quinta-feira, setembro 17, 2015

Outra forma de pensar

"Our moment of disruption deals with death and rebirth. What’s dying is an old civilization and a mindset of maximum “me”—maximum material consumption, bigger is better, and special-interest-group-driven decision-making that has led us into a state of organized irresponsiblity, collectively creating results that nobody wants.
What’s being born is less clear but in no way less significant. It’s something that we can feel in many places across Planet Earth. This future is not just about firefighting and tinkering with the surface of structural change."
Como não relacionar isto com as sugestões que aqui dou aos pensam no futuro da agricultura com estratégia novas. Como não pensar nos que querem fugir do monstro do mar del plástico e a sua loucura eficientista:
"Num acto de loucura, quebra o molde mental onde foi enformado, e descobre que a sua missão não é alimentar todo o mundo, descobre que a sua missão não é produzir mais do que o vizinho, sob pena do vizinho ser mais competitivo no preço que ele, a sua missão é produzir carne ou leite que clientes apreciem e estejam dispostos a sustentar o seu negócio de livre vontade."
Trecho inicial retirado de "Leading from the Emerging Future" de Otto Scharmer e Katrin Kaeufer

Acerca da evolução do turismo

Sempre ouvi comentários a dizer que o sector do turismo é bom para o país. Depois, começaram umas vozes na Catalunha contra o excesso de turistas e agora temos as elites lisboetas a protestar contra o turismo.
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Sempre ouvi comentários a defender que o turismo português deve procurar subir na escala de valor. Agora, começam estas opiniões em Espanha, "Turistas pobres, de alpargata". Imagino que brevemente começaremos, também por cá, a ouvir uma versão sucedânea pelas elites de Lisboa.
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Quanto ao sonho dos hoteleiros em aumentar as margens, proponho que apostem nas experiências e em parcerias com quem as pode realizar. Recordar só três exemplos: birdwatchers endinheirados no Douro Internacional, golfinhos no Algarve e paisagens de bicicleta.
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BTW, convém que os hoteleiros pensem nesta evolução.

E uma providência cautelar?

Ao ler "Fazer exercício em casa está na moda, com a ajuda do YouTube" imaginei logo uma brincadeira. Manifestações de empresários do sector dos ginásios, para obrigar a barrar o acesso a esta concorrência desleal e a avançar com providências cautelares.
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Também posso imaginar outro estirpe de empresário que reconhece que não está perante um concorrente mas perante mineiros que estão a criar mercado futuro, que estão a criar futuros clientes. Quem recorre ao Youtube sente várias barreiras, reais ou fictícias, que o impedem de entrar num ginásio. O Youtube é o primeiro passo para trabalhar a experiência e o resultado pretendido.
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Se a coisa não tiver pernas para andar ficará por aí. No entanto, se a pessoa se apaixonar pela experiência, e aspirar a novas experiências, e a uma transformação pessoal quererá evoluir.
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Nessa altura, talvez encontre um ginásio capaz de a ajudar.
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BTW, se estes escolherem um ginásio low-cost terão:
"Mas até os ginásios físicos começam a usar vídeo: a cadeia britânica Pure Gym, por exemplo, tem aulas de spinning em vídeo em vez de professores ao vivo e emprega apenas dois funcionários por espaço."

Polarização balanceada

Recupero a figura que se segue, do artigo "The Vanishing Middle Market" que referi em "Porque não podemos ser uma Arca de Noé! (II)"

E chamo a atenção para o Grupo 1: onde se verifica a polarização mercado (crescimento simultâneo do premium e do low-cost, com o desaparecimento do meio-termo). No Grupo 1 está a cerveja na Europa e na Alemanha.
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Por um lado assistimos à explosão da cerveja artesanal. Os números são impressivos. Ver: "THE YEAR IN BEER: 2014 CRAFT BEER IN REVIEW FROM THE BREWERS ASSOCIATION" (Gostei sobretudo desta demonstração de Mongo:
"Craft beer appreciators are becoming as diverse as craft beer itself."
Por outro lado, assistimos a esta consolidação das consolidações:



quarta-feira, setembro 16, 2015

Curiosidade do dia

"Num contexto como é o actual (condicionado pelas tendências de estagnação, de perda de vitalidade demográfica, com endividamento excessivo e sem ter a ajuda da inflação para desvalorizar a dívida, com taxas de juro reais demasiado altas para estimular o investimento e demasiado baixas para remunerar depósitos e reservas), apresentar programas quantificados em que se prevê o crescimento anual de 3% será uma palavra dada, mas não é uma palavra fundamentada em qualquer coisa de mais sólido do que a fé em Deus – vale para os crentes, mas só para eles.
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Há ignorâncias que são do tamanho do problema, nem se apercebem do que têm de resolver."
Trechos retirados de "Ignorâncias e problemas"

Nem de propósito

Há dias referi a hipótese de apostar na venda de "raw milk" em "E fechá-los numa sala durante 12 horas?"
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É a mesma receita da Lego; a aposta na magia, na interacção, na proximidade, na autenticidade, na individualidade.
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Agora encontro "Why raw milk is 'as controversial as climate change'"
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BTW, os mais velhos lembram-se do tempo em que não se bebia leite UHT? O leite fervia-se sempre. Até havia um pequeno cilindro de vidro usado para que o leite a ferver não transbordasse da cafeteira.

O paradoxo de Kaldor na prática

Todos os dias damos de caras com exemplos do Evangelho do Valor.
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Neste texto "Lego: De quase falida a líder da indústria de brinquedos" é contado o caso da Lego.
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A empresa tinha um modelo que deixou de funcionar. Teve de repensar-se. Teve de passar por uma experiência de "renewal"

"Depois da experiência de quase extinção, o novo presidente executivo decretou o “regresso ao tijolo”, como unidade básica e essencial para o modelo de negócio. Numa primeira fase, na tentativa de estancar as perdas, a cadeia de parques temáticos foi vendida e o número de peças produzidas pela companhia foi reduzido para sete mil."
Uma vez perdida a patente qualquer um podia pegar em plástico e fazer tijolos.
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Qual seria a proposta de um economista? Deslocalizar para reduzir custos, aumentar a eficiência.
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Qual seria a proposta de um promotor da concorrência imperfeita?
"Sobre a “fórmula Lego”, o Financial Times (FT) dá a receita: pega-se num quilo de plástico que custa menos que um dólar, transforma-se em conjuntos de peças baseadas na saga Star Wars ou Hobbit e apresenta-se depois o produto ao consumidor final, por aproximadamente 75 dólares por quilo.
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Mas a recuperação não ficou a dever-se apenas à reinvenção do plástico. Videojogos e cinema desempenham um papel importante na estratégia desenhada por Knudstorp e o sucesso financeiro do Filme Lego (com receita de bilheteira de mais de 400 milhões de euros em todo o mundo) mostra que o futuro da estratégia passa também pela aposta em Hollywood e na Ásia."
Posso traduzir para: apostar na magia, reforçar a mística da marca, aumentar a relação e interacção com os clientes, desenvolver a co-criação.
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O exemplo pode ser da Lego mas é o seguido por cada vez mais PME que põem em prática o paradoxo de Kaldor.

Cuidado com a média

Recordando o grito dos clientes que não querem ser tratados como plankton, que não querem ser tratados como miudagem.
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Recordando os fantasmas estatísticos.
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Reflectir sobre:
"One of the biggest mistakes companies can make is designing services and products for the average user, an artificial and static representation of real users that generates dysfunctions. Interestingly, the solution lies in the extremes.
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The average user is created from the combination of all users. What we get is, in fact, a completely different user. None of our users is like the average user. Therefore, when designing for that artificial individual we create something that doesn’t fit anyone’s needs."
Trecho retirado de "Designing for the extremes (or why your average user doesn’t exist)"

Acerca do Evangelho do Valor

Há alturas em que até um anónimo engenheiro de província sente inveja de quem vive em outros continentes e tem a arte e o engenho de conseguir transmitir a sua mensagem.
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Neste blogue tento chegar com a minha mensagem e as minhas reflexões um pouco mais longe. Contudo, ás vezes interrogo-me e martirizo-me por não ser melhor comunicador.
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Vejam bem este exemplo. Em Julho de 2006, há quase 10 anos, escrevi neste blogue um postal intitulado "Redução dos salários em Portugal". 
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Na minha forma desajeitada de engenheiro pragmático e pouco convencional procurei rebater um texto e uma abordagem que ainda hoje tem muitos partidários. O que é que eu propunha?
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Propunha que os decisores olhassem para a equação da produtividade:

E pensassem de uma forma diferente da tradicional:
"O grande desafio é o de aumentar a produtividade, o que o FMI e outros sugerem, é baixar o valor do denominador da equação.
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Uma actuação tendo em vista o médio/longo prazo tem de actuar no numerador, na capacidade, na quantidade de valor criado.
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Assim, em vez de andar às voltas em torno do denominador, porque não apostar no aumento do numerador?"
Em Outubro desse mesmo ano voltei à carga com "Ainda a produtividade" onde expus as minhas ideias com mais pormenor.
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De lá para cá tenho voltado ao tema da produtividade, do numerador versus o denominador, ao jogo do rato e do gato (salários e produtividade), ao tema da eficiência e eficientismo. Depois, com o meu mau carácter habitual, criei o termo "tríade" para designar o grupo de paineleiros, académicos e políticos, gente com amplo acesso aos media mas que continua a seguir as fórmulas que aprendeu quando tinha 20 anos e o mundo era o Normalistão do século XX.
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Não tem conta o número de conversas e discussões em que já entrei nas redes sociais para tentar explicar, mostrar, demonstrar que o numerador é muito mais importante que o denominador. Confesso que já tive alguns casos de sucesso, sobretudo quando lhes falo do Evangelho do Valor. Contudo, a minha mensagem continua a ser uma espécie de ruído imperceptível.
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Ontem de manhã muito cedo, em São João da Madeira, enquanto corria para fugir da chuva, ia ouvindo uma versão audio deste artigo "What Economists Get Wrong About Measuring Productivity" e, incrédulo, murmurei:
- Parece que leu o blogue!
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Por isso, convido-os a ler o artigo de Roger Martin, de 14 de Setembro último. Está lá tudo! Tudo o que pregamos aqui e nas PME há mais de 10 anos!!!
"As I read all the productivity analyses and commentary, including the recent one on these pages by the clever folks at the OECD, I am struck that in trying to understand productivity, economists exclusively look at only one half of the productivity equation — literally not figuratively. That impedes their ability to understand what is really going on with productivity in the modern economy.
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Most people instinctively think of productivity as a quotient:
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So far, so reasonable, but when figuring out how to improve productivity, researchers almost always focus on the direct determinants of the denominator — they think about how to use technology, training, re-engineering of work processes, and automation in order to reduce the number of labor hours required to produce a given product or service.
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The numerator is entirely ignored as if the value of the output was fixed and immutable. However, as any student of strategy knows very well, the dollar value-added that a firm generates is directly proportional to what it can charge in the marketplace for its products or services. And that price is, in turn, highly sensitive to the competitive dynamics of the firm’s industry and the strategic decisions it makes. Given the basic dynamics of a quotient, changes to the numerator are equally important to results as changes to the denominator.[Moi ici: Aqui, sou mais radical do que Roger Martin e estribado em Rosiello, Marn, Simon e Dolan ouso escrever que o efeito do numerador é muito mais importante que o denominador]
Roger Martin vai ainda mais longe e vem corroborar o que aqui defendo há anos e anos, o problema não foi o euro, o problema foi o choque chinês. A tríade, como se pode ler aqui "Inside the Fight Over Productivity and Wages" continua a ignorar a variável China nas discussões da produtividade.


terça-feira, setembro 15, 2015

Workshop - Abordagem Baseada no Risco (ISO 9001:2015) (parte VI)

Parte I, parte IIparte IIIparte IV e parte V.



É já esta semana! Venha ver a nossa proposta para lidar com a abordagem baseada no risco:


Valor do investimento:

80€ (mais IVA)

Local: Porto (Pólo Universitário, servido por metro)
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Inscrições: código RBT02 para o e-mail metanoia@metanoia.pt

Curiosidade do dia

Quando a Economia entra na campanha eleitoral:

E antes que o Luís apareça a fazer o choradinho do costume:


Pergunte-me (parte II)

Parte I.
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Lembram-se deste esquema?
"A fábrica pode retirar a loja da equação e substituí-la por uma plataforma onde os clientes vêem a colecção, escolhem e pagam adiantado o que a fábrica irá produzir e entregar. O arcaboiço financeiro reduz-se fortemente, com o cliente a pagar adiantado e, a fábrica a poder interagir directamente com os consumidores, com os utilizadores, e a poder iterar muito mais rapidamente apostando na carta da personalização.
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Ou, sendo ainda mais radical, dada a redução do arcaboiço financeiro necessário, a fábrica pode passar a ser só o fabricante contratado pelo criativo. Ou seja, a relação é entre o criativo e os consumidores, via plataforma"
Como não relacionar com "Etsy Welcomes Manufacturers to Artisanal Fold":
"When she started selling the quirky animal coats on Etsy, she was soon swamped with orders. Her aha moment, she said, was a bulk order for 400 coats from Gilt, the flash sales website that had heard about her hot-selling product.
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“I was sewing all the time. My husband would come home from work and cut fabric for me on the kitchen table, while I was sewing on the dining room table,” said Ms. Goodall, who has run an Etsy store from her home in McKinney, Tex., since 2010. “It became clear that if I wanted to grow and if I wanted to develop more designs, which is the part I love, I was going to have to find help.”
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This fall, Etsy is set to introduce Etsy Manufacturing, a new service in the United States and Canada that matches sellers like Ms. Goodall with small manufacturers."
BTW, bonito isto:
"“I’ve never seen anyone make something so creative, and that’s why she is successful,” Ms. Martin said. “I don’t want to do 10,000-piece garment runs. I want to do something with more value.”" 
BTW2, eheheh a senhora ainda não percebeu isto:
"“We ship everywhere. We even ship to China, and that cracks me up,” she said. “We’re sewing coats and shipping them to China. They love the bunny coats.”" 

De ajavardamento em ajavardamento (parte II)

A propósito de "Quiksilver se place sous la protection de la loi américaine sur les faillites":
"La marque Quiksilver, si elle a réussi à forger son image auprès des adolescents en sponsorisant des sportifs de haut niveau comme le surfer Kelly Slater ou le skateur Tony Hawk, n’a pas su s’adapter à la concurrence. La compétition féroce des enseignes de « fast fashion » qui proposent des vêtements à tout petit prix à sa clientèle d’adolescents ou de jeunes adultes, lui a été fatale. Cette année encore, le groupe a vu ses ventes fondre de 13 % et ses pertes se sont creusées pour atteindre 309,4 millions de dollars. Au total, sa dette est évaluée à 826 millions de dollars. Près de trois fois son chiffre d’affaires."
Lembrei-me logo do que aconteceu à Gucci, recordar "De ajavardamento em ajavardamento".
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Tantas e tantas vezes pensei nas peças com a marca Quicksilver colocada sobre vómito industrial em prateleiras da distribuição grande.

Números interessantes

"Como as exportações portuguesas alavancaram o crescimento económico"
"Segundo a metodologia aplicada no estudo da IGNIOS, as exportações justificaram 85% do crescimento económico em 2014. No primeiro trimestre de 2015, perante a quase estagnação do contributo da procura interna líquida de importações, foram mais uma vez as exportações portuguesas que justificaram quase integralmente o crescimento de 1,5% do PIB. No acumulado do 1º semestre, o contributo estimado da procura externa para o aumento do PIB de 1,5% foi de 1.043 milhões (83,3% do total de 1.252 milhões, muito próximo de 2014).
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As exportações portuguesas aumentaram 7,4% as suas quotas nas importações mundiais, entre 2010 e 2014, com um aumento de 6,2% em 2013 e de 1,5% em 2014, fruto de um trabalho notável realizado ao longo de décadas pelas empresas em Portugal."

"Valor mensal das exportações em Julho foi o mais elevado de sempre "

"A economia está a crescer. Mas reestruturou-se?"
"Exportações ganharam peso no PIB
São uma das principais diferenças dos últimos quatro anos. Em 2011 as exportações valiam 34% do PIB. Agora pesam 43,2%. A diferença é bastante significativa e ilustra o aumento continuado da venda de bens e serviços ao exterior. Se em 2011 as empresas nacionais exportavam cerca de 15 mil milhões de euros, agora este número escalou para mais de 18 mil milhões, mesmo retirando o efeito da variação de preços.
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A crise na construção não começou com a ‘troika', mas a redução do tamanho e da importância deste sector é bem visível nos últimos quatro anos. ... no investimento, continua a representar a maior fatia, mas o corte foi drástico: em 2011, quase 60% do investimento era construção (58,1%). Agora, representa menos de metade do investimento (47,2%)."[Moi ici: Não conhecia a dimensão deste número mas sempre desconfiei do que é que os políticos e jornalistas-engajados queriam dizer quando falavam e escreviam sobre a necessidade de investimento do Estado]
BTW, rever estes números


O que dirá a UTAO?

Um grande orgulho com mais esta demonstração do paradoxo de Kaldor:
"As exportações portuguesas de vinho atingiram, no primeiro semestre, 328 milhões de euros, um acrescimo de 14 milhões face a igual período do ano passado correspondente a mais 4,6%. O crescimento em valor foi mais do dobro do aumento em quantidade. As empresas portuguesas exportaram 134 milhões de litros de vinho entre janeiro e junho, um aumento homólogo de 2,1%. Números que permitem antecipar um novo recorde de vendas de vinhos portugueses no exterior.
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"Esta trajetória de crescimento coloca o setor em vias de atingir o sexto ano consecutivo de crescimento nas exportações de vinho."
O que dirão os burocratas da UTAO? Recordam-se de "Uma cena de um programa de Apanhados?"

Trecho retirado de "Portugal vendeu mais 14 milhões de euros de vinhos no primeiro semestre"

segunda-feira, setembro 14, 2015

Curiosidade do dia

Costumo escrever e dizer que ter memória é um castigo dos deuses. Quem tem memória é capaz de reconhecer que o mesmo político que ontem dizia A hoje defende anti-A sem problemas ou escrúpulos.
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Por isso, é importante fazer previsões e, depois, verificar se tivemos sucesso ou não. Mesmo que alguns digam, e com muita razão, que só os trouxas fazem previsões.
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Olhem esta previsão de há um ano "Produtores de pera rocha à espera de quebras nas exportações com embargo da Rússia" (29 de Setembro de 2014) e comparem com esta realidade de hoje "Pera rocha bate recordes de exportação".
"Apesar dos receios dos efeitos do embargo da Rússia, um dos principais consumidores de pêra rocha, para onde foram exportadas 6.500 toneladas em 2013/2014, cerca de 6,5% das exportações, o sector conseguiu escoar a pêra para outros mercados", explicou Aristides Sécio, presidente da ANP, à agência Lusa.
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A pêra rocha era o produto português mais vendido em quantidade na Rússia.
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O sector da pêra rocha não só exportou mais fruta para mercados já seus consumidores, como alargou o leque dos países emergentes que começam a provar a pêra rocha do Oeste, entre os quais a Arábia Saudita, China, Singapura, Sri Lanka, Nigéria, Gana, Emirados Árabes Unidos e o Uruguai."
Vida de empresário é assim, sem direitos adquiridos e sem rede. E, como aprendi com Covey, não é o que nos acontece que é importante, é o que decidimos fazer com o que nos acontece.

O impacte da transição do Normalistão para o Estranhistão

Esta semana vou fazer uma apresentação no 8º Encontro Nacional da AGAP.

O título será "Bem Vindos ao Estranhistão".
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Um convite pode ser lido em "AS EMPRESAS NÃO PODEM ESPERAR PELA MARÉ"
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Num dos slides apresento esta evolução:
No século XX, no Normalistão, (imagem da esquerda) só havia um pico na paisagem competitiva. Só havia uma forma de competir, capturar o máximo de quota de mercado, conseguir o BIG HIT. O paraíso do consumo de massas!
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No Normalistão não era preciso pensar muito em estratégia. A estratégia e as decisões que dela decorrem estavam definidas à partida. Só havia um pico na paisagem, todos queriam subir a esse mesmo pico... A estratégia estava definida à partida, mesmo de forma inconsciente. Não havia alternativa.
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Hoje, no Estranhistão, estamos na paisagem da direita... Um mundo económico repleto de picos. Cada pico é uma opção, cada pico representa uma estratégia diferente, representa escolhas e renuncias diferentes.
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Hoje, as empresas podem continuar a não definir uma estratégia de forma consciente, podem continuar a seguir a tradição, só que hoje isso já não funciona.
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E aquela paisagem da imagem do lado direito não é estática. As empresas movem-se na paisagem à procura do pico que mais lhe interessa, exploration e exploitation. Contudo, ao mesmo tempo a paisagem move-se e o que era um pico pode, em poucos meses ou anos transformar-se num vale cavado. Por isso, diz-se que as estratégias são como os iogurtes, têm um prazo de validade, não são eternas.
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Por que escrevo esta introdução?
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Por causa deste artigo que o @pauloperes me enviou "Decisões de CEOs respondem por 25% do lucro obtido pelas empresas". Quando li o título pensei logo na distribuição de produtividades, pensei logo na distribuição de desempenho dentro de um mesmo sector de actividade económica e, sobretudo naquele pormenor de "há mais variabilidade no desempenho intrasectorial do que no desempenho intersectorial", fenómenos que reforçam a importância da idiossincrasia das empresas.
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Contudo, o que me marcou mais foi isto:
"Tim Quigley, professor da Terry College of Business, da Universidade de Georgia, nos EUA, calculou o “efeito CEO” no desempenho de companhias usando dados dos últimos 60 anos. Após isolar aspectos como as condições econômicas do período, diferença entre setores e o histórico de cada empresa, ele chegou à conclusão que 25% dos lucros de uma companhia hoje resultam de decisões tomadas pelo principal nome na cadeia de comando. “Nos anos 50 e 60, esse número ficava entre 6% e 8%. Hoje, CEOs têm um efeito maior nos resultados das empresas”, diz."
Não me interessam os 25% em particular, interessa-me a direcção da mudança... passar de 6 para 25%. O impacte da transição do Normalistão para o Estranhistão.
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No Estranhistão é muito mais importante a decisão de escolher uma estratégia e de a implementar eficazmente.

"o poder, para o bem ou para o mal, das associações"

Nem de propósito, acerca do que escrevo sobre a missão e o poder, para o bem ou para o mal, das associações.
"Leadership is completely different. It is associated with creating a vision, and with the step after that, which is creating a strategy for getting to that vision. Leadership entails winning over hearts and minds, and motivating people not just to move in a particular direction, but to move with energy and passion, summoning all the creativity they can muster.
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Leadership is also associated with anticipating opportunities and hazards before they get too close, and ‘mobilizing the troops’ in a way that helps your organization progress into a desired future.
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the biggest thing happening today is that the rate of change continues to increase, with no end in sight.
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The skill is called ‘strategic agility’, and it is the capacity to spot strategic issues that are coming at you, in time to act on them. Leaders who display strategic agility are able to turn perceived threats into opportunities quickly, and they execute just as quickly.
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Change isn’t easy; we all know that, and the core issue is that people don’t want to reorganize: they usually think the current approach is fine. But the fact is, a management-driven hierarchy that is built for reliability and efficiency leans against the significant change required to implement a dual operating system. ...  what you have to do is develop and maintain a strong sense of urgency that is focused on a Big Opportunity.
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Unfortunately, organizations often have to hit a wall before they realize that ‘What got us here isn’t going to get us there’."
Trechos retirados de "Questions for: John Kotter" publicado na revista Rotman Management do Outono de 2015.
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Recordar:

E fechá-los numa sala durante 12 horas?

Este texto publicado ontem, "Consumo de bebidas alternativas ao leite disparou 19% num ano", contém algumas pistas interessantes para reflexão.
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O primeiro ponto a chamar a minha atenção foi este número:
Ainda antes de ler o conteúdo do artigo, "saltei" para a loja online de um hipermercado e comparei os preços destas bebidas alternativas com o do leite.
"Mesmo com preços que podem começar nos 0,79 euros, quase o dobro de um litro de leite UHT, estão a conquistar cada vez mais adeptos, numa altura em que o consumo de produtos lácteos está a cair e os produtores se confrontam com excesso de produção e uma vertiginosa queda de preços."
Isto merecia meter uma dúzia de produtores fechados numa sala durante 12 horas a reflectir sobre o que isto quer dizer. O problema não é o preço! 
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Interessante como o mundo muda e os intervenientes continuam influenciados, manietados, cegos, pelas leis do passado.
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OK, o problema não é preço.
Mas o leite é a commodity alimentar por excelência.
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Em que é que uma dúzia de produtores pode apostar para que o seu leite deixe de ser uma commodity? Têm de o entregar às mega-fábricas que os anonimizam? Seria diferente se pudessem vender leite que fosse mais próximo do leite de vaca? Seria diferente se pudessem vender leite que fosse rastreável à sua exploração concreta?
Seria diferente se pudessem vender leite que jogasse a cartada da autenticidade e da proximidade?
Alguém devia mostrar-lhes aquela frase sobre os vinhos do Douro:
«O lucro de 10 mil garrafas de LBV é o mesmo de 400 mil garrafas de Tawny.»
Será que no futuro continuará a fazer sentido trabalhar para uma mega-fábrica a perder dinheiro só porque foi sempre assim que se trabalhou?
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Recordar:
(2012)"he rise of small farms is possible with sales direct to consumers (raw milk certification), direct processed either by working with small local cheesemakers or small yogurt facilities, or creating on farm processing, agritourism, and young farmer incentives."
Escrevi o trecho acima ontem. Hoje, li "Holandês lança queijo tipo gouda "made in" Alentejo". Reparem no que saliento:
"O queijo é feito com o leite, "não pasteurizado e biológico", das 15 vacas da quinta,
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A produção de queijo tipo gouda arrancou em 2010, após a falência da empresa espanhola que comprava o leite produzido na quinta, mas a licença para a sua venda só foi obtida "quase há dois anos".[Moi ici: 3 anos para obter uma licença... a protecção aos incumbentes, a insanidade dos burocratas, ...]
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A ideia de fazer queijo, conta, "esteve adormecida durante mais de 20 anos", mas, com o fim do negócio da venda de leite, lembra que decidiu voltar ao seu "ofício antigo".
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"Optámos por um regime extensivo, sem praticamente [utilizar] rações e só pastagem verde e fenos", assinala, indicando que, desde então, já não vende leite para fora e "todo o leite produzido é para transformação em queijo".
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Uma unidade hoteleira de Évora, um restaurante e um supermercado de Montemor-o-Novo e lojas gourmet e de produtos biológicos de Lisboa e do Algarve são os principais clientes de Jan Anema."
Notas:
  • Estranho que um artigo [o inicial] deste tipo não refira nem uma das críticas e receios que estão a crescer em relação às bebidas de soja.
  • Será que os produtores de arroz podem aproveitar o interesse crescente por leite de arroz?