sexta-feira, março 04, 2011

Mt 25, 1-13

"not all Eurozone periphery countries have seen resurgent export growth, with Greece seeing a further sharp fall in new export sales. Australia and China were the only other countries to see a drop in exports, although the lower end of the table was dominated by emerging and Asian countries."
.
Trecho e gráfico retirado daqui.
.
Abrir parêntesis.
.
O homem que disse que havia vida para além do défice, agora, vem dizer-nos, agora descobriu que "Portugal está em apuros!"
.
.
.
Respirar fundo e contar até 10.
.
.
.
Fechar parêntesis.
.
.
Há quem só se aperceba do que é que aconteceu quando já é tarde demais, quando os tapetes e biombos são incapazes de esconder por mais tempo a realidade.
.
Quem está atento às circunstâncias e viaja de olhos abertos e com os restantes sentidos em estado de alerta (isto fez-me recordar Chesterton e a diferença entre a escultura gótica cristã, com santos e mártires de olhos bem abertos e esbugalhados para o mundo, e a escultura asiática de budas de olhos fechados e compenetrados no seu interior), procura sinais de mudança, investiga pistas frescas e ténues. Enquanto a maioria ainda está entretida a explorar (exploitation de March) a situação actual, os mais atentos enviam batedores para explorarem (exploration de March) o que pode vir aí.
.
Volto ao gráfico lá em cima...
.
.
.
E se este é mais um sinal da viragem da maré da globalização? 
.
Tenho passado a semana a matutar neste artigo de jornal. E se somar o que me contam os empresários do calçado e do têxtil, com o que leio nos jornais e na net... conseguem imaginar as consequências disso para as PMEs deste país?
.
.
.
Os que se atrasam e só se apercebem das coisas quando ela lhes bate à porta estão sempre impreparados, correm sempre com as calças na mão, seja atrás do prejuízo, seja atrás de uma oportunidade para aproveitar uma maré que sobe... Mas os que percebem que a maré mudou, preparam-se com antecedência e podem escolher a onda que vão cavalgar.
.
Voltando mais uma vez ao gráfico... uma pequena percentagem de um volume enorme é... um número enorme.
.
Os 1% de alunos chineses mais inteligentes são mais do que todos os alunos da UE juntos...
.
Estai preparados...

2 comentários:

Sjjpires disse...

Sou uma grande fã do seu blog e das suas ideias.

A frase "Os 1% de alunos chineses mais inteligentes são mais do que todos os alunos da UE juntos..." vai acompanhar o meu pensamento durante o dia de hoje!

Obrigada por tentar alertar os empresários!

Muito Obrigada por tentar!

CCz disse...

Obrigado pelas suas palavras.
.
Eu procuro fazer a minha parte...