Parte I,
parte II e parte III.
.
Voltemos ao mapa da estratégia:
Para facilitar a análise fiz esta numeração:
O que colocar no mapa da estratégia?
.
Objectivos estratégicos.
.
O que é um objectivo estratégico?
.
É um desafio que queremos atingir, é algo que não dominamos na íntegra mas que, agindo, podemos influenciar.
.
Vamos à perspectiva dos processos, a pergunta que faço é: em que é que temos de ser bons para, como consequência, conseguir conquistar, ou satisfazer, ou fidelizar clientes na perspectiva clientes?
O que temos de fazer de forma sistemática, uma e outra vez, para conseguir a consequência desejada na perspectiva dos clientes?
.
Olhemos para os objectivos estratégicos colocados na perspectiva dos processos no mapa da estratégia da IPSS:
- 7. Software integrado de gestão do utente (software a adquirir e a implementar)
- 9. Optimização do site
- 10. Reforma das infraestruturas básicas (Lar)
- 11. Aumentar a segurança através da video vigilância
- 12. Aumentar e diversificar as actividades dos utentes
- 13. Implementar um sistema de avaliação precoce do estado de saúde dos utentes
- 14. Aumentar os processos informatizados dos colaboradores
O que os caracteriza?
.
Podem ser válidos e entrar no mapa da estratégia deste ano, no entanto, sem alterar o mapa da estratégia, fará sentido mantê-los no próximo ano?
.
Fará sentido voltar a implementar o software?
Fará sentido voltar a optimizar o site?
Fará sentido voltar a reformar as infraestruturas?
Fará sentido voltar a aumentar a segurança outra vez através da video vigilância?
Fará sentido voltar a implementar um sistema de avaliação precoce do estado de saúde dos utentes?
.
O que aqueles objectivos estratégicos ilustram são o resultado de um projecto, não o resultado de um processo. Um processo repete-se uma e outra vez, um projecto tem um principio e um fim.
.
Aqueles objectivos estratégicos representam projectos, representam iniciativas, podem e devem ser incluídos na perspectiva dos recursos e infraestruturas como investimentos.
.
Não queremos "optimizar o site" como um fim intrínseco em si mesmo. Optimizar o site é um instrumento para melhorar um processo interno, para melhorar a promoção da instituição.
.
O que queremos atingir como consequência daqueles projectos? Talvez esses resultados sejam os que merecem ir para o mapa da estratégia.
.
Agora, usando a arquitectura que propus na parte II, ilustro as relações de causa-efeito propostas na dissertação:
Olhar bem:
Há definitivamente algo a precisar de melhoria.
.
Continua