terça-feira, dezembro 06, 2011

Um retrato fiel do país que nos trouxe até aqui

"Executivos vêm o apoio às PME como o melhor estímulo para Portugal crescer"
.
"Portugal vai estar em profunda recessão em 2012, com a economia a cair 3%, segundo as previsões, mas como estimular o crescimento nos próximos dois anos? À pergunta, 33% dos 207 líderes empresariais inquiridos pela consultora Ernst & Young num estudo sobre a economia nacional responderam que o contributo passa pelo apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME).
...
24% consideraram que um dos melhores estímulos é o apoio às indústrias de alta tecnologia e inovação, (Moi ici: Não aprenderam nada com a Qimonda... o estado apoia sempre os perdedores) 19% seleccionaram a necessidade de ser facilitado o acesso ao crédito, 13% escolheram o investimento em projectos de infra-estruturas urbanas, (Moi ici: Que retorno teriam tais "investimentos"? Ainda não aprenderam? A adição é terrível...) 12% identificaram o estreitamento da ligação entre as universidades portuguesas e outras prestigiadas no estrangeiro (Moi ici: Na minha opinião, na relação empresas com universidades e centros de investigação, o problema não é de oferta, é de procura. As empresas não procuram... e mais, por vezes, procuram, e ficam com protótipos inovadores nas mãos que não conseguem rentabilizar... não têm estratégia, nem proposta de valor, nem gente preparada para essa empreitada) e 10% escolheram ainda a redução de custos com mão-de-obra. (Moi ici: Sem comentários...Houve 4% de inquiridos que responderam não saber; 3% não identificaram resposta(s). (Moi ici: A minoria a que estamos remetidos...)
.
Estão a imaginar políticos, que fazem afirmações deste calibre "'Não entendo porque não se fala em sanções para quem tem excedentes e não os coloca ao serviço da economia. Não percebo porque é que na União Europeia, os países não ajudam as exportações de economias em situação mais difícil'" (como se os países exportassem, como se não fossem pessoas anónimas como você e eu que ditam o que se compra ou não), a decidir que empresas têm futuro, ou não, e, por isso, "devem" ser apoiadas ou não.
.
Julgo que os crentes na estimulogia devem ler este postal sobre os influentes e estudar Goldratt.
.
BTW, "In some situations, doing nothing – forever – is the right response. With my tendonitis, doing nothing helped. Sometimes, not trying to fix something is precisely what’s needed to fix it.
.
It’s a hard strategy to follow because we have penchant for being proactive. If there’s a problem, we feel better when we attack it aggressively.
.
But consider the idea that we might spend a lot of time, effort, and money solving problems that can’t, in fact, be solved with time, effort, and money.
...
There’s a lot of talk these days about creating new businesses through incentives. Does the money and effort put into incentives help? According to astudy released by the Kauffman Foundation, the answer is no."
.
BTW, a propósito do título "Impostos elevados afugentam investidores estrangeiros", sabem como é que Henrique, O Leão, transformou Lubeck de um covil de piratas, literalmente, na cidade que veio a ser a líder da Liga Hanseática?

1 comentário:

TA disse...

Mais do que impostos elevados, flexibilidade laboral e custos de mão-de-obra, o problema continua a ser a justiça que não funciona... há empresas em risco de falência: não porque não vendem, não porque não facturam, mas que não conseguem cobrar... nem o Estado, pessoa de bem, cumpre...