A barreira anti-correio publicitário não solicitado do meu PC não funciona sem falhas e, por isso, este e-mail passou (sublinhados e destaques a vermelho são meus, assim como os comentários a azul):
.
"
Exmos. Senhores
Tomamos a liberdade de vos enviar algumas informações sobre a nossa empresa.
A […] é uma
empresa que implementa soluções integradas de vigilância em
vídeo e controlo de acessos.
Analisa e propõe sistemas de acordo com os
seus clientes. Desenvolve
sistemas à medida ou parametriza sistemas existentes, de forma a satisfazer os
objectivos dos seus clientes.
A […] tem-se
especializado também na área da transmissão remota de imagem, contemplando os
casos em que é necessário aceder a mais que um local ao mesmo tempo e em
diversas partes do mundo. Temos vários sistemas destes instalados não só no
continente e ilhas, mas também em algumas partes de África.
O maior desafio das empresas hoje em dia é acompanhar de forma eficaz as
rápidas e constantes mudanças do mercado, exigindo um esforço permanente de
modernização. Nesta perspectiva desde muito cedo começamos a relacionar-nos com os
melhores distribuidores e fabricantes …. O resultado de tudo isto, è um melhor serviço e uma maior
satisfação dos nossos clientes. (Moi ici: Elogio em boca própria é
vitupério)
Tendo em conta a enorme diversidade de equipamentos à nossa disposição, bem como a grande experiência
por nós adquirida ao longo dos anos, estamos certos de conseguir encontrar sempre
o melhor ponto de equilíbrio, entre: qualidade, funcionalidade e
disponibilidade de investimento.
O crescimento e desenvolvimento deve ser acompanhado por uma estratégia de
gestão adequada assente num rigoroso controlo económico e financeiro. Nesta
perspectiva a […] o não despercebe a necessidade de fazer com que os seus sistemas, além de
estarem vocacionados para a segurança, sejam também um verdadeiro auxiliar de
gestão. (Moi
ici: Não sei se percebi…)
Certos de podermos prestar um bom serviço, temos prazer em colocar à vossa disposição todo
o nosso saber e experiência, através de qualquer um dos nossos
elementos.
Cada Cliente é único e tem as suas próprias necessidades por isso privilegiamos o
contacto directo e personalizado,(Moi ici: E escrevem isto num e-mail não solicitado e sem qualquer personalização) no sentido de lhe proporcionar
as melhores soluções.
Anexamos a nossa actual campanha promocional que estamos certos irá ser do
vosso agrado.
Desde já, desejamos saber a vossa disponibilidade para a marcação de uma
reunião."
.
E escrevo eu acerca dos
batoteiros e dos consultores de compra...
.
Nesta mensagem é tudo acerca da empresa que me invadiu a caixa de correio... nós fazemos, nós temos, nós pensamos, nós estamos, nós podemos... típico da malta que vende tecnologia, ou que vende marca que se crê superior às outras... e o cliente?
.
Por que não imaginam uma situação concreta em que me podem ajudar?
.
Por exemplo: "Tem lido cada vez mais notícias sobre roubos e assaltos a armazéns de empresas? (Até pode juntar 2 ou 3 recortes de jornais para salientar a coisa) Tem receio que aconteça o mesmo na sua empresa?"
.
Assim, em vez de conversa sobre vocês, eu não quero saber nada sobre vocês, eu não vos conheço de lado nenhum... tentavam captar a minha atenção para algo que ressoasse dentro de mim, algo que me fosse familiar "Realmente... há dias, no estaleiro da XYZ roubaram uma carrinha e uma porrada de matéria-prima. Isto está cada vez pior... se calhar faz sentido pensar numa coisa destas"
.
Por que não desenham meia-dúzia de personas, e procuram na vossa experiência situações que possam ser traduzidas para histórias, para casos na vida de cada uma dessas personas?
.
Ah! Eu sei que custa o mesmo mandar um e-mail ou mandar 5000 mas podiam ter mais cuidado com as bases de dados que utilizam, é uma ilusão.