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No final do século passado começámos a desenvolver uma abordagem para aplicar o balanced scorecard a PME, sobretudo em conjugação com a ISO 9001, para que os sistemas da qualidade respirassem mais negócio e mais preocupação com os resultados financeiros.
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Fruto do sucesso desse trabalho em Novembro de 2005 é publicada a primeira edição de "Balanced Scorecard - Concentrar uma Organização no que é Essencial", que teve uma segunda em Setembro de 2006 e uma terceira em Fevereiro de 2009.
Ao longo dos anos aqui no blogue temos registado algumas ideias e pensamentos acerca do balanced scorecard, uma ferramenta poderosa para alinhar pessoas, tempo, atenções e motivações na execução de uma estratégia:
- BSC versus ISO 9001 (uma série com 12 partes)
- Exemplo de balanced scorecard (uma série com 10 partes)
- Dos clientes-alvo às iniciativas estratégicas (uma série com 5 partes)
- Porquê um balanced scorecard?
- Não ser apanhado de surpresa
- Niven e a perspectiva dos clientes (Parte I e parte II)
- BSC numa IPSS (uma série com 8 partes)
- BSC para uma zona franca (uma série com 2 partes)
- Maquilhar um mapa da estratégia e algo mais
- Sem uma estratégia clara, come on... BSC? (uma série com 5 partes)
- O que faria diferente (uma série com 5 partes)
- O que alterariam? (uma série com 3 partes)
- As 3 partes de um BSC (uma série com 4 partes)
- O caso Valbona (uma série com 3 partes)
- Um BSC com as 3 gerações incorporadas
- Abordagem por processos ao serviço da execução estratégica
- Não basta ser um BSC para ser um BSC
- Já sabem a minha resposta
- Mesmo a melhor ferramenta pode ser um desastre se mal aplicada
- Para que serve o balanced scorecard?
- Fazem algum sentido estes mapas da estratégia? (uma série com 3 partes)
- CONCENTRAR uma organização no que é essencial
- Contar uma história, desenvolver uma narrativa
- Será isto original?
- Uma forma de lidar com a perspectiva de recursos e infra-estruturas de um balanced scorecard
- De que falamos quando falamos de balanced?
- A prateleira, o poder da prateleira!
- Usa mesmo o balanced scorecard?
- O que revela a leitura dos indicadores de um balanced scorecard
- Desenvolver indicadores para a perspectiva Recursos & Infra-estruturas (Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV).
- Dúvidas existencialistas
- clarificar qual é a estratégia?
- definir como medir os resultados da implementação da estratégia?
- alinhar os recursos na execução de uma estratégia?
- monitorizar a transição da realidade actual para um futuro desejado?
- conjugar o trabalho nas actividades críticas para satisfazer clientes-alvo e outros parceiros do ecossistema da procura?
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