segunda-feira, agosto 26, 2019
Curiosidade do dia
A propósito de "O fragilista e o diabo" lembrei-me de "novo capitão promete que com ele a carga nunca será lançada borda fora porque com ele nunca haverá tempestades" (retirado daqui)
Recordo que alguns sentem-se parte de uma elite que está num barco aparte.
Recordo que alguns sentem-se parte de uma elite que está num barco aparte.
Aprender com os outros (parte II)
A fazer umas arrumações verifiquei que me esqueci de registar aqui no blogue dois texto do caderno de Economia do Expresso de 15 de Junho último. Dois textos que têm a mesma função do último postal sobre a Canada Goose: aprender com os outros a subir na escala de valor (volto a 2009 e ao exemplo dos pares).
O primeiro texto intitula-se "Sorema - Voar com um tapete pelo mundo":
O primeiro texto intitula-se "Sorema - Voar com um tapete pelo mundo":
"É um cenário bem diferente do que os irmãos relvas encontraram em 2000. Na altura, quando chegaram à direcção da empresa, a produção vivia do mercado doméstico e das marcas dos clientes.O segundo exemplo intitula-se "Gierlings Velpor - Investir para andar sobre rodas":
"Percebemos que não iríamos sobreviver assim, por isso apostamos na subida da cadeia de valor", refere agora Ricardo. Nasceu, então, a Sorema Bath Fashion, uma colecção mais voltada para o segmento moda, de gama média. Seguiu-se a insígnia premium Graccioza, já com 50 espaços dedicados em lojas do El Corte Inglés, em Espanha, a diversificação da oferta para as toalhas, roupões, linha de praia, acessórios, coordenados e cortinas de casa de banho.
E o trabalho continuou com produtos mais tecnológicos, o que significa tapetes mais fofos, toalhas mais absorventes, mais densas, com tratamento antibacteriano resistente a lavagens.
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Hoje, tem quatro designers, exporta 90 por cento do que faz para mercados europeus e América, sem esquecer a ásia, do Japão à Coreia do Sul e Singapura. Vende toalhas de rosto a €100, faz tapetes para iates e hotéis de luxo com fingimento especial e garantia de resistência da cor ao sol, ao cloro das piscinas, ao sal da água do mar."
"Na verdade, esta empresa fundada em1808. já habituada a exportar 90 por cento do que produz, começou por se dedicar aos tecidos ligeiros para vestuário. Reorganizou-se para trabalhar na área da decoração mais tarde, quando o mercado da moda se tornou "complexo e passou a ser controlado por grandes cadeias que definem o preço".
"Nós queremos definir as nossas margens e, por isso, tivemos de nos voltar para os tecidos mais técnicos e os veludos decorativos" resumeo presidente executivo desta empresa que tem uma quota de exportação de 90 por cento, em mercados europeus, do Reino Unido à Alemanha e a Espanha, asiáticos e americanos. A Gierlings Retinir chegou, assim, à Ópera de Nova Iorque, a hotéis e teatros ern diferentes geografias, e acredita que os seus veludos são a solução ideal para um palco. Porquê? Constantino Silva responde: "Por ser tridimensional, o veludo não permite que a luz do interior passe para o exterior e tem propriedades acústicas. Até pode ser certificado com a garantia de que não há reflexão do som.""
Aprender com os outros
Há dias li "Calçado cria 238 marcas desde 2010". Os meus primeiros pensamentos foram: quantas resistiram e ainda estão vivas? E quantas tiveram sucesso? E em quantas já se fez dinheiro?
Quem lê este blogue sabe o quanto recomendo às PME para subirem na escala de valor. No entanto, não sou parvo e sei o quanto custa a criar e a desenvolver uma marca. É preciso ter cuidado quando se toma essa decisão. Como costumo escrever aqui: os macacos não voam, a experiência passada delimita o campo de possibilidades presente.
Para quem quer subir na escala de valor à custa de uma marca própria pode ganhar alguma coisa em ler o texto da HBR de Setembro de 2019, "The CEO of Canada Goose on Creating a Homegrown Luxury Brand":
Quem lê este blogue sabe o quanto recomendo às PME para subirem na escala de valor. No entanto, não sou parvo e sei o quanto custa a criar e a desenvolver uma marca. É preciso ter cuidado quando se toma essa decisão. Como costumo escrever aqui: os macacos não voam, a experiência passada delimita o campo de possibilidades presente.
Para quem quer subir na escala de valor à custa de uma marca própria pode ganhar alguma coisa em ler o texto da HBR de Setembro de 2019, "The CEO of Canada Goose on Creating a Homegrown Luxury Brand":
"achieving mass distribution by competing on price is not the way to succeed; that’s how you build commodity brands. [Moi ici: PME e comodities não jogam] I knew that to create a sustainable global business, we would have to grow from a foundation of undeniable core values that prioritized quality over quantity.
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many customers in Europe and Asia do indeed care where goods are produced, especially high-value ones. [Moi ici: Made in Portugal e calçado, uma vantagem a aproveitar]
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Today Canada Goose is arguably one of the country’s best-known apparel brands, selling a range of high-quality outerwear and other clothing at prices ranging from $295 to $1,695 in our own stores and e-commerce channels and with retail partners around the world. With three factories in Winnipeg, three in Toronto, and another two in Quebec, and training schools for sewers in each of those cities, we are also recognized as a leader in building and rebuilding Canada’s apparel manufacturing infrastructure.
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most of our revenue at the time came from private-label commissions: making outerwear on which other companies put their names.
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Those relationships could be unpredictable. Orders weren’t always as large or as frequent as my parents would have liked, but they wanted to keep their workers employed year-round. So they sometimes accepted less-profitable orders to keep the factory running. It was not a career they wanted me to pursue: “You should be a professional and make a predictable income,” they would tell me. “Running a factory is too hard.”
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I realized later that this wasn’t just a “parka business”—we were making something real. Our products had meaning that resonated with customers. [Moi ici: Gente que pensa que está no negócio dos sapatos não se deve meter na criação de uma marca]
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While working at the company, I also had some ideas about how the business could be improved. For example, this was in the early days of email and the internet, and we didn’t use either of them—so I set up an email account and built our company’s first website. My three-month stay turned into six months and then into a few years; it’s now been more than two decades since I started.
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As early as 1998 I began attending trade shows around the world....
If we were to build on that foundation, though, we would have to get out of the private-label business, eliminate the Snow Goose name, and focus exclusively on Canada Goose.
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Slowly but steadily, [Moi ici: Atenção a isto, a conversão foi feita com calma] I got out of our private-label deals and focused solely on the Canada Goose brand. I continued to travel extensively through Europe and Asia to better understand what consumers valued. Quality, of course, was key. People wanted a well-constructed, perfectly stitched, exceptionally warm coat made from the best materials. [Moi ici: Atenção qualidade aqui não é ausência de defeitos, isso é tido como garantido nesta liga. Qualidade aqui são atributos que diferenciam] That’s something else I learned from my parents. They always saved their money to invest in high-quality products that lasted a long time, rather than buying cheaper, disposable things. Our country of origin was also critical. To many people, owning a Canada Goose jacket is like owning a little piece of Canada, and for that they’re willing to pay a premium.
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We couldn’t afford glossy ad campaigns, so we focused on word of mouth. [Moi ici: O papel dos influenciadores no desenvolvimento das marcas]
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As a still-small company, we couldn’t afford glossy ad campaigns to drive consumer awareness or demand, so we focused on a different, and arguably more powerful, kind of marketing: word of mouth and telling real stories. When an expedition team traveled to the North Pole and was featured in National Geographic, we made sure the team members were wearing our jackets. We also outfitted TV and film crews that were shooting in remote cold-weather locations where temperatures could fall well below freezing. We protected people who lived and worked in the coldest environments on earth and then shared their stories."
domingo, agosto 25, 2019
Parasitas, hospedeiros e economia
"When organisms encounter novel environmental conditions – a new habitat, a changed climate, a change in resources – they survive and persist (achieve realized fitness) where and if they “fit” by means of characters they already possess. In other words, successful establishment in a novel environment requires species having reaction norms that already include conditions in the novel environment. For the species to persist, colonists facing ecological novelty must achieve realized fitness within a more or less evolutionarily unfamiliar web of species (predators, prey, competitors, symbionts, etc.) using traits they already possess. Thus within any given ecological community, and depending on time and contingency, at least some traits relevant to observed species interactions will have evolved elsewhere under different conditions, but were later co-opted or exapted to form new, ecologically fit, interactions."Interessante analogia entre a biologia e a economia. Quando uma organização percebe que tem de mudar de vida não o pode fazer livremente, tem de ter em conta o seu ADN, a sua experiência. Um pouco como na "effectuation", começar pelo que se tem à mão.
O que me faz recordar Hausman e a sua frase "Os macacos não voam. Macacos trepam às árvores"
Trecho retirado de "How specialists can be generalists: resolving the “parasite paradox” and implications for emerging infectious disease" de Salvatore J. Agosta; Niklas Janz & Daniel R. Brooks, publicado por ZOOLOGIA 27 (2): 151–162, April, 2010
O fragilista e o diabo
Enquanto uns continuam embriagados, de orgia despesista em orgia despesista:
Outros já perceberam que estão embriagados e que vão para casa de carro e que se calhar a polícia pode apanhá-los no caminho (e levar a lei à letra):
Os fragilistas são como borboletas que passeiam pela vida semeando fragilidade, impreparação, imprevidência. Acreditam no alinhamento dos astros e afastam a possibilidade de qualquer desgraça.
Outros já perceberam que estão embriagados e que vão para casa de carro e que se calhar a polícia pode apanhá-los no caminho (e levar a lei à letra):
"Sabemos que um grande conflito comercial entre a China e os EUA pode ter um efeito recessivo à escala global, como o que tivemos em 2008 — com as consequências que todos conhecemos."Se fosse só a China...
Os fragilistas são como borboletas que passeiam pela vida semeando fragilidade, impreparação, imprevidência. Acreditam no alinhamento dos astros e afastam a possibilidade de qualquer desgraça.
- "-THERE WILL BE TURBULENCE!" por isso, safe-fail (Maio de 2015 - video visto pela primeira vez durante uma caminhada na Trofa. Talvez um dos vídeos mais lúcidos que vi nos últimos anos. No entanto, a fonte inicial desapareceu. Este outro dá uma ideia do tema "Think Safe-fail to thrive under conditions of uncertainty")
- O não-fragilista prepara-se para os problemas (Janeiro de 2016)
- Sh*t happens (Fevereiro de 2016)
- Que lindo caldinho se está a preparar (Janeiro de 2019 - Conhecem os rinocerontes cinzentos? Muito mais comuns que os cisnes negros, e igualmente perigosos para os impreparados)
- Conversa de fragilista com locus de controlo no exterior (Fevereiro de 2019)
sexta-feira, agosto 23, 2019
Acerca da doença anglo-saxónica
Há anos que escrevo aqui no blogue sobre Mongo.
Já usei esse marcador 1347 vezes, a primeira em Agosto de 2010.
A primeira vez que usei essa metáfora aqui no blogue foi em Novembro de 2007 com "A cauda longa e o planeta Mongo".
No mundo em que trabalho vejo cada vez mais exemplos de empresas que seguem o caminho de Mongo porque é uma boa alternativa para fugir do embate directo com os gigantes que competem pela eficiência. Como escrevo aqui há milhares de anos, competir pelo preço não é para quem quer, é para quem pode. E quase nenhuma PME pode. [Recordar Agosto de 2006]
Seguir o caminho de Mongo é também uma boa opção para subir na escala de valor, aproveitar o poder do numerador, praticar o Evangelho do Valor e aumentar a produtividade muito mais do que só com base no denominador.
O meu mundo profissional não costuma ser o mundo das empresas grandes, das empresas cotadas na bolsa e das empresas com accionistas de curto-prazo. Esse outro mundo onde raramente entro é um mundo que vejo como dominado por uma doença, a doença anglo-saxónica (Fevereiro de 2014 e Julho de 2019). Só conhecem a eficiência para aumentar a produtividade, não sabem que a criatividade é muito mais eficaz a consegui-lo. Pensam que a paisagem competitiva continua a ser a da figura da esquerda quando estamos cada vez mais na da direita:
Conhecem Kevin O'Leary? Ele é o paradigma da doença amplo-saxónica, produto do século XX. (Atenção ao post scrcriptum no final deste postal)
Este mês de Agosto tem sido fértil em leituras sobre esta temática, mas sobre o ponto de vista de quem trabalha sobretudo com empresas grandes. Por exemplo, esta manhã li "Reflections of a business guru":
"The experience led him to reflect on the “curse of efficiency”. Organisations focus so much on efficiency that they fail to be effective. [Moi ici: Isto até arrepia de tão em linha com a comparação que costumamos fazer aqui entre eficácia e eficiência Eficácia, eficiência, e produtividade e Apostar no numerador, no valor e não no lápis vermelho (parte II)] Instead of concentrating on their core goal, they pay attention to narrower measures like cutting costs, or reducing the inconvenience suffered by their staff. Examples of the problem can be found in many places."Mas a lista é longa, por exemplo:
- Reli "Rethinking Efficiency" que já comentei aqui "Acerca do eficientismo" (Dezembro de 2018)
- How Serious Are You About "Shareholder Value Is Not Everything"?
- Shareholder Value Is No Longer Everything, Top C.E.O.s Say
- Reli "Managing for the Long Term"
- General Electric: US giant hits back over $38bn fraud claim
Já por várias vezes tive discordâncias no Twitter com gente da minha área política porque para eles o grande objectivo é que as empresas tenham lucro. Para mim, ter lucro é uma consequência não o objectivo. Para mim, ter lucro é uma condição de sobrevivência não a razão de ser de um negócio. Aquilo a que John Kay chama de obliquity.
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"The Great Sparrow Campaign" - gente perigosa
A propósito de:
Mais um exemplo de praticantes amadores de bilhar, de gente que não estuda as consequências das suas decisões e, sem skin-in-the-game não sofrem as consequências das disrupções que provocam.
Há dias li "Four Pests Campaign"(1) recomendo vivamente a sua leitura. Já Confúcio dizia que a melhor forma de aprender era com o erro dos outros.
Daqui do blogue recordo só alguns exemplos:
- “Nós não estudámos até ao fim todas as consequências das medidas que sugerimos” (Julho de 2007)
- Curiosidade do dia (Setembro de 2014)
- Karma is a bitch!!! Ou os jogadores de bilhar amador no poder! (Agosto de 2018) (Um exemplo de como os portugueses são mesmo presas fáceis de políticos mentirosos - alguém protestou contra a direcção da associação?)
- Really, karma is a bitch! (Dezembro de 2018)
- "Most thinking stops at stage one" (Julho de 2019)
Os humildes praticam a Via Negativa (Maio de 2013).
(1) - Em 1958 o governo chinês chamava aos pardais agentes a soldo do capitalismo. Qualquer governo, de direita ou de esquerda, todos os anos vomita umas mentiras, umas fáceis de desmascarar, outras mais difíceis (BTW, quando é que estavam para terminar as obras da ala pediátrica do Hospital de S. João no Porto? 2017? 2018? 2019? Já começaram?).
quinta-feira, agosto 22, 2019
As banheiras pequenas enchem depressa
Um interessante tweet do @nticomuna:
Uma evidência do aqui previsto há anos com alguns postais sobre o efeito do banhista gordo.
— anti-comuna (@nticomuna) August 22, 2019
Uma evidência do aqui previsto há anos com alguns postais sobre o efeito do banhista gordo.
- África será o novo destino do low-cost (Maio de 2014);
- Lembram-se do "banhista gordo"? (Fevereiro de 2014)
- O efeito do "banhista gordo" (Fevereiro de 2013)
E fecho com uma previsão feita no rescaldo dos Jogos Olímpicos de Pequim em Agosto de 2008 - Especulação.
BTW, Março de 2008, a primeira vez que usei a designação de banhista gordo.
quarta-feira, agosto 21, 2019
Para lidar com a variabilidade
Interessante que em Agosto de 2019, finalmente, a Harvard Business Review publique um artigo, "Do You Understand the Variance In Your Data?", sobre a análise estatística dos números, dos indicadores ao longo do tempo.
De acordo com a minha pesquisa, a primeira vez que aqui no blogue falei sobre esquizofrenia analítica foi em Novembro de 2006 em "Comportamentos, padrões... não, "happenings"; não, eventos; não, meteoros".
A figura:
De acordo com a minha pesquisa, a primeira vez que aqui no blogue falei sobre esquizofrenia analítica foi em Novembro de 2006 em "Comportamentos, padrões... não, "happenings"; não, eventos; não, meteoros".
A figura:
Da montanha russa costuma-me acompanhar neste tema. De bestial a besta em 30 dias porque num mês os resultados foram bons ou menos maus e 30 dias depois os resultados são maus ou piores, quando afinal, estatisticamente não mudou nada. No artigo da HBR esta situação é descrita assim:
"The figure below depicts the error rates for the first three weeks of an invoicing process:
After week two, the responsible manager was embarrassed — could her team really be performing that poorly? After the third, she breathed a sigh of relief. The error rate may be high, but at least the trend was in the right direction! She had been extolling her people to “work harder to get the error rate down.” Finally, they were listening!
.
Unfortunately, her interpretation did not hold up. Here are the measurements for the next seven weeks:
This manager’s illusion was shattered the very next week, as the error rate went even higher! Her mistake arose because she did not understand that all processes vary, often considerably!"
Por exemplo, como não lembrar "Uns dias são melhores do que outros" de Maio de 2006. Ou Junho de 2009, ou Julho de 2019.
Quanto ao artigo da HBR, saúda-se a entrada no tema da variabilidade (recordo aqui o anterior nome do nosso projecto profissional, Redsigma, e a sua razão de ser). No entanto, acho estranho que o autor apresente o tema como uma novidade, opte por fórmulas que há muito foram provadas como incorrectas, e não tenha feito qualquer referência a nomes como Shewart, Wheeler ou Deming.
Aqui no blogue sobre a variabilidade/variância podem ser consultados os marcadores associados a este postal.
Por fim, um exemplo sem esquizofrenia e a estória de um estagiário que queria ir longe na vida.
terça-feira, agosto 20, 2019
"It's time to think small"
Ontem enquanto terminava um esboço sobre este postal um canal de televisão emitia pela enésima vez o filme "As Good As It Gets". Quando desliguei o televisor as três personagens principais (Melvin, Carol e Simon) seguiam de carro a caminho de Baltimore.
Baltimore ... e recordo: "Faz-me lembrar ter descoberto que na cidade de Baltimore, só na cidade de Baltimore, antes de 1920 existiam 19 marcas fabricantes de automóveis" ou "Na bacia do Arade, deste lado do Parchal e Ferragudo e em Portimão, chegou a haver 23 fábricas de conservas." E isto faz-me pensar nas cervejeiras americanas:
A maioria das pessoas que escreve sobre a economia online fala das plataformas como uma corrida para o dominio total, para tirar o maior retorno possível do efeito de escala e da rede de conexões. Daí a corrida das Uber, das Farfetch e dos Facebooks deste mundo.
Eu não acredito nessa leitura. É claro que essa corrida faz sentido agora que a internet está na sua infância e o centrão do meio-termo domina. No entanto, na internet como no resta da economia, o centrão vai dar lugar às tribos. Por isso, também nas plataformas não teremos um único vencedor a ganhar tudo, também nas plataformas poderemos ter muitos vencedores. No final deste postal listo uma série de postais que publiquei ao longo dos anos aqui no blogue sobre esta temática.
Entretanto, esta semana li um artigo interessante acerca disto tudo, "In Defense of The Small Social Network":
As empresas que trabalham para o centrão, para a média. Aquilo a que Seth Godin chamou de industrialistas, os que procuram a estabilidade e temem a concorrência e a sua destruição criativa. Seth sublinha que não foram as pessoas que criaram o mercado de massas, foram os industrialistas que o fizeram para poder despachar o seu vómito para o maior número possível de pessoas e agora, com Mongo, esse mundo está a morrer.
Entre Junho de 2016 e Julho de 2019 a série "Estratégia em todo lado - não é winner-take-all" já teve sete episódios. No entanto, antes disso já escrevia sobre Mongo e as plataformas:
Baltimore ... e recordo: "Faz-me lembrar ter descoberto que na cidade de Baltimore, só na cidade de Baltimore, antes de 1920 existiam 19 marcas fabricantes de automóveis" ou "Na bacia do Arade, deste lado do Parchal e Ferragudo e em Portimão, chegou a haver 23 fábricas de conservas." E isto faz-me pensar nas cervejeiras americanas:
A maioria das pessoas que escreve sobre a economia online fala das plataformas como uma corrida para o dominio total, para tirar o maior retorno possível do efeito de escala e da rede de conexões. Daí a corrida das Uber, das Farfetch e dos Facebooks deste mundo.
Eu não acredito nessa leitura. É claro que essa corrida faz sentido agora que a internet está na sua infância e o centrão do meio-termo domina. No entanto, na internet como no resta da economia, o centrão vai dar lugar às tribos. Por isso, também nas plataformas não teremos um único vencedor a ganhar tudo, também nas plataformas poderemos ter muitos vencedores. No final deste postal listo uma série de postais que publiquei ao longo dos anos aqui no blogue sobre esta temática.
Entretanto, esta semana li um artigo interessante acerca disto tudo, "In Defense of The Small Social Network":
"It’s time to agitate for a new version of the internet, one where our only choices aren’t boredom or fear, one where the internet isn’t a joyless place run by billionaires. It’s time to think small.Quem é que precisa de plataformas que cheguem a todo o lado?
...
Ello, for example, launched in 2014 and aimed to be a better kind of network — one less cluttered and commercialized than Facebook. Did it save online discourse? No. But it was a step in the right direction. Ello still exists, has a little over 3 million users as of last year, and is mostly used by artists and designers. Despite its miniscule size, it’s actually a success story, providing a community where artists can showcase themselves. Contrast Ello with YouTube, where the loudest voice in the room often wins, and only creators willing to accept sponsorships and do whatever gets the most eyeballs can thrive.
Other small social networks, like Mastodon, are flourishing in their own little ways too. Mastodon takes a totally different approach to social media: Instead of one centralized group moderating and curating content, the platform allows users to have their own private groups and timelines, and decide what kind of content is displayed themselves"
As empresas que trabalham para o centrão, para a média. Aquilo a que Seth Godin chamou de industrialistas, os que procuram a estabilidade e temem a concorrência e a sua destruição criativa. Seth sublinha que não foram as pessoas que criaram o mercado de massas, foram os industrialistas que o fizeram para poder despachar o seu vómito para o maior número possível de pessoas e agora, com Mongo, esse mundo está a morrer.
Entre Junho de 2016 e Julho de 2019 a série "Estratégia em todo lado - não é winner-take-all" já teve sete episódios. No entanto, antes disso já escrevia sobre Mongo e as plataformas:
"É claro que muitos olham para hoje e vêem as Uber e as AirBnB e adivinham um futuro dominado por essas mega-plataformas. Prefiro considerá-las como entidades transitórias, úteis para dinamitar as grilhetas criadas pelos governos para proteger os incumbentes do Normalistão. Depois? Depois, virão as plataformas de 2ª geração ou cooperativas, porque existe estratégia em todo o lado, às vezes é só uma questão de tempo."
- Isto é só o começo... (Abril de 2016)
- Plataformas, Mongo, emprego e confiança nas marcas (Fevereiro de 2016)
- Plataformas de 2º geração, o começo (Novembro de 2015)
- O pós-Uber(ismo) (Outubro de 2015)
- Reflexão-previsão acerca do futuro das plataformas (Junho de 2015)
segunda-feira, agosto 19, 2019
Curiosidade do dia
O tweet não é meu, mas a frase "emigração do bem" é tão boa que tenho de a guardar aqui no blogue:
Acabaram as famílias a chorar nos aeroportos e nas televisões.
Passos abandonou o governo e afinal "Emigração dos enfermeiros voltou a duplicar em 2018"
Emigração em governos de esquerda é emigração do bem. Os emigrantes até amam emigrar. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/n5lAGzWsKM— Romeu Monteiro 🇭🇰 (@romeu) August 18, 2019
Acabaram as famílias a chorar nos aeroportos e nas televisões.
Passos abandonou o governo e afinal "Emigração dos enfermeiros voltou a duplicar em 2018"
domingo, agosto 18, 2019
Mongo é inevitável
Recentemente em "Speed to market" escrevi:
Eu que até já comprei pensos amarelo-berrante e, coloridos com padrões, faço logo a ponte para Mongo. Para muita gente não basta a um produto o mero cumprimento da sua função básica, há que acrescentar algo mais. Esse algo mais não é racional, é emocional e isso abre a porta a uma variedade de respostas que a lógica do século XX não contemplava, ou não valorizava o suficiente.
Recentemente voltei a um tema iniciado em Agosto de 2014 com "Porque não somos plancton ..." por causa da Procter & Gamble, foi em "exploitation através de local searches quando a paisagem competitiva está em mudança" sobre a Heinz. Entretanto, dou de caras com este artigo e o seu exemplo da profusão de marcas e sabores, "The Best Hot Sauces on Amazon, According to Hyperenthusiastic Reviewers". Já agora, hiperentusiastas tem tudo a ver com a assimetria das tribos apaixonadas e "tu não és meu irmão de sangue":
Estes exemplos traduzem-se em realidades novas "P&G cuts annual ad spend by $350M as it targets 'smart audiences'":
Lembram-se da estória dos nenúfares que precisaram de 47 dias para cobrir metade de um lago? Ontem chamaram-me a atenção para a situação da GE. Imaginem a cascata que decorreria da falência de uma empresa com mais de 1 milhão de trabalhadores, com uma rede de parceiros e fornecedores ...
Calro que Trump não a deixará cair: to big to fail.
Mongo é inevitável e trará custos e dor aos incumbentes.
"Ou seja, alguém em 2004 publicou um artigo sobre os perigos do modelo eficientista, e em 2019 ainda vemos tantas empresas mergulhadas nesse modelo."Nos últimos dias tenho apanhado vários artigos sobre Mongo e o seu crescente impacte. Por exemplo, ontem, fiquei preso a esta imagem (tirada daqui).
Eu que até já comprei pensos amarelo-berrante e, coloridos com padrões, faço logo a ponte para Mongo. Para muita gente não basta a um produto o mero cumprimento da sua função básica, há que acrescentar algo mais. Esse algo mais não é racional, é emocional e isso abre a porta a uma variedade de respostas que a lógica do século XX não contemplava, ou não valorizava o suficiente.
Recentemente voltei a um tema iniciado em Agosto de 2014 com "Porque não somos plancton ..." por causa da Procter & Gamble, foi em "exploitation através de local searches quando a paisagem competitiva está em mudança" sobre a Heinz. Entretanto, dou de caras com este artigo e o seu exemplo da profusão de marcas e sabores, "The Best Hot Sauces on Amazon, According to Hyperenthusiastic Reviewers". Já agora, hiperentusiastas tem tudo a ver com a assimetria das tribos apaixonadas e "tu não és meu irmão de sangue":
Estes exemplos traduzem-se em realidades novas "P&G cuts annual ad spend by $350M as it targets 'smart audiences'":
"“We’re reinventing brand building from wasteful mass marketing to mass one-to-one brand building fueled by data and technology,”Já agora, tenho uma nota sobre esta abordagem da P&G:
...
P&G is moving away from generic demographic targets such as women 18 to 49 years old to more than 350 precise smart audiences, he said." [Moi ici: Como não recordar o tweet de Tom Peters sobre a suckiness dos gigantes. Quem procura servir o mediano, afugenta os não-medianos. Ora quando os não-medianos já são mais que os medianos... desastre para as empresas grandes e os seus modelos do século XX]
"“We have developed a very large proprietary database,” Taylor said. “We have over a 1 billion consumer IDs worldwide. … That allows us to have these smart audiences. And once you have the smart audiences, you can do propensity marketing with people that have similar characteristics.”" [Moi ici: Se os segmentos forem por grupos de pessoas teria cuidado. Se os segmentos forem por situações em que as pessoas se encontram, talvez faça mais sentido]Por fim, um último artigo dos últimos dias, também sobre a agonia da Heinz, "Today’s Contrarian Ketchup Consumers":
"The ketchup scientists have been busy. Kraft Heinz Co. now has at least 20 varieties of the stuff. [Moi ici: Pequenas séries, muita variedade, mata o modelo das empresas grandes baseado no volume e no grande centrão dos medianos] There’s the jalapeño flavor, the sriracha, the kind with no salt, the sugar-free and a version sweetened only with honey.Mongo é complexidade e "em ambientes cada vez mais complexos os gigantes falham"
.
Still, it’s not enough. Even as Heinz locked down an unprecedented 70% of the ketchup market, the company posted yet another crushing financial update and yet another massive writedown this week, as its shelf full of Americana was further squeezed in a startup, small-food world. [Moi ici: Faz-me lembrar um postal sobre as empresas grandes que tentam passar-se por fornecedoras de nichos... Minkowsky rules, o ADN não engana. Não é impunemente que se tenta mudar]
.
To date, the narrative has focused on niche consumption: the sweaty masses are passing up on boomer brands in favor of trendy startup condiments and healthier options.
...
The study found that collectively people have been buying a wider range of products, in part because of an increase in choice. No surprise there.
.
What’s really interesting, though, is that spending has become more concentrated within product categories. As a whole, we have become ketchup-curious, but once we figure out what we like, we stick to it (no doubt because of the sheer glut of options).
...
This is all tricky for the big incumbents in the consumer product game. It suggests that they need to constantly gin up (or buy) new varieties to maintain their trajectory. In other words, Heinz needs 20 ketchups to do the business it used to manage with one—and each other iteration adds a dollop of cost on every line item, from research to production to packaging to marketing. What’s more, boutique brands are more likely to come in at lower prices in order to steal market share.[Moi ici: Porque se podem concentrar em ser azul ou preto e não se atolarem no pântano do meio-termo onde as marcas das empresas grandes caem]
.
It's a vicious cycle where the customer increasingly gets both more choice and more value."
Lembram-se da estória dos nenúfares que precisaram de 47 dias para cobrir metade de um lago? Ontem chamaram-me a atenção para a situação da GE. Imaginem a cascata que decorreria da falência de uma empresa com mais de 1 milhão de trabalhadores, com uma rede de parceiros e fornecedores ...
Calro que Trump não a deixará cair: to big to fail.
Mongo é inevitável e trará custos e dor aos incumbentes.
terça-feira, agosto 13, 2019
"Loucos por Carros"
Sei que resolvi fazer uma pausa nas publicações mas ...
Racionalmente nunca procuro assistir a um programa destes, carros não são algo que me atraia por aí além.
Às vezes a fazer zapping passo pelo canal Blaze e deixo-me ficar a assistir a episódios de "Loucos por Carros" ... aquilo é ver Mongo a funcionar.
Paixão, conhecimento, hibridação, personalização, tudo ao vivo e a cores.
Racionalmente nunca procuro assistir a um programa destes, carros não são algo que me atraia por aí além.
Às vezes a fazer zapping passo pelo canal Blaze e deixo-me ficar a assistir a episódios de "Loucos por Carros" ... aquilo é ver Mongo a funcionar.
Paixão, conhecimento, hibridação, personalização, tudo ao vivo e a cores.
"scalable efficiency is becoming less and less efficient"
Trechos em linha com o que escrevemos aqui há muitos anos. Mongo rules!
Vamos fazer uma breve paragem na publicação de postais durante os próximos dias para poder concentrar a atenção em alguns projectos.
"Over the past century, [Moi ici: Recordar "Tão século XX" e "O fim do modelo económico do século XX"] the scalable efficiency model has driven the growth and success of large institutions around the world – corporations, governments, universities, NGO’s, etc. In this model, the primary focus is how to perform complex tasks very efficiently and reliably at scale. The way to achieve this has been to tightly specify and highly standardize all tasks. In a more stable world, this produced significant efficiency.Trechos retirados de "Learning and Strategy"
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But here’s the challenge. Our world is no longer stable. It’s evolving at an accelerating rate with growing uncertainty. Customers are also being more powerful and less and less willing to settle for standardized, mass market products and services. The combination of these two forces creates a paradox: scalable efficiency is becoming less and less efficient."
Vamos fazer uma breve paragem na publicação de postais durante os próximos dias para poder concentrar a atenção em alguns projectos.
segunda-feira, agosto 12, 2019
Uma bofetada que recebo como um aviso
"nature evolves away from constraints, not toward goals"Como escrevi ontem "exploitation através de local searches quando a paisagem competitiva está em mudança". A que grupo pertencerão, ao segundo ou ao terceiro?
"Três grupos:Julgo que ao segundo, porque os que se enquadram no terceiro grupo mudam algo no modelo de negócio.
- os que agem ao primeiro sinal e partem em exploration de novas alternativas;
- os que por cegueira ou incapacidade continuam a sua vida de exploitation através de local searches; e
- os que assumem a exploitation até ao fim, conscientes de que mesmo assim, terão de fazer a sua mudança, porque os dois primeiros grupos vão libertar quota de mercado, voluntária ou involuntariamente."
Há meses escrevi sobre o que acontece quando deixa de haver trabalhadores, foi na série, "Para aumentar salários ... (parte IV)". Quando a falta de trabalhadores obriga os salários a subirem mais do que a produtividade, as empresas começam a trilhar um caminho perigoso. A minha visão optimista apontou logo a alternativa, subir na escala de valor para que a produtividade aumente mais depressa do que os salários. Ainda recentemente escrevi "Mudar e anichar" e em Janeiro último "Espero que não vos tremam as pernas quando as empresas começarem a cair como tordos".
A Natureza não pensa, não corre para objectivos, a Natureza foge de restrições e constrangimentos. Qual a alternativa a pensar e subir na escala de valor (o primeiro grupo lá de cima). Manter tudo igual e procurar suprir a restrição mais forte.
Assim, este título, "Empresas têxteis portuguesas recrutam trabalhadores na Ásia", é uma bofetada que recebo como um aviso para aprender a ler melhor o comportamento humano (como os templários no final do processo de iniciação). É mais fácil fazer o que é mais fácil.
Voltamos à equação da produtividade:
Eu, por feitio profissional, opto sempre por trabalhar o numerador, o único que pode promover melhor nível de vida para todos. Por isso, esqueço-me que há sempre gente em busca de viver à custa de melhorias no denominador. Claro que isto será sempre um paliativo, trabalhadores mais dóceis, mais ignorantes e àvidos de horas extra só permitem controlar os custos até um certo ponto. Até porque a capital de Marrocos fica mais perto de Lisboa do que Madrid.
Isso depende...
"Our learnings support a single point, which Paul and I named in Mike’s honor. Mazzeo’s Law: The answer to every strategic question is “It depends.” Corollary: The trick is knowing what it depends on.
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What we found is that there’s no best path to business success. Managers successfully address seemingly similar problems in very different ways and, as our corollary suggests, the trick is to find which solution fits with the specifics of your business.
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The key to making good business decisions is to assess how the potential benefits and potential costs of a particularly strategy, in this case an incentive plan, pertains in your specific situation."
Trechos retirados de "The Answer to Every Business Question Is “It Depends”"
domingo, agosto 11, 2019
exploitation através de local searches quando a paisagem competitiva está em mudança
Em Fevereiro último escrevi ""profecia fácil do "hollowing", ou "radioclubização", de como uma marca forte e genuína se transforma numa carcaça, num aristocrata arruinado, fruto de deixarem os muggles à solta"".
O que fez a Kraft Heinz no início do ano? Escolheu um novo CEO com um passado na indústria cervejeira moldado no sucesso através do volume e eficiência. Agora apanho "Kraft Heinz shares slump on new writedowns and falling sales":
"Kraft Heinz, the Warren Buffett-backed food company, has disclosed another $1.2 billion (€1.07 billion) of write-downs, on top of the $15 billion charge it took earlier this year to reflect how shoppers have been shunning its brands.Empresa a precisar de um corte epistemológico, a precisar de ir em busca de uma nova estratégia corporativa, opta por continuar a sua busca por óptimos locais na paisagem competitiva enrugada, quando os picos do passado estão a afundar-se por alteração da percepção dos clientes.
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Its shares fell 13 per cent on Thursday morning, taking the decline for the year to 38 per cent."
Recordar:
- "Warns of Margin Threat as Niche Brands Disrupt Industry" (Março de 2019)
- O século XX continua por cá (parte III) (Julho de 2017)
- Porque não somos plankton... (Agosto de 2014)
Relacionar com este texto de Seth Godin "The old media/new media chasm":
E volto a há dias atrás:
"New media tends to be adopted by amateurs first. And it rarely has a mass audience in the early days (because it’s new). But professional content for the masses is precisely what old media stands for. As new media gains traction, the old media doubles down on what they believe to be their value, because they no longer have a monopoly on attention.
...
So the Times publishes a snarky, poorly written takedown of podcasts. Not because it’s based on the economic or cultural reality of today, but because their self-esteem requires there to be a chasm between all of these amateur podcasts and the few professional ones that they deign to create and publish.
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Businesses make their own choices and suffer the consequences."
E volto a há dias atrás:
"Três grupos:
- os que agem ao primeiro sinal e partem em exploration de novas alternativas;
- os que por cegueira ou incapacidade continuam a sua vida de exploitation através de local searches; e
- os que assumem a exploitation até ao fim, conscientes de que mesmo assim, terão de fazer a sua mudança, porque os dois primeiros grupos vão libertar quota de mercado, voluntária ou involuntariamente."
Acerca do valor
Excelente artigo sobre princípios associados ao conceito de valor, "What Does It Means to Create Value Now":
Relacionar com "Richard von Strigl on Subjective Value":
"First Principles.Uma ressalva: as empresas não criam valor, as empresas criam ou co-criam valor potencial. Só quando o cliente experiencia valor na sua vida é que ele se materializa.
Value is in the eyes of the beholder—or the recipient, for our purposes here. You have the right to develop a theory as to what should be valuable for another person, but they possess the right to determine their worth. Because perceptions about value vary, you may have to explain why your dream client should perceive the value in the way you view it.
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The person receiving the value needs to be better off in some way having received it. If the person is no better off having received the attempted value creation, it is not value.
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Value exists on a continuum. Some things are more valuable than others. My view of this continuum of value in sales is 1: Product Value, 2: Experience Value, 3: Tangible results, and 4: Strategic Value.
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Value has a contextual component, meaning something that might have been valuable in the past may not be helpful in the future. Something that would be valuable in one circumstance might be less useful when the conditions are different.
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Value creation tends to degrade over time; it has a half-life. The value you created in the past is not likely to be as valuable to your clients as the value you create now.
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Value creation may also build on prior value. It is possible to create an upward spiral of higher value over time. [Moi ici: A base para a subida na escala de valor, a base para os macacos que não voam, mas trepam às árvores]
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The greater the value you create, the more relevant you will be to your clients and your dream clients. An inability to create value will make you irrelevant. [Moi ici: O paradoxo do foco num nicho]
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Value creation is found in your understanding. It is as much in your learning as it is your teaching. While it is important you help your clients discover something about themselves, it’s equally (or more) important that you allow them to educate you if you want to create a preference."
Relacionar com "Richard von Strigl on Subjective Value":
"The economic value of a good can only be understood as a "subjective value", that is to say, it is always related to and depends upon the effective ends of a determinate economic agent (even though the agent may, of course, take into account the interests of several individuals when setting his ends, as is, for example, the case of a family father)."
sábado, agosto 10, 2019
Exportações YTD (Junho de 2019)
Os resultados das exportações em Junho de 2019 pintam um quadro mais alegre que o de Junho de 2018, mas já ilustram uma deterioração face a Maio de 2019.
Olhando para os dados que acompanho há anos:
Na imagem acima comparo meses homólogos.
No quadro seguinte comparo valores acumulados:
O Parcial I a fazer alguma recuperação, apesar do vermelho geral, à custa das aeronaves e da óptica. E da próxima vez que vos perguntarem por exemplos de falta de liberalização no sector exportador lembrem-se do farmacêutico a crescer 9% nas exportações, a aproveitar e bem quem paga mais caro e com melhores prazos.O sector agrícola com uma evolução muito boa:
Calçado com uma quebra de 8%.
Não costumo acompanhar, mas o sector da marroquinaria está com uma evolução notável. Cresceu quase 10% em Janeiro e depois, mais de 25% nos restantes meses do semestre.
Pela primeira vez desde há muito tempo o têxtil com evolução negativa, "Exportações de têxteis afundam 12,7% em junho".
Apesar das importações têxteis terem crescido. Por exemplo as exportações de vestuário de malha cairam 33 milhões de euros no semestre, mas as importações aumentaram 46 milhões de euros. E muitas das importações são material em curso de fabrico para ser exportado depois. Há aqui algo a merecer investigação.
Claro que tudo isto com base nos números do INE, mas há coisas que nos deixam a pensar. Por exemplo, segundo os números do INE as exportações para a China foram de cerca de 300 milhões no semestre e caíram 4% face a 2018. Já com base nos números dos serviços de alfândega chineses as exportações portuguesas no meso período chegaram aos 998 milhões de euros e cresceram 4%. (fonte)
sexta-feira, agosto 09, 2019
"Re‐shaping demand landscapes" (Parte III)
Parte I e Parte II.
Trecho retirado de "Re‐shaping demand landscapes: How firms change customer preferences to better fit their products".
"The decision of where on the landscape firms should position their products is at the core of product positioning. By deciding what attributes to include in the product and what uses of the product to promote, firms guide the customers’ understanding of the new product’s comparison set, i.e., the appropriate demand landscape for the product. Firms’ emphasis on a subset of product attributes helps the customers determine the product’s location on the relevant demand landscape and the customers’ WTP for the product.
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Competitor products can serve as referents for the introduction of new products and repositioning of existing products. Depending on the competitors’ positioning in relation to the customers’ ideal points, firms may pursue either differentiation or imitation strategies.
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Four conditions are useful for thinking about how firms decide when to move on the demand landscape and when to reshape the landscape: weak connection between product attributes and performance, large number of attributes used by the customer to evaluate products, opportunity for collective action, and fragmentation of buyers and suppliers. Both firms that are constrained in their product-attribute choices and firms that have exhausted their repertoires of product modification options can pursue profits by attempting to change the shape of their demand landscapes.
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Firms that are limited in their product modification options, e.g., generic drug manufacturers, may be especially likely to turn to landscape-shaping strategies in order to promote their products."
Trecho retirado de "Re‐shaping demand landscapes: How firms change customer preferences to better fit their products".
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