sábado, janeiro 15, 2011

Partir pedra é fundamental para que haja comunicação

Já por várias vezes reflecti aqui no blogue sobre a realidade e o que percebemos dela. Recordo, sobretudo, uma frase que me ficou e que sempre me acompanha:
.
Nós não vemos a realidade, nós vemos um mapa da realidade.
.
E quem fez esse mapa?
.
Somos nós próprios que construímos esse mapa que nos permite relacionar com a realidade. Como somos todos diferentes, como temos histórias de vida e experiências diferentes, construímos mapas diferentes.
.
Não interessa se existe realidade objectiva ou não, nós nunca a vamos ver!
.
Assim, se apenas vemos a realidade que os nossos mapas nos permitem ver... não há realidade baseada em factos, não há evidências objectivas.
.
Há dias, estava no meio de uma workshop intra-empresa, tínhamos:

  • identificado os clientes-alvo;
  • desenhado o mapa da estratégia;
  • definido os indicadores estratégicos; e estávamos a discutir sobre as acções elementares a desenvolver para executar a estratégia.
E tive uma daquelas experiências "fora do corpo" em que o nosso corpo continua na reunião, com os pés assentes no chão, mas o nosso espírito afasta-se e temos uma reflexão em curso como se fossemos um "outsider" a espiar a cena.
.
Havia tanta discussão sobre as acções concretas a desenvolver, sobre a melhor abordagem ou perspectiva a seguir, sobre o calendário, sobre ... e veio-me à mente a metáfora de um coro desorganizado, desafinado e desalinhado, em que cada um canta algo mas o conjunto é uma cacofonia de fugir.
.
E aquela discussão, aquele partir de pedra, era fundamental para organizar, para afinar e alinhar os cantores, para que pudesse emergir uma melodia atraente, resultante da sinergia de acções combinadas e focadas.
.
E quando não se parte pedra?
.
E quando não se fazem aquelas discussões?
.
Como está escrito ali, na coluna das citações deste blogue, o maior problema da comunicação é pensar que ela teve lugar. Comunicamos, e está lá claro o que queremos comunicar. Está escrito, está desenhado... e esquecemos os mapas mentais que carregamos e que nos auxiliam a ver o mundo à nossa maneira muito pessoal.
.
Depois, ficamos admirados por não haver sintonia, por cada um estar a "ouvir" uma melodia diferente. 
.
Partir pedra é fundamental para que haja comunicação, para que haja comunhão de interpretações.

3 comentários:

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.com/2010/09/uma-comunidade-de-interpretacoes.html

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.com/2010/06/nao-confundir-realidade-com-o-mapa-da_22.html

CCz disse...

Acabei de ler este texto graças ao twitter:
.
http://www.greatleadershipbydan.com/2011/01/five-questions-to-test-understanding-of.html