uma PME bem sucedida trabalha para franjas, conversa com, olha nos olhos dos seus clientes) a few West Coast sailing teams, we discovered that ... They are passionate about ... and asked us (Moi ici: uma conversa é isto, começa num sentido e recebe-se do outro. As empresas grandes estão tão ocupadas em despachar o que as suas linhas de produção estão a vomitar incessantemente que não têm paciência para ouvir franjas apaixonadas) if there was anything we could do with our products to help the environment.
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We told them we’d pay for their time to develop the material into T-shirts. We loved the finished product, and so did our customers — the shirts sold out in less then an hour. We figured, we might just be on to something here."
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A nossa abordagem diferencia-nos da abordagem dos outros concorrentes? (O QUÊ)
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A nossa abordagem continuará a ser relevante no futuro, tendo em conta as alterações que podem acontecer? (RISCOS)
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Temos um cadastro, temos a experiência, temos o conhecimento, temos um mosaico que nos permita alimentar, suportar a nossa abordagem? (COMO)
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"we ramped up our research and development and taught ourselves what it means to be a green company — to actually help the environment through our products, rather than just create products that don’t actively hurt it"
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"The clothes aren’t cheap. (Moi ici: já não estamos nesse campeonato) Our new eco-friendly production methods are far more expensive than our old methods. ... Our higher prices have alienated some of our old customers, but many have stood by us with the understanding that they’re using their dollars to impact positive change. (Moi ici: Quem quer servir toda a gente... não serve ninguém, não risca, não marca, não deixa saudade... é tolerado, mas não faz falta).
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The shift to green has opened our product lines up to a large niche consumer base, and we’ve moved beyond sailing apparel into yoga and biking gear. As with sailing, both disciplines have many practitioners who are concerned with the environment and willing to pay more for eco-friendly products." (Moi ici: os clientes-alvo)

Partir pedra é fundamental para que haja comunicação

Já por várias vezes reflecti aqui no blogue sobre a realidade e o que percebemos dela. Recordo, sobretudo, uma frase que me ficou e que sempre me acompanha:
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Nós não vemos a realidade, nós vemos um mapa da realidade.
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E quem fez esse mapa?
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Somos nós próprios que construímos esse mapa que nos permite relacionar com a realidade. Como somos todos diferentes, como temos histórias de vida e experiências diferentes, construímos mapas diferentes.
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Não interessa se existe realidade objectiva ou não, nós nunca a vamos ver!
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Assim, se apenas vemos a realidade que os nossos mapas nos permitem ver... não há realidade baseada em factos, não há evidências objectivas.
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Há dias, estava no meio de uma workshop intra-empresa, tínhamos:

  • identificado os clientes-alvo;
  • desenhado o mapa da estratégia;
  • definido os indicadores estratégicos; e estávamos a discutir sobre as acções elementares a desenvolver para executar a estratégia.
E tive uma daquelas experiências "fora do corpo" em que o nosso corpo continua na reunião, com os pés assentes no chão, mas o nosso espírito afasta-se e temos uma reflexão em curso como se fossemos um "outsider" a espiar a cena.
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Havia tanta discussão sobre as acções concretas a desenvolver, sobre a melhor abordagem ou perspectiva a seguir, sobre o calendário, sobre ... e veio-me à mente a metáfora de um coro desorganizado, desafinado e desalinhado, em que cada um canta algo mas o conjunto é uma cacofonia de fugir.
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E aquela discussão, aquele partir de pedra, era fundamental para organizar, para afinar e alinhar os cantores, para que pudesse emergir uma melodia atraente, resultante da sinergia de acções combinadas e focadas.
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E quando não se parte pedra?
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E quando não se fazem aquelas discussões?
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Como está escrito ali, na coluna das citações deste blogue, o maior problema da comunicação é pensar que ela teve lugar. Comunicamos, e está lá claro o que queremos comunicar. Está escrito, está desenhado... e esquecemos os mapas mentais que carregamos e que nos auxiliam a ver o mundo à nossa maneira muito pessoal.
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Depois, ficamos admirados por não haver sintonia, por cada um estar a "ouvir" uma melodia diferente. 
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Partir pedra é fundamental para que haja comunicação, para que haja comunhão de interpretações.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Como se faz!!!

De que salários é que Almunia está a falar?
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Se forem os privados totalmente de acordo. Afinal sobre o que é este blogue? Por que escrevemos sobre Rosiello? Por que escrevemos sobre o numerador e sobre a eficácia?
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"Melhoria da competitividade não é através de salários baixos"
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"Bruxelas aconselha Portugal a não baixar salários"
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"Almunía diz que Portugal não deve baixar salários"
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Agora o que quer Almunia quer, por exemplo TdS (ver parte I) não sabem ... ehehe, é como se passa das palavras, da oratória, da retórica, para a prática, para os resultados.
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Eheheh, não resisto, é mais forte do que eu...
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Podem estudar os marcadores deste postal e ver como se faz, como se materializa, como se executa.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Testar a estratégia (parte I)

Excelente artigo do The McKinsey Quarterly "Have you tested your strategy lately?"
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"Ultimately, strategy is a way of thinking, not a procedural exercise or a set of frameworks.
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First, companies develop strategy in many different ways, often (Moi ici: Often? I believe is always) idiosyncratic to their organizations, people, and markets. Second, many strategies emerge over time rather than from a process of deliberate formulation. (Moi ici: Pena é que muitas vezes não se tome consciência dessa formula para a aperfeiçoar, para a melhor utilizar, para a forçar)
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All companies operate in markets surrounded by customers, suppliers, competitors, substitutes, and potential entrants, all seeking to advance their own positions. That process, unimpeded, inexorably drives economic surplus—the gap between the return a company earns and its cost of capital—toward zero. (Moi ici: Isto aconteceria num universo fechado... Aprendi com Drucker que qualquer posição de liderança é transitória e com tendência a ser de curta duração. Aprendi com Schumpeter que os lucros só resultam da vantagem do inovador e desaparecem assim que aquilo que era inovador se torna rotina)
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For a company to beat the market by capturing and retaining an economic surplus, there must be an imperfection that stops or at least slows the working of the market. An imperfection controlled by a company is a competitive advantage. These are by definition scarce and fleeting because markets drive reversion to mean performance. The best companies are emulated by those in the middle of the pack, and the worst exit or undergo significant reform. As each player responds to and learns from the actions of others, best practice becomes commonplace rather than a market-beating strategy. Good strategies emphasize difference—versus your direct competitors, versus potential substitutes, and versus potential entrants. (Moi ici: Diferenciação. Recordar este trecho e este outro só de ontem)
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Market participants play out the drama of competition on a stage beset by randomness. Because the evolution of markets is path dependent—that is, its current state at any one time is the sum product of all previous events (Moi ici: O espaço de Minkowski), including a great many random ones—the winners of today are often the accidents of history.
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To beat the market, therefore, advantages have to be robust and responsive in the face of onrushing market forces. Few companies, in our experience, ask themselves if they are beating the market—the pressures of “just playing along” seem intense enough. But playing along can feel safer than it is. Weaker contenders win surprisingly often in war when they deploy a divergent strategy, and the same is true in business"
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Faz lembrar a primeira encarnação de Michael Schumacher... are you playing to playing or playing to win? Jogar por jogar, ou jogar a feijões?

Continua.

Micro-economia versus macro-economia

Esta é uma velha teimosia minha: a importância da micro-economia sobre a macro-economia num mundo heterogéneo e cada vez mais mongolizado, daí que tenha sorrido ao ler este texto:
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"In the long run it's all microeconomics".

Um desafio

Quem vive do modelo de negócio actual está tão cego pela sua posição de incumbente, tem tanto a perder com a mudança de modelo de negócio que vai fazer tudo para a adiar, para a combater.
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Quando finalmente reconhecer a inevitabilidade da mudança já o terreno estará ocupado por novos concorrentes, sem custos afundados, sem cadastro, sem modelos mentais obsoletos.
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Leio este artigo "State of Washington to Offer Online Materials as Texts" e penso, e sonho com uma oportunidade para um novo modelo de negócio.
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E se os livros deixarem de existir em papel?
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E se se combinasse PBworks, YouTube, sites wiki, blogs e mais ferramentas, para substituir um ensino baseado no livro e na repetição?
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E que tal, com base no canvas, esboçar um modelo de negócio para esta oportunidade?

Somos todos alemães (parte X)

Primeiro, uma referência a um dos meus guias neste desafio de perceber o sucesso alemão e adaptá-lo para solo luso, este pormenor de uma entrevista de Hermann Simon (páginas 14 a 17):
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"Q: What advice would you give an entrepreneur who was striving to learn from Hidden Champions?
A: I would give a young entrepreneur three tips: firstly, be ambitious. Strive to be the best in your market, in your business. Don’t settle for anything less. Secondly: focus on what you are really good at and enjoy. Only focus leads to world class. Nobody is a master in several trades. Thirdly: go out into the world, internationalize, eventually globalize. (Moi ici: O melhor, não o maior. Foco, concentração nos clientes-alvo. E, em vez de dispersar para pagar a estrutura, percorrer o mundo para se concentrar no mesmo tipo de clientes, os que recompensam valor, não os que procuram o preço mais baixo.)
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Read how the Hidden Champoins have done it, they are outstanding role models. Why shouldn’t you achieve what they have achieved?
They are normal guys like you and me. I have personally learned from them and I can assure you, it works."
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“As Prof. Dr. Simon emphasizes, market positions are not redistributed during sunny and calm times, but during times of crisis. Therefore Simon sees real, tangible opportunities for those Hidden Champions which are predominantly independent from external investors. (Moi ici: Não estar na bolsa, ter um dono, permite pensar no longo prazo.)
They can either take over competitors which are struggling during a crisis or can “snatch” market share from them.
The specialization and innovative force of many mid-sized Hidden Champions makes them indispensable for their customers, even if these are temporarily undergoing economic straits. Thus they are protected from extensive pricing pressure.
Furthermore, the barely known global market leaders which are mostly located in rural areas can traditionally count on a highly committed staff, which strongly identifies with company goals and management. This high loyalty helps to remain substantially more flexible during times of low demand and fluctuation of capacity – “Employees and company management are acting in concert”, Prof. Dr. Simon explains the prevailing mentality at Hidden Champions.
The name of the game is to put this ability of flexibility to good use in the current crisis. “Currently ruinous competition and price reductions should be avoided and the price level must be stabilized. It is preferable to temporarily reduce the capacities and quantities being offered.” Prof. Dr. Simon is convinced that discount battles are in vain, as they merely undermine the price level and ultimately do not lead to more demand. It is not a question of price if customers buy less at this point in time, but of the perceived uncertainty. According to Prof. Dr. Simon, a stronger focus on service oriented activities is necessary as well. This aspect has been neglected during the boom of the past few years. It is time to regain part of the lost revenues in this area.”"
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Segundo, esta série "Somos todos alemães" começou aqui por causa da Eslováquia.
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Já lá vão 2 anos e os nossos amigos eslovacos parece que souberam lidar com a moeda forte muito melhor do que nós.
O gráfico começa a 1 de Janeiro de 2006, o que cada país exportou nesse mês é a base 100. A caixa assinala o período após a entrada da Eslováquia na zona euro.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Quando ninguém se diferencia, é tão fácil a gente diferenciar-se

Uma vez, um aluno de mestrado escreveu-me um e-mail a relatar as consequências da aplicação dos conceitos de cliente-alvo e concentração. Foi dele que retive a frase com que rematava o relato:
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 "Quando ninguém se diferencia, é tão fácil a gente diferenciar-se"
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Foi desta frase que me lembrei com a leitura deste postal de Scott McKain:
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"What Tablet PC's Teach About Sameness... and Distinction"
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Não está a fazer o mesmo na sua empresa?
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E na sua vida?
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A escola quer-nos fazer todos iguais, mas o mundo que se está a desenhar e no qual estamos a embrenhar-nos é para quem é diferente, para quem faz a diferença, para quem procura fazer a diferença.

A roda já está a girar... (parte II)


O capitão Ahab ...

    O cuco

    "Sócrates inicia ofensiva para incentivar exportações" basta recordar "Ainda podia ser melhor".
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    As exportações das desprezadas PMEs não tecnológicas cresceram apesar do governo e da oposição que temos. Chega agora a hora de sacar dividendos de filhos alheios.

    O futuro não é, necessariamente, uma continuação linear do passado

    Recomendo a leitura de "Seeing What Others Miss" de Steven Feinberg e Stephen Denny.
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    A descrição da batalha de Leuctra é um bom exemplo da oportunidade criada por quem decide ver a realidade de uma forma diferente da massa, por quem decide fazer com que o futuro não seja uma continuação linear do passado.
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    "By 2015, for the first time, the number of consumers in Asia's middle class will equal those in Europe and North America combined.
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    Em 2010, as vendas a retalho na China subiram... 18,5%.
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    Como é que estes factores vão influenciar o futuro da indústria na Europa?
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    É a alteração destes factores abióticos que me faz desconfiar que estes números vão ser ultrapassados:
    "Este perfil acompanha a evolução da procura externa, num quadro em que não se antecipam alterações significativas da competitividade externa da economia portuguesa", escreve o Banco de Portugal no Boletim hoje divulgado".
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    A competitividade não é algo absoluto, é sempre relativa. A inflação chinesa está a trabalhar e a fazer mudanças na paisagem competitiva enrugada que a massa ainda não realizou... mas os vasos comunicantes já estão a funcionar.
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    As exportações, por muito que cresçam, são uma emanação de menos de 30% da nossa economia. No grosso da economia o ano não vai ser fácil:
    É preciso que aconteça uma re-alocação de recursos para sectores de actividade que remunerem melhor o dinheiro, e os fluxos já estão em marcha.

    Só agora...

    Só agora é que esta mensagem está a chegar aos jornais...
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    "Criar valor"
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    "Muitas empresas estabeleceram planos de redução de despesas agressivos. Nas instituições públicas as oportunidades de melhoria são muitas. No entanto, a lógica de redução de custos é insuficiente. Sob pena de a economia portuguesa entrar em recessão durante anos. O desafio para as instituições portuguesas é o da criação de valor. Não é um chavão sem conteúdo. É um conceito que, se bem entendido e aplicado, pode ajudar a resolver os problemas de eficácia e de eficiência das nossas empresas e organizações públicas."
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    Tanto atraso!!!
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    Qual é a receita alemã? E agora somos todos alemães, com o euro.
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    Concentração na criação de valor e não no corte de custos.
    Concentração no numerador e não no denominador.

    The Road to serfdom - parte II

    Quem está atento ao que dizem os políticos do sistema, da situação e da oposição, sabe que uma das doenças de que sofrem é a das prioridades. Tudo é prioritário.
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    "The only exception to the rule that a free society must not be subjected to a single purpose is war and other temporary disasters when subordination of almost everything to the immediate and pressing need is the price at which we preserve our freedom in the long run. This explains also why so many of the fashionable phrases about doing for the purposes of peace what we have learnt to do for the purposes of war are so very misleading: it is sensible temporarily to sacrifice freedom in order to make it more secure in the future; but the same cannot be said for a system proposed as a permanent arrangement.
    That no single purpose must be allowed in peace to have absolute preference over all others applies even to the one aim which everybody now agrees comes in the front rank: the conquest of unemployment. There can be no doubt that this must be the goal of our greatest endeavour; even so, it does not mean that such an aim should be allowed to dominate us to the exclusion of everything else, that, as the glib phrase runs, it must be accomplished "at any price"."
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    Trecho retirado de "The Road to Serfdom" de F. Hayek.

    Small Giants

    Em Setembro passado, no Twitter, Tom Peters recomendou 2 livros:
    • "Retail Superstars: Inside the 25 Best Independent Stores in America" de George Whalin; e
    • "Small Giants: Companies That Choose to Be Great Instead of Big" de Bo Burlingham
    Já os tenho comigo há algum tempo. Ontem comecei a ler o "Small Giants" e está a ser um agradável complemento de "Smart Growth" de Edward Hess:
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    "For a conventional business, however, the growth is the goal, and the control is what you need to keep it in hand. With the companies we’re looking at, creating opportunities for employees and opening up new possibilities for the business are the goals. Growth is a natural by-product of the company’s success in pursuing its central purpose and reason for being, whatever that may be.
    ...
    So we sat down and did a lot of soul-searching.
    We asked what we did well, what kind of work did we get a better return on, what did we need to improve. And then we changed everything.”
    ...
    Instead of trying to do it all, we wanted to be the best at a few things. We physically gave up our licenses in other states so we couldn’t work there, and we went from taking every job to questioning every job.” That meant getting rid of customers, including some who’d been with the company for a long time. The team spent hours analyzing the customer base, noting which jobs were more profitable, discussing which niches Butler should be in and which clients played best to its skill set, projecting how economic trends would affect different industries, and so on. Then came the cuts. “We went from twenty-five clients to ten clients,” Butler said. “Mainly we fired the bad ones, including our biggest client”—a giant financial services company —“that accounted for 50 percent of the value of our jobs. The people they had on our projects were demeaning to us. They’d lie and make us look like fools. We told them we didn’t want to work with them anymore.”"
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    Por todo o lado a mensagem: concentração, concentração, concentração!!!

    terça-feira, janeiro 11, 2011

    Como nascem os monumentos à treta

    Ao definir indicadores para um balanced scorecard, por vezes, as pessoas resistem a serem avaliadas por indicadores de fenómenos que não podem controlar.
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    A minha resposta costuma ser: "É a vida!"
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    É essa sensação que leva os Programas de Actividades na Função Pública a serem listas e mais listas de actividades, aquilo que as pessoas podem fazer, aquilo que as pessoas podem controlar e não haver nem uma referência a objectivos concretos, a metas, a resultados. Basta recordar os monumentos à treta.
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    Foi desta cena que me lembrei ao ler:
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    "There was a pause. They were all studying the flip chart. Someone frowned. “We ourselves cannot stop market share from declining,” he said. “Do we want to be measured on that?
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    Strictly speaking, no,” replied Joe, “but it is the purpose behind everything we are doing. If the rate at which we’re losing share goes down, we’ll know what we’re doing is working, even if we don’t hit the target. If we don’t look at it, we might be barking up the wrong tree.”
    “What about what we are measured on?” someone piped up. “We’ve all got targets. Dozens of them.”
    So they had, including Joe himself. Part of his bonus was tied to the number of new products delivered.
    Optimizing that would not be difficult - he could just go for the easy development projects nearest completion.
    But they might not have the most impact.
    “Look,” he said, “I’ll make a commitment to you. I will renegotiate the targets for this group. I’ll explain what we are doing and that the measures are just there to tell us whether we’re successful or not.
    The outcome is what we’re trying to optimize.
    The measures are the dashboard. We should not confuse the readings on it with what we really
    want to do, which is to arrive on time at our destination."
    .
    Trecho retirado de "How to Make the Most of Your Company’s Strategy" de Stephen Bungay e publicado no número de Janeiro de 2011 da HBR

    Estratégias híbridas e puras... risco, flexibilidade e rentabilidade

    No postal de 2008 "Não há almoços grátis: Há que optar" utilizei e expliquei a figura que se segue:

    Quanto mais pura for a estratégia, afinal a ideia ideia por detrás do mosaico:
    • maior a rentabilidade;
    • mas também, maior o risco e menor a flexibilidade, num mundo cada vez mais carregado de incerteza.
    É preciso fazer escolhas!!!
    .
    Uns decisores optam por mais risco e outros por menos risco. Uns são beneficiados e outros pagam o preço das decisões honestas que tomaram e falharam. É, também assim, que nasce a heterogeneidade dentro de um mesmo sector de actividade.
    .
    William Barnett em "The Red Queen Among Organizations - How Competitiveness Evolves" aborda este tema:
    .
    "A fundamental argument in modern organization theory is that the process of change is especially hazardous the more that the change disrupts established organizational routines, roles, procedures, capabilities, and
    identities. Put differently, the more capable and established an organization, the more that changing the organization is disruptive. Being well adapted implies the ability to perform well but also acts to constrain attempts to alter organizational activities. Organizational change is difficult and hazardous precisely when organizations are well adapted to their environment.
    ...
    Competition-Inertia Hypothesis: The more an organization experiences a history of competition in one context, the more hazardous it will be for the organization to move into another context.
    One implication of this hypothesis is that organizations do not become inert in isolation, but rather they do so in the company of their competitors.
    As one organization competes and becomes well adapted to its context, and so less able to change significantly, its competitors are in the same situation. This raises again the problem of organizations collectively descending into competency traps, as discussed in chapter 3. If organizations turn to one another as social referents, then they may learn from one another. Such learning, however, promises to reinforce inertia as competing organizations collectively become both better adapted to one environment and especially vulnerable to disruption should they change to another." (Moi ici: Daí que quando os factores abióticos mudam e influenciam negativamente, é como se uma epidemia atacasse todo um sector)

    Macedónia

    segunda-feira, janeiro 10, 2011

    Paralelismos

    "“Understand, when you’re in the middle of a financial crisis, you’re surrounded by chaos. Everybody is calling you wanting to know when they’re getting paid. Your only concern is keeping your company afloat. When your lawyer says, ‘Maybe we should look at Chapter 11,’ you say, ‘Hell, no. That is not an option. Don’t bring it up again.’ You simply don’t accept that you can’t turn things around. So you plunge ahead and get swallowed up in the day-to-day minutiae and sink deeper and deeper. You need to collect your receivables quicker, so you ratchet up the pressure on your customers, who don’t like to be pressured. You need to hold on to your cash, so you stall your vendors, who don’t like to be stalled. Your employees know something is going on. They’re getting calls of their own. But you’re isolated. You really don’t want to talk to anybody. You’re in this downward spiral, and you can’t cut costs fast enough. Maybe you last another three or four weeks, but it’s complete torture. By the time you realize you may have to look at Chapter 11 after all, there’s nothing else to do."
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    Trecho retirado de "Small Giants - Companies That Choose to Be Great Instead of Big" de Bo BurlingHam.

    A Geração Maio de 68 e a economia socialista...

    A juventude, os que têm menos a perder com a mudança, por todo o lado fogem do socialismo:
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    "Young people are fleeing Portugal in droves. But is this a bad thing?"
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    "No Italian jobs"
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    "No voy a volver a España nunca"

    Smart Growth

    Acabei a leitura de "Smart Growth" de Edward Hess.
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    Valeu a pena!
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    O autor empastela um bocado, mas a leitura do capítulo 8 "Managing the Risks of Growth - Private Companies" só por si vale o livro todo.
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    Nele, o autor, lista as conclusões de um estudo que fez a 54 empresas "I looked at companies that were part of the small group that had survived the start- up phase and had been through a high- growth phase."
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    As conclusões gerais são:
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    "I found that growth equaled change. Growth changed the companies— their culture, their people, and how they did business. Growth changed the human dynamics of how people communicated and with whom they communicated.
    It challenged peoples’ competencies and interpersonal skills. Furthermore, for these companies, the human dynamic of growth proved to be one of the biggest challenges of managing growth. And this challenge recurred as the companies grew because many management teams were not able to manage a bigger or more complex business. As a result, CEOs had to continuously upgrade these teams and face the difficulties of hiring and integrating new players into existing management teams, which oft en stirred up difficult emotional and loyalty issues for remaining team members.
    These human dynamics made growth difficult to manage, and it also made smooth and continuous growth rare."
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    Quem conhece este blogue sabe o quanto aprecio "Volume is Vanity, Profit is Sanity", e o quanto duvido do crescer por crescer:
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    "1.Most companies did not plan for growth. In some cases, it just happened. Those CEOs regretted not thinking about what a bigger company would look like and regretted not thinking about how much growth their company could accommodate. Some companies were overwhelmed by growth and had to slow growth down in order to survive. Others understood the risks of growing too fast before they had the people and quality and financial processes in place and, thus, they turned away business until they were more prepared for growth.
    ...
    2.As they learned that growth was a difficult process and was sometimes a one-step-forward-and- two-steps-backward process, they learned the need to manage the pace of growth. Many CEOs said their companies became better when they learned to say no to new opportunities. Learning to focus and being strategic in taking on business led to a “sweet- spot” strategy for many.
    ...
    3.Growth changed things. Growth changed what the CEO did. Growth changed what the employees did. Growth added people and more structure. And when they added new people to the mix, they got different human dynamics than before. The chemistry changed. When the management teams expanded, the different combinations of interpersonal dynamics multiplied the people complexity, which impacted execution. Growth increased the complexity of communications and the chance of miscommunications and interpersonal misunderstandings.
    ...
    4.CEOs had to learn how to delegate and, as one said, “Delegation is not a natural act.” Delegation was a consistent diffi cult issue for CEOs.
    ...
    5.Most companies had difficulties in building a management team because of multiple hiring mistakes. These mistakes were financially and emotionally costly.
    ...
    6.Even if assembling a management team went well, many CEOs were surprised at the difficulty of getting that team to work together effectively.
    ...
    7.Managing the pace of growth presented a major challenge for many companies. For some, growth happened too fast, forcing companies to put on the brakes to allow the people, processes, and controls to catch up. Some, in fact, came close to losing the business because they grew too fast.
    ...
    8.As these private companies grew, the roles of CEOs changed, often dramatically. CEOs who initially did everything had to shift to managing everything, to managing managers, and then to coaching managers and leading culture and strategy.
    ...
    9.Most CEOs learned that growth required them to upgrade their people. This caused stress because such changes adversely affected loyal employees who had helped build the business. Many CEOs stated that they had to undertake these difficult upgrades more than once. Given the risks of making mistakes in hires described above, the added stress of disrupting loyal employees and changing team dynamics was wearing on CEOs, who yearned for team stability. Many CEOs said the challenges of hiring and managing a leadership team was the hardest part of the job.
    ...
    10.Growth was not an easy process and the various tensions usually resulted in a zig-zag pattern of growth. Managing company growth created tensions between professional accountability and having a family environment; between managing the rate of growth versus delivering quality; between being cautious about turning business away and also worrying that too much business would overwhelm people and processes.
    ...
    11.Many CEOs stressed that they had to get honest with themselves and at some point question why they should continue to grow and whether growth would change them and their company so much that the business would no longer be fun.
    ...
    13.Some of the CEOs were cognizant of the fact that at a certain revenue level they were likely going to engage bigger, well- capitalized competition.
    That competition would expose them to significant risk and may require taking on an institutional partner or selling. Both alternatives meant big changes for the company, the CEOs, and the employees. In some cases, the CEO’s goal was to keep his or her revenue level below that
    inflection point."

    Inovação e Mongo de braço dado

    Numa paisagem competitiva cada vez mais enrugada existem cada vez mais óptimos locais, existem cada vez mais atractores dispersos, existem cada vez mais nichos.
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    Por isso, há muito que prevejo a mongolização do planeta Terra numa explosão câmbrica de pequenas empresas a competirem em cada um desses muitos nichos.
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    Ao longo dos anos, a suportar, a influenciar e a alimentar esta crença, encontro artigos deste tipo "Innovation in large companies", aqui vai um cheirinho:
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    "What`s interesting is that most of the innovations I identified came from small companies or independent researchers and inventors. Large companies like Dupont, 3M and Bayer were also innovating but most of the exciting innovations were coming from else where – some very small companies and independent inventors.

    Innovation is risky business. It starts with an idea from an individual inside the company. The fragile idea will run into so many hardships from within the company let alone technical difficulties. It is unfortunate, but it is natural. Most people working in large companies are working there because they are risk-averse anyway. If they were risk takers and truly innovative they would have started their own companies." (BTW, este sítio é fascinante "Inventables")
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    Na mesma onda
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    "Is the problem with capitalism that people are trying to fix it?":
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    "we are now entering a new and very different third era of capitalism - "customer capitalism" or “Capitalism 3.0”.
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    Capitalism 3.0 involves a wholesale revolution in management thinking focused on "delighting customers" and redefining managerial roles, coordination mechansisms, values and communications so that everyone and everything in the firm is oriented towards accomplishing this goal. It means reversing the value chain and starting from what would delight the client and focusing the entire organization on that goal." (Moi ici: uma constante neste blogue: Primeiro, quem são os clientes-alvo? E, depois, focar tudo em satisfazê-lo)
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    "The organization starts from looking at the needs of the customer or client and orienting the whole organization on meeting those needs. The reason for doing so is simple: the balance of power dramatically has shifted from seller to buyer: the customer is now the boss."
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    Na mesma onda "Reinventing capitalism":
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    "I believe that everybody benefits, if in the future a larger number of workers think like owners and act like investors."
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    Na mesma onda este comentário de Steve Blank.

    5 empresas numa

    Uma das metáforas que uso com frequência, para representar o funcionamento das equipas de gestão das empresas, é a do jongleur.
    Acredito que quando olhamos para uma empresa não vemos uma empresa, devemos ver quatro empresas:
    • a empresa de hoje;
    • a empresa do futuro;
    • a empresa em construção; e
    • a empresa feedback
    Nestes postais "Jongleurs: será mesmo assim?" e "Exemplo de balanced scorecard (parte VI)" detalhei este pensamento.
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    Entretanto, descobri um livro de Vasconcellos e Sá "A empresa negligenciada" (Jongleurs) em que o autor defende que existem, ou deviam existir, duas empresas numa:
    • a empresa de hoje, e 
    • a empresa do futuro, (a tal empresa negligenciada)
    Pois bem, este mês a revista HBR publica "The CEO's Role In Business Model Reinvention" de Vijay Govindarajan e Chris Trimble.
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    Neste artigo os autores defendem que quando se olha para uma empresa... devemos ver 3 empresas em simultâneo:
    • a empresa de hoje;
    • a empresa de ontem; e
    • a empresa do futuro.
    Os autores chegam mesmo a escrever "Before you can create, you must forget". Ou seja, introduzem no cenário a empresa de ontem, a empresa que precisa de ser eliminada "pruning lines of business that are underperforming or no longer fit the company's strategy."
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    Em tempos escrevi uma série de postais "Como descobri que não é suficiente optimizar os processos-chave." (parte I) (parte II) e (parte III), na sequência da leitura de "Dealing with Darwin" de Geoffrey Moore, onde relatei a descoberta de que afinal os processos contexto também deviam ser objecto de iniciativas, para torná-los mais eficientes e, assim, poder retirar recursos escassos para aplicar nos processos críticos para o negócio.
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    Ou seja, quando olhamos para uma empresa não vemos uma empresa, devemos ver cinco empresas:
    • a empresa de ontem,
    • a empresa de hoje;
    • a empresa do futuro;
    • a empresa em construção; e
    • a empresa feedback

    domingo, janeiro 09, 2011

    Há um certo perfume a "cargo cult policy"

    Se fizermos muito buzz sobre "exportações, exportações, exportações" elas vão ocorrer!
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    "Primeiro-ministro anuncia Congresso das Exportações para 9 de Fevereiro"
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    Ou será para perfilhar um filho que não é dele?
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    E colher os louros da vitória merecidos por quem conseguiu dar a volta, apesar dos políticos da situação e da oposição que temos?

    A roda já está a girar...


    Tentar descortinar futuros hipotéticos que não são continuações lineares do passado

    Ontem escrevi "Alimentar discussões sobre hipotéticos futuros" e "Uma investigação que precisava de ser feita - uma emergência que precisava de ser reconhecida" sobre um tema que me é muito caro, pôr as empresas e os empresários a pensar num futuro hipotético que não seja uma continuação linear do passado, para ganhar a vantagem de cavalgar a onda da mudança, em vez de correr atrás do prejuízo com as calças na mão.
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    Ontem descobri mais um artigo que merecia ser objecto de reflexão por parte dos empresários "China Manufacturing and Transport Cost Showing Sharp Rise – Trends and Implications for Business":
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    "China is becoming America – fast. Before we know it, we will be bringing jobs back here to the US. You might think that jobs would migrate to India or Southeast Asia next, and there will be some of that, but the inflation occurring in China will happen to those countries too as they move up the income and consumption curve."
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    Ontem o John escreveu num comentário "conheço alguns amigos meus que nunca fizeram uma análise swot e têm sucesso".
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    A minha resposta instintiva foi recordar uma entrevista a um bispo italiano em que o entrevistador lhe perguntou:
    - Já reparou na quantidade de pessoas que vão à missa todos os Domingos e que, no entanto, são maus como as cobras?
    Ao que o bispo lhe respondeu:
    - Se não fossem à missa eram bem piores!
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    Pois bem, muito sinceramente, ainda bem para esses amigos do aluno. Mas será que não poderiam ainda ficar melhor se reflectissem sobre a sua situação e racionalizassem o porquê do seu sucesso? Será que poderiam ampliar ainda mais as vantagens competitivas de que desfrutam?
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    Voltando ao artigo sobre a evolução da sociedade de consumo chinesa, quais podem ser as implicações para a indústria na Europa e, sobretudo, em Portugal?
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    Os americanos queixam-se disto "Reminiscences Of An American Industrial Nation - How In A Few Short Years America Lost Its Manufacturing Sector" (BTW, ainda há dias escrevia sobre a facilidade de obter capital como uma forma de promover a deslocalização rápida de empresas e, como uma forma de atrasar ou evitar a subida na escala de valor).
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    Os empresários podem sofrer da falácia da centralidade:
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    "Researcher Ron Westrum, observing the diagnostic practices of pediatricians in the 1940s and 1950s, spotted what he has come to call the fallacy of centrality. The fallacy is this: under the assumption that you are in a central position, you presume that if something serious were happening, you would know about it. And since you don’t know about it, it isn’t happening. It is precisely this distortion that kept pediatricians from diagnosing child abuse until the early 1960s. Their reasoning? If parents were abusing their children, I’d know about it; since I don’t know about it, it isn’t happening." (daqui)
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    Assim sendo, quando é que podem tomar consciência de que algo de importante mudou, ou está a mudar, a nível dos factores abióticos que influenciam a paisagem competitiva enrugada em que competem? (O timing é fundamental como conta Soros "I'm only rich because I know when I'm wrong... I basically have survived by recognizing my mistakes. I very often used to get backaches due to the fact that I was wrong. Whenever you are wrong you have to fight or [take] flight. When [I] make the decision, the backache goes away") (daqui)
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    James March e Barbara Levitt escreveram em 1988 o artigo "Organizational Learning". Chamo a atenção para o tema "Learning from the experience of others" e sobretudo para "Mechanisms for Diffusion". Não é fácil para uma organização aprender!
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    A coisa complica-se mais quando se lê o terceiro capítulo de "The Red Queen Among Organizations - How Competitiveness Evolves" de William Barnett:
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    "Organizational evolution is constrained in three ways. First, organizations are temporally constrained, sometimes “forgetting” valuable lessons and other times retaining the lessons of the past even when environmental change renders this outcome maladaptive. Second, the Red Queen describes a coevolutionary process among multiple organizations, but what is done in response to one competitor may constrain what can be done in response to another. This interdependence implies what might be thought of as a spatial constraint, affecting organizations that attempt to adapt to multiple, conflicting logics of competition simultaneously. Third, organizational learning is known to be constrained by the limitations of direct organizational experience, which often constitute biased samples of possible competitive realities."
    .
    Barnett e March & Levitt escrevem sobre a aprendizagem míope:
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    "Given that learning in Red Queen evolution is experiential, myopic learning might plague organizations as they develop through this process.
    Myopic learning would arise if an organization were to experience a relatively narrow range of competitions, leaving it with a limited and biased understanding of the context’s logic of competition.

    More generally, the myopia problem appears whenever an organization’s competitive experiences are focused too narrowly on a small range of all possible competitions. When this bias arises, an organization becomes poorly adapted to other possible competitions even as it learns."
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    Conversar sobre futuros hipotéticos, não para impor modelos ou respostas, mas para alertar as mentes que individualmente serão despertadas para realidades alternativas.

    Desenvolver indicadores para a perspectiva Recursos e Infra-estruturas (parte 5 de 4)

    Em tempos escrevi este postal "Desenvolver indicadores para a perspectiva Recursos e Infra-estruturas (parte 4 de 4)".
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    Nele confessava a minha insatisfação, a minha incomodidade ao lidar com o tema da cultura de uma empresa.
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    Este trecho de "Rework" de Jason Fried e David Hansson vem ao encontro da sensação descrita acima. Não a resolve mas ajuda-me a explicá-la:
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    "You don't create a culture
    Instant cultures are artificial cultures. They're big bangs made of mission statements, declarations, and rules. They are obvious, ugly, and plastic. Artificial culture is paint. Real culture is patina.
    You don't create a culture. It happens. This is why new companies don't have a culture. Culture is the byproduct of consistent behavior. If you encourage people to share, then sharing will be built into your culture. If you reward trust, then trust will be built in. If you treat customers right, then treating customers right becomes your culture.
    Culture isn't a foosball table or trust falls. It isn't policy. It isn't the Christmas party or the company picnic. Those are objects and events, not culture. And it's not a slogan, either. Culture is action, not words.
    So don't worry too much about it. Don't force it. You can't install a culture. Like a fine scotch, you've got to give it time to develop."
    .
    Se cultura é acção, se cultura é patina, se cultura é o subproduto de um padrão consistente de comportamentos. Então, se fizermos uma viagem no tempo até ao futuro... que comportamentos e que acções gostaríamos de observar?

    sábado, janeiro 08, 2011

    Have You Ever Had It So Blue

    The Road to serfdom - parte I

    "The crucial point is that it is infinitely more difficult rationally to comprehend the necessity of submitting to forces whose operation we cannot follow in detail, than to do so out of the humble awe which religion, or even the respect for the doctrines of economics, did inspire. It may indeed be the case that infinitely more intelligence on the part of everybody would be needed than anybody now possesses, if we were even merely to maintain our present complex civilisation without anybody having to do things of which he does not comprehend the necessity. The refusal to yield to forces which we neither understand nor can recognise as the conscious decisions of an intelligent being is the product of an incomplete and therefore erroneous rationalism. .
    It is incomplete because it fails to comprehend that the co-ordination of the multifarious individual efforts in a complex society must take account of facts no individual can completely survey. And it fails to see that, unless this complex society is to be destroyed, the only alternative to submission to the impersonal and seemingly irrational forces of the market is submission to an equally uncontrollable and therefore arbitrary power of other men. In his anxiety to escape the irksome restraints which he now feels, man does not realise that the new authoritarian restraints which will have to be deliberately imposed in their stead will be even more painful."
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    Mais actual que nunca e a conjugar bem com a emergência e Seth Godin.

    Continua.

    Alimentar discussões sobre hipotéticos futuros

    Talvez Martin Feldstein esteja a ser demasiado optimista "Harvard’s Feldstein Says U.S., China Trade Gap on Path to Resolution"
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    No entanto,  a valorização do yuan e o crescimento do mercado doméstico chinês são dois poderosos factores abióticos que estão a alterar a paisagem competitiva enrugada.
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    Que estratégias podem emergir destas alterações?
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    O que é que as associações industriais estão a fazer para gerar a discussão entre os seus associados? Não para darem origem a planos quinquenais, mas para gerarem carambolas nas mentes dos mais ambiciosos, dos mais apaixonados, dos mais temerários, para que nasçam dezenas, centenas de planos individuais, à medida de cada empresa, à medida da experiência, à medida do cadastro, à medida do CV de cada empresa/empresário... Minkowski em acção!
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    Enquanto escrevo isto, o twitter avisou-me que Seth Godin publicou um novo postal... nem de propósito:
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    "The sure-fire recipe for business success
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    Wait, I was confused. There's a sure-fire recipe for delicious chocolate chip cookies. There is in fact a magic formula.
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    For businesses, not so much. There isn't one secret, one process, one solution. Instead, there are a thousand or maybe a million.
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    It's not a jigsaw puzzle, it's a strand of DNA, easily rearranged and sometimes it even works. For a while."

    UN-marketing (parte IV)

    Why am I relating these ideas, theories and facts?

    • "Companies Ignore Customer Feedback on Social Media" ("94% of companies are not using social media channels such as Facebook and Twitter to gather customer feedback despite the fact that consumers are increasingly engaging to discuss products using the platforms to discuss their experiences with products. The most common ways for companies to gather feedback continue to be email/online surveys (51%), formal phone surveys (28%), and informal phone calls (28%).")
    • "Online is not a separate place" ("Communities are about belonging. The public access that the Internet now allows people to have is mistakenly believed to mean trying to get the broadest possible audience. But in effect people are trying to reach people like themselves, like-minded people, in order to belong to a community. There has been a tremendous increase in the amount of material that is available to the public, not really intended for the public, but instead for the emerging communities.

      Many of our behaviours are held in place not by rational decisions or desires but by present or bygone constraints. Our cultures are shaped as much by these constraints as they are by capabilities and aspirations. Changes often take place very fast when the constraints are removed. The challenge is that misleading metaphors are often the biggest obstacles to moving forward after the technological constraints are gone.

      Change occurs not so much as a result of new information leading to individual learning but when the patterns of connectedness between individuals change. Learning as a result of the print revolution was seen as an individual process. Learning as a result of the social media revolution is an active process of communication between people. Knowledge was earlier seen as being stored in content. Today knowledge is understood to be perpetually constructed in communication. Books could be transmitted from one person to another. Today knowledge is the process of relating. The technological constraints are gone; now is the time to get rid of the wrong, constraining metaphors.")
    Perhaps the answer is also here:

    Cucos em acção - first things first

    "Alunos fartos de estudar à chuva boicotam aulas"
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    "DREC gasta 138 mil euros a tapar o sol aos carros"
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    "O dirigente do SPRC ressalva que "estas são as coisas que vêm à tona!" e lança uma questão: "Quanto mais disto haverá espalhado pelas várias capitanias do Ministério da Educação e de outros organismos do mesmo Governo que imporá tantos sacrifícios aos portugueses neste ano que agora se inicia?"."
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    Num país em crise com um sector público que gasta mais de 1,6 milhões de euros em cabazes de Natal tudo é possível.
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    "Ao JN, a presidente da AP/ESJF, Ana Costa, afirmou-se "chocada" com as prioridades e o "desprezo da DREC""
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    Chocada!!!??? Chocado fico eu quando as pessoas se indignam com estas coisas. Estas coisas não são pessoais, não acontecem porque os decisores da DREC são más pessoas, estas coisas são uma consequência directa do esquema das coisas num mundo socialista.... que vontade de reler "The Road to Serfdom"...

    Uma investigação que precisava de ser feita - uma emergência que precisava de ser reconhecida

    Era bom que os jornais não se ficassem só por isto "Preço da "t-shirt" portuguesa dispara 42% nas exportações".
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    Aquela frase "os industriais portugueses dizem que se está a "vender menos e a ganhar mais"" devia ser investigada.
    .
    Era interessante que 2/3 jornalistas bons investigassem 6/7 casos concretos de empresas bem sucedidas. Os relatos dessas histórias, com nomes, com moradas, com casos concretos, deviam ser divulgados por todas as empresas do sector para perceberem que além do choradinho habitual da associação, há alternativas, há formas de fugir do campeonato do preço/custo para entrar no campeonato do valor.
    .
    Recordando esse velhinho artigo de Mintzberg "Crafting Strategy" pode acontecer que algumas das empresas que estão a ter bons resultados estejam a tirar partido de uma conjugação não deliberada que surtiu efeito, uma estratégia emergente. Também para elas seria útil reflectir e racionalizar sobre o que está a acontecer, para poderem ... fazer batota. Em vez de apenas tirar partido dos factores críticos de sucesso já existentes, passar inflacionar essa vantagem, trabalhá-la ainda mais para a aprofundar.
    .
    Talvez fosse interessante fazer a radiografia de Terry Hill, até que ponto a estratégia e a organização das operações formam uma estrutura sinérgica que se auto-reforça? Ou será que há ainda várias hipóteses de melhoria?
    .
    Ainda, talvez fosse interessante mergulhar e estudar as diferenças entre o têxtil que está a dar a volta e o têxtil que ainda está a fechar como relatado aqui, o que é que o sector pode aprender?
    .
    "Emergence is an important topic: it deals with behaviors and or qualities that arise without warning, without apparent central control and are properties of the entire system and environment and not of individual components. The wetness of water can be considered an emergent property or the flocking behavior of a large group of birds. Both have qualities and properties that cannot be found in individual agents.

    The idea of emergence includes the idea of emergent design through adaptation to dynamic conditions. Consider the case of DNA versus intelligent design. Evolution by adaptive DNA is without apparent central control and develops without warning and usually in unpredictable ways with unforeseeable magnitudes of outcomes; intelligent design takes the opposite position in every way: central control according to a pre-established plan that goes according to design with foreseeable and specified outcomes.

    Johnson offers the following components and behaviors that seem to apply to most complex systems and situations.

    Components:
    • The system contains a collection of many interacting objects.
    • The behavior of agents/objects is affected by memory or feedback.
    • Objects/agents can adapt their strategies based on memory or feedback.
    • Exists in an open system, affected by the environment.
    Behaviors:
    • The system appears to be alive.
    • Filled with emergent phenomenon that are surprising and can be extreme.
    • Absence of an invisible hand or central controller.
    • There is a mix of orderly and disorderly behavior." 
    Trecho retirado de "An executive summary of complexity theory"
    .
    "With Emergence, such involved behaviours are not specified directly by a set of rules, they arise as a dynamic result of the rest of the system. Just as simple rules can lead to complex behavior, complex rules (just look at tax law) can lead to stupid behavior. We love detail. And attention to detail can lead to success, but it can equally lead to morale-killing stagnation, meetings, and compromise. You can't plan, forecast, or predict everything, but you can cultivate an environment that facilitates the kind of emergent behaviour from which you can benefit: "Design broadly. Iterate locally. Finalize specifically.""

    Trecho retirado de "Emergence"

    sexta-feira, janeiro 07, 2011

    Já não há respeito

    "A aprovação do Decreto-Lei que estabelece as normas de execução é “uma decisão de grande importância” e “é um sinal que o Governo dá no sentido de reiterar a sua determinação de execução orçamental”" (6 de Janeiro 2011) trecho retirado daqui.
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    "O risco de default dos dois países da zona euro está em novos máximos. Os juros das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos estão nos 7,12%, novo máximo desde a adesão ao euro" (7 de Janeiro de 2011) trecho retirado daqui.
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    Este grito de Camilo Lourenço "Chega de medidas. Façam…!" faz-me lembrar este trecho do livro Rework de Jason Fried e David Hansson.
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    "you need people who are going to do work, not delegate work. Everyone's got to be producing. No one can be above the work.
    That means you need to avoid hiring delegators, those people who love telling others what to do. Delegators are dead weight for a small team. They clog the pipes for others by coming up with busywork. And when they run out of work to assign, they make up more--regardless of whether it needs to be done."

    Rodrigo Leão

    Escolher - fazer opções!!!

    É fundamental fazer escolhas!
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    É fundamental decidir quem são os clientes-alvo. Não se pode servir bem toda a gente!!!
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    Quem quer servir toda a gente tem de fazer muitos compromissos, tem de optar pelo meio-termo, tem de "perder a alma"
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    "Draw a line in the sand
    As you get going, keep in mind why you're doing what you're doing. Great businesses have a point of view, not just a product or service. You have to believe in something. You need to have a backbone. You need to know what you're willing to fight for. And then you need to show the world.
    A strong stand is how you attract superfans. They point to you and defend you. And they spread the word further, wider, and more passionately than any advertising could.
    Strong opinions aren't free. You'll turn some people off. They'll accuse you of being arrogant and aloof. That's life. For everyone who loves you, there will be others who hate you. If no one's upset by what you're saying, you're probably not pushing hard enough. (And you're probably boring, too.)
    When you don't know what you believe, everything becomes an argument. Everything is debatable. But when you stand for something, decisions are obvious."
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    Trecho retirado de "Rework" de Jason Fried e David Hansson.

    A jangada de pedra

    "No voy a volver a España nunca"
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    "Recibos verdes. Quem ganha mil euros passa a receber apenas 598"
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    "Banco central da Suíça deixou de aceitar dívida de Portugal"
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    O jogo do gato e do rato (parte VIII)

    Este artigo do Jornal de Notícias é um bom exemplo da aplicação do jogo do rato:
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    "Salário mínimo sobe e país perde competitividade"
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    Escrevi bom exemplo... talvez devesse escrever mau exemplo, pois afunila, pois algema, pois limita o problema a só uma das parcelas, a dos custos.
    E não é nessa que nos devemos concentrar... cuidado com o retorno da atenção!!!
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    Além disso parece que o autor do artigo confunde salários com custos unitários do trabalho:

    Dúvida, como é que este estudo explica o sucesso do calçado? 
    Dúvida, como é que este estudo explica o regresso dos têxteis?

    Sem uma relação amorosa com os clientes-alvo... nada!

    "As I sat there in the ginormous company’s fancy conference room, it occurred to me that everything they said about their target market was a ploy to get the customer to take an action—to consume, to buy, to transfer money into said ginormous company’s increasingly ginormous (but maybe not enough) coffers. They expressed no genuine love for the customer. He was a target. She was a sitting duck. Customers apparently had no inherent value beyond what they were able to add to the ginormous company’s bottom line and no purpose apart from keeping everyone in that room employed. The customer would have been completely irrelevant, except that the ad campaigns being created needed an audience and the product being manufactured needed someone to buy it—and then buy some more. But why?"
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    Trecho retirado de "Zilch: The Power of Zero in Business" de Nancy Lublin"