sexta-feira, dezembro 09, 2011

A inércia cultural


Na última terça-feira à noite, num noticiário televisivo, vi um discurso de Alberto João Jardim. Falava sobre as necessidades financeiras da Madeira e a insensibilidade do governo da república.
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Lembrei-me logo deste postal sobre Zapatero e ainda deste outro, ambos sobre o papel das experiências de vida.
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Do abstract do artigo "Shaped by Booms and Busts: How the Economy Impacts CEO Careers and Management Style" de Antoinette Schoar e Luo Zuo retiro:
"We identify the impact of an exogenous shock to managers’ careers, in particular the business cycle at the career starting date. Economic conditions at the beginning of a manager’s career have lasting effects on the career path and the ultimate outcome as a CEO. CEOs who start in recessions take less time to become CEOs, but end up as CEOs in smaller firms, receive lower compensation, and are more likely to rise through the ranks within a given firm rather than moving across firms and industries. Moreover, managers who start in recessions have more conservative management styles once they become CEOs. These managers spend less in capital expenditures and R&D, have lower leverage, are more diversified across segments, and show more concerns about cost effectiveness."
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Faz todo o sentido pensar no que isto vai representar nos próximos anos... no Estado.
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"Even with its engines on hard reverse, a supertanker can take one mile to come to a stop. This property of mass—resistance to a change in motion—is inertia. In business, inertia is an organization’s unwillingness or inability to adapt to changing circumstances. Even with change programs running at full throttle, it can take many years to alter a large company’s basic functioning."
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Trecho retirado de "Good Strategy, Bad Strategy" de Richard Rumelt.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Mais oportunidades de negócio com base na partilha

A Anabela F. encontrou mais um exemplo de um negócio baseado na partilha:
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"In Munich, car-sharing scheme rewards journeys by bike"
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BTW, a experiência mob car sharing também me parece interessante como conceito. Embora duvide do seu sucesso económico. É preciso flexibilidade para testar e afinar um conceito novo, não sei se os sócios do projecto estarão para aí virados, se poderão olhar para o projecto como uma entidade que tem de se auto-sustentar, dê por onde der...

Vai uma experiência?

Gilmore e Pine em "The Experience Economy - Work is Theatre and Every Business a Stage" ilustram a sua ideia com esta figura:
(a figura do livro ainda inclui mais um estágio, o da transformação que a experiência pode provocar)
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Cada vez mais se fala da experiência. Quando trabalho com empresas, e pensamos na satisfação dos clientes-alvo, concentramos-nos nas experiências que os clientes-alvo procuram e valorizam. Quando lemos Irene Ng vemos a preocupação com a experiência durante o uso, quando estudamos a Service-Dominant Logic percebemos essa preocupação crescente com a experiência.
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Agora leiam este texto "American horror theatre: 'A hand slams into my neck and wrenches me through the darkness'"
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Lembrem-se de "We Are All Weird" de Seth Godin... e leiam também os comentários...

Estranhistão... outra vez

"Chinese residents made over 30 million overseas trips in the first half of 2011 alone, up 20% since 2010.
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For comparison, US citizens made only 37 million outbound air travel trips during the whole of 2010 (Source: China Ministry of Public Security, July 2011; Office of Travel and Tourism Industries, September 2011).
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And that’s just the beginning: The World Tourism Organization has estimated that the total number of outbound tourists from China will reach 100 million by 2020."
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Como o mundo em que vivemos é diferente daquele em que nascemos, e daquele que os demagogos descrevem.

Uma agricultura diferente

"Stewart and Lynda Resnick’s POM Wonderful pomegranate business in an example of acting creatively to generate more demand.
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In 1987, they bought 18,000 acres of nut orchards from Prudential Life Insurance. Among the almond and pistachio trees were 120 acres of pomegranate bushes. “I first wanted to replant this acreage with nut trees, but we decided to keep the bushes,” Stewart recalled. “Our company reports split results by crop and, after a few years, I noticed that we were consistently making more money per acre from the pomegranates than from the nuts.” (Moi ici: Estratificação dos resultados. Estar atento ao que sai fora do que seria de esperar)
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In the 1990s, pomegranates were a very minor crop in the United States, and Americans were largely unfamiliar with them. The fruit had its ancient origins in the Middle East, and many associated it with life-giving properties. In 1998, the Resnicks began to fund research on the properties of pomegranates. The researchers reported that the juice contained even more antioxidants than red wine. (Moi ici: Recordar "Breakaway brands") Further study suggested that the juice might lower blood pressure and that its concentration of flavonoids might help prevent prostate cancer. Since 1998, the Resnicks have donated more than $30 million to research into the fruit’s health benefits. The Resnicks developed a strategy of dramatically increasing the national demand for pomegranates."
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Estão a ver o padrão?
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Não digo que as PMEs agro-alimentares tenham de gastar milhões a suportar a investigação, mas defendo que aproveitem o manancial de informação científica para deixarem de vender fruta e passarem a vender saúde.
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Aproveitar ... breakaway brand

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Estranhistão ... weirdistão

O livro "We are all weird" de Seth Godin é um livro sobre Mongo.
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Em vez de Mongo, Seth chama-lhe Weirdistão, ou, aportuguesando, Estranhistão, ou Invulgaristão.
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"Mass (Moi ici: O mercado de massas, o mass market) is about the center, the big, fat, juicy addressable center. Governments and marketers and teachers have organized around servicing and profiting from mass. And now, the center is melting.
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The distribution of a population is often shaped like a bell curve.
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In 1955, the distribution of behaviors was tightly grouped 
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Not surprisingly, this curve is called a normal distribution. It’s incredibly common in almost any phenomenon you look at (Internet usage, miles commuted to work, length of hair). Something surprising is happening, though. The defenders of mass and normalcy and compliance are discovering that many of the bell curves that describe our behavior are spreading out.
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Se olharmos para a figura deste postal  
É isto que está a acontecer, uma curva de Gauss com um desvio padrão muito, muito elevado, não representa uma população, representa várias populações misturadas... reparem, "várias populações misturadas" no mesmo espaço mas sem perderem a sua individualidade... e o que é isto senão as palavras que usei para justificar a escolha de "Mongo" como a designação da metáfora:
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"O que me deixou incrédulo foi a perspectiva de existirem, num memo planeta, na mesma época, povos com culturas e sobretudo, com níveis tecnológicos tão distintos, não por dificuldade ou pobreza, mas por opção."
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E o que escreve Seth Godin sobre a opção?
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"RICH is my word for someone who can afford to make choices, who has enough resources to do more than merely survive. You don’t need a private plane to be rich, but you do need enough time and food and health and access to be able to interact with the market for stuff and for ideas.
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Human beings prefer to organize in tribes, into groups of people who share a leader or a culture or a definition of normal. And the digital revolution has enabled and amplified these tribes, leaving us with millions of silos, groups of people who respect and admire and support choices that outsiders happily consider weird, but that those of us in the tribe realize are normal (our normal)
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My argument is that the choice to push all of us toward a universal normal merely to help sell more junk to the masses is both inefficient and wrong.
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In this manifesto, I’m not talking about weird by birth, I’m talking about people who are making an affirmative choice to be weird
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Most people who make that choice are paradoxically looking to be accepted. Not by everyone, of course, but by their tribe, by people they admire and hope to be respected by. 
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The weird aren’t loners. They’re not alone, either. The weird are weird because they’ve foregone the comfort and efficiency of mass and instead they’re forming smaller groups, groups where their weirdness is actually expected. The key element of being weird is this: you insist on making a choice."

Rule #1 Exercise boosts brain power

Há vários anos que procuro fazer exercício todos os dias. Depois de vários anos a andar diariamente de bicicleta, percebi que isso era bom para os músculos das pernas mas pouco efeito fazia a nível cardíaco.
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Assim, desde 2007 que abandonei a bicicleta e passei para o jogging, durante anos fiz percursos diários de 3/4 km e, desde há um ano para cá que me tenho aventurado nos de 6, 8, 10 e mesmo 12 km. Hoje em dia a moda anda nos de 8 km.
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Por detrás disto está um investimento destinado a tentar prolongar a minha qualidade de vida, não agora mas lá mais para a frente.
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Em 1980, antes de entrar para a faculdade, praticava atletismo federado e treinava 5 dias por semana... e lembro-me da pedrada que apanhava muitas vezes quando, sobretudo no Inverno, corria 15 a 20 km seguidos. Juro que sentia a descarga das hormonas na corrente sanguínea e uma sensação de bem-estar a invadir-me.
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Praticar exercício, pelos vistos, também gera outras vantagens:
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"How Exercise Benefits the Brain"
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"In people who have the variant and less BDNF activity, “exercise is probably even more important,” he says. “But for everyone, the evidence is very, very strong that physical activity will increase BDNF levels and improve cognitive health.”"
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Em boa verdade, isto não é novidade... John Medina no seu "Brain Rules" elege como primeiro princípio:
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"Rule #1 Exercise boosts brain power. 
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• Our brains were built for walking—12 miles a day! • To improve your thinking skills, move. • Exercise gets blood to your brain, bringing it glucose for energy and oxygen to soak up the toxic electrons that are left over. It also stimulates the protein that keeps neurons connecting. • Aerobic exercise just twice a week halves your risk of general dementia. It cuts your risk of Alzheimer’s by 60 percent."

Para reflexão

Normalmente desconfio destes estudos feitos na secretária, com base em bases de dados de bases de dados de bases de dados. Contudo, como acarreta água ao meu moinho:
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"For the group of best Portuguese companies in terms of financial performance, we found significant statistical differences, at a 0,05 significance level, between the certified and non-certified companies for the following indicators: Sales growth and ratio Operational Results over Asset. The non-certified companies do present on average higher performance than the certified ones."
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Sou contra a certificação?
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Não!
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Vejo é demasiados sistemas da qualidade da treta certificados.
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Trecho retirado de "The economic impact of quality management systems in Portuguese certified companies. Empirical evidence" de Paulo Sampaio, Pedro Saraiva e António Guimarães Rodrigues. Publicado por International Journal of Quality & Reliability Management Vol. 28 No. 9, 2011

Sonharam? Pois continuem...

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Pois continuem...
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"The newer model for starting businesses relies on hypothesis, experiment and testing in the marketplace, from the day a company is founded. That is a sharp break with the traditional approach of drawing up a business plan, setting financial targets, building a finished product and then rolling out the business and hoping to succeed. It was time-consuming and costly.
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The preferred formula today is often called the “lean start-up.” Its foremost proponents include Eric Ries, an engineer, entrepreneur and author who coined the term and is now an entrepreneur in residence at the Harvard Business School, and Steven Blank, a serial entrepreneur, author and lecturer at Stanford.
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The approach emphasizes quickly developing “minimum viable products,” low-cost versions that are shown to customers for reaction, and then improved. Flexibility is the other hallmark. Test business models and ideas, and ruthlessly cull failures and move on to Plan B, Plan C, Plan D and so on — “pivoting,” as the process is known."
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"this spring, the 900 first-year students at the Harvard Business School must start a business as a required course. In teams of six students each, they will be given $3,000 and told to create a start-up that pulls in revenue by the end of the semester, explained Thomas R. Eisenmann, a professor who will oversee the program."
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"Want to be successful? Get your product or service out there now, not after you’ve refined it and made it good. The MBA programs are wrong. Get moving."
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Agora, pensem em Mongo, e pensem na mentalidade de desenrasca portuguesa...
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Agora, um pouco de Richard Rumelt (de "Good Strategy, Bad Strategy"):
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"It is hard to show your skill as a sailor when there is no wind. Similarly, it is in moments of industry transition that skills at strategy are most valuable. (Moi ici: O grau de pureza estratégica tem de aumentar) During the relatively stable periods between episodic transitions, it is difficult for followers to catch the leader, just as it is difficult for one of the two or three leaders to pull far ahead of the others. But in moments of transition, the old pecking order of competitors may be upset and a new order becomes possible."

terça-feira, dezembro 06, 2011

Recordar Lawrence... nada está escrito (parte XIV)

"O Índice de Volume de Negócios da indústria apresentou um aumento homólogo nominal de 2,5% (2,1% no mês anterior), determinado pelas vendas para o mercado externo, que registaram um crescimento de 14,1% em Outubro (12,7% em Setembro). A variação do índice relativo ao mercado nacional foi -4,3% (-4,0% no mês precedente).
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A secção das Indústrias Transformadoras apresentou um aumento homólogo de 13,6% em Outubro (12,8% no mês anterior).
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Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios (Moi ici: Isto da Energia para mim é sempre mixed feelings) determinaram o comportamento do índice deste mercado, ao registarem crescimentos de 95,2% e de 12,3%, respetivamente (36,9% e 9,9% em setembro).
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O agrupamento de Bens de Consumo apresentou uma diminuição de 0,7%, após se ter observado um crescimento de 11,6% no mês anterior. A variação do agrupamento de Bens de Investimento situou-se em 4,6%, inferior em 4,8 p.p. à observada no mês precedente."
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Recortes do boletim do INE.

Um retrato fiel do país que nos trouxe até aqui

"Executivos vêm o apoio às PME como o melhor estímulo para Portugal crescer"
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"Portugal vai estar em profunda recessão em 2012, com a economia a cair 3%, segundo as previsões, mas como estimular o crescimento nos próximos dois anos? À pergunta, 33% dos 207 líderes empresariais inquiridos pela consultora Ernst & Young num estudo sobre a economia nacional responderam que o contributo passa pelo apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME).
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24% consideraram que um dos melhores estímulos é o apoio às indústrias de alta tecnologia e inovação, (Moi ici: Não aprenderam nada com a Qimonda... o estado apoia sempre os perdedores) 19% seleccionaram a necessidade de ser facilitado o acesso ao crédito, 13% escolheram o investimento em projectos de infra-estruturas urbanas, (Moi ici: Que retorno teriam tais "investimentos"? Ainda não aprenderam? A adição é terrível...) 12% identificaram o estreitamento da ligação entre as universidades portuguesas e outras prestigiadas no estrangeiro (Moi ici: Na minha opinião, na relação empresas com universidades e centros de investigação, o problema não é de oferta, é de procura. As empresas não procuram... e mais, por vezes, procuram, e ficam com protótipos inovadores nas mãos que não conseguem rentabilizar... não têm estratégia, nem proposta de valor, nem gente preparada para essa empreitada) e 10% escolheram ainda a redução de custos com mão-de-obra. (Moi ici: Sem comentários...Houve 4% de inquiridos que responderam não saber; 3% não identificaram resposta(s). (Moi ici: A minoria a que estamos remetidos...)
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Estão a imaginar políticos, que fazem afirmações deste calibre "'Não entendo porque não se fala em sanções para quem tem excedentes e não os coloca ao serviço da economia. Não percebo porque é que na União Europeia, os países não ajudam as exportações de economias em situação mais difícil'" (como se os países exportassem, como se não fossem pessoas anónimas como você e eu que ditam o que se compra ou não), a decidir que empresas têm futuro, ou não, e, por isso, "devem" ser apoiadas ou não.
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Julgo que os crentes na estimulogia devem ler este postal sobre os influentes e estudar Goldratt.
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BTW, "In some situations, doing nothing – forever – is the right response. With my tendonitis, doing nothing helped. Sometimes, not trying to fix something is precisely what’s needed to fix it.
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It’s a hard strategy to follow because we have penchant for being proactive. If there’s a problem, we feel better when we attack it aggressively.
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But consider the idea that we might spend a lot of time, effort, and money solving problems that can’t, in fact, be solved with time, effort, and money.
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There’s a lot of talk these days about creating new businesses through incentives. Does the money and effort put into incentives help? According to astudy released by the Kauffman Foundation, the answer is no."
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BTW, a propósito do título "Impostos elevados afugentam investidores estrangeiros", sabem como é que Henrique, O Leão, transformou Lubeck de um covil de piratas, literalmente, na cidade que veio a ser a líder da Liga Hanseática?

Sonhar com o futuro...

"Those in power tend to describe the world as us and not-us. White and non-white citizens. Apple products and non-Apple fans. Mass and non-mass (we even made a fancy French name for it: niche).
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This will get you only so far, and not very far at that. The revolution that we’re living through has many facets, and a profound and overlooked one is that mass is not the center any longer. Us and not-us is a dead end.
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Instead, consider a lens that sees Lisa, Ishita, and Rafit. There is no us. No mass. No center. (Moi ici: É o fim da miudagem, é o fim dos fantasmas estatísticos, é o olhar olhos nos olhos) Our culture is now is a collection of tribes, and each tribe is a community of interests, many of whom get along, some that don’t.
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We all share communication tools. Most of us share the same three or four languages. We all share the same planet. But we’re not the same. We’re people with choices, and we won’t alter those choices merely because we used to have no choice.
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No niches. No mass. Just tribes that care in search of those who would join them or amplify them or yes, sell to them.
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This is not utopia, but it is our future." (Moi ici: Quem mais fala sobre o futuro da vida em Mongo?)
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É com estas palavras que Seth Godin termina o livro "We Are All Weird"... um autêntico manifesto em prol de Mongo!!!
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Vejam mais este sintoma do mundo maravilhoso que aí vem (maravilhoso porque será um mundo de oportunidades para os pequenos...):
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"More than just digital quilting"
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Simplesmente, fascinou-me, deixou-me a sonhar... as aplicações escolhidas que tornaram o tablet de um diferente do tablet de outro, saltam do net e misturam-se com a realidade... uma planta que envia uma mensagem via twitter quando tem falta de água...
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"“The tools of factory production, from electronics assembly to 3D printing, are now available to individuals, in batches as small as a single unit,” writes Chris Anderson, the editor of Wired magazine.
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It is easy to laugh at the idea that hobbyists with 3D printers will change the world. But the original industrial revolution grew out of piecework done at home, and look what became of the clunky computers of the 1970s. The maker movement is worth watching."

Números

Foi interessante a intervenção de Bagão Félix ontem na TVI, ao lado de Medina Carreira. E foi interessante porque foi praticamente toda suportada em números.
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Por exemplo, quando Judite de Sousa argumentava com o escândalo das reformas douradas (e não estou a afirmar que elas possam continuar), Bagão Félix apresentava os números e rapidamente se percebia que são uma gota no meio do oceano... até conseguiu pôr Judite de Sousa a protestar, baixinho, contra pensionistas que recebem a pensão mínima à custa de truques que vigoraram até há uns anos. Adiante...
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Muito pouca gente em Portugal dá atenção aos números... tanto escândalo e indignação, tanto rasgar de vestes por causa de se ter falado da redução de salários no privado... just watch:
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"A breve trecho, 25,9% das PME do comércio e serviço prevê reduzir o pessoal e apenas 9,9% planeia contratar mais gente
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Os planos para a redução da capacidade instalada da empresa também se acentuaram no terceiro trimestre (19,5% contra 13,4% que planeiam aumentar a capacidades) face aos três meses anteriores."
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"Portugal voltou a registar a maior queda na venda a retalho em Outubro a nível europeu, menos 3,3% face ao mês homólogo de 2010. Na comparação anual, Portugal registou um decréscimo de 9,7%, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat."
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Estranhistão

O mundo em que estamos já não é o mundo em que nascemos.
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Reparem bem, uma empresa japonesa monta carros nos Estados Unidos, para os exportar para a Coreia do Sul...
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"Toyota to export Camrys to South Korea - from U.S."
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É um inverter dos fluxos que se construíram e reforçaram nos últimos 30 anos?
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Estranho...

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Personas

Em vez de inundar o potencial cliente com mensagens do tipo:

  • nós fazemos...
  • nós temos...
  • nós pensamos...
  • nós conseguimos...
  • nós ...
Talvez faça sentido desenvolver as personas dos clientes-alvo.
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Recordar este postal e procurar inspiração neste outro "Personas for Customer Development" uma forma de procurar visualizar melhor os clientes-alvo, uma forma de fugir à armadilha do granel da "miudagem" e aproximarmos-nos de pessoas concretas... até lhes ver a côr dos olhos.
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BTW, Seth Godin em "We Are All Weird" escreve:
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"The objects far away may appear more normal than they actually are
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When we see a jogger off in the distance, our brain fills in the gaps. We don’t imagine a red-haired giant, wearing a chartreuse jumpsuit and a Cameron Diaz smile. No, at this distance, we fill in the gaps with our prototype runner, a standard runner, the runner we always use when we imagine a runner. To do anything else seems a waste of time and effort.
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As we get closer, reality intrudes. This isn’t an archetype, it’s an actual person. Short, perhaps, or with just one leg, or limping or wearing street clothes. On close inspection, just about everybody is weird. 
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Average is for marketers who don’t have enough information to be accurate."

A ilustração da corrosão da oferta... ou das expectativas da procura

"Marcas próprias já pesam 36% nas vendas dos supermercados"
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Cada ponto percentual de aumento do peso das marcas brancas nas vendas dos supermercados é uma espécie de ilustração da corrosão a que estão submetidas as ofertas que as empresas fazem.
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Quando uma oferta é velha, madura, copiável... o que conta é o preço.
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O mundo acelerou e quem não percebe isso não percebe nada.
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Quem não acompanha o ritmo vai implodindo (hollowing).
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BTW, e para quem sabe ou consegue diferenciar-se, talvez faça sentido pensar em prateleiras alternativas... lembram-se da Purdue?

Uma explicação

"A strategic resource is a kind of property that is fairly long lasting that has been constructed, developed over time, designed, or discovered by a company and that competitors cannot duplicate without suffering a net economic loss." (Moi ici: Recuemos aos anos 90 do século passado, consideremos o exemplo da indústria portuguesa habituada a competir com mão-de-obra barata, com artigos básicos fáceis de copiar, e com uma moeda em permanente desvalorização)
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"Thus, a strong resource position can obviate the need for sophisticated design-type strategy."  (Moi ici: Não há nada que saber, a mão-de-obra barata e a moeda em desvalorização permanente são vantagens exteriores e a capacidade de produção não tem grandes segredos dado que os artigos são básicos. A preocupação é produzir, produzir cada vez mais, ser eficiente, ter encomendas grandes)
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"The peril of a potent resource position is that success then arrives without careful ongoing strategy work.
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Existing resources can be the lever for the creation of new resources, but they can also be an impediment to innovation. ... strategic resources are embedded deeply within the human fabric of the enterprise, and most firms find this a difficult maneuver. (Moi ici: Reflectir sobre o que está a acontecer, pensar sobre o que pode vir a acontecer... tarefa difícil de introduzir numa empresa onde tudo corre bem)
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A very powerful resource position produces profit without great effort, and it is human nature that the easy life breeds laxity. It is also human nature to associate current profit with recent actions, even though it should be evident that current plenty is the harvest of planting seasons long past. .... Success leads to laxity and bloat, and these lead to decline."
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(Moi ici: A adesão ao euro, uma moeda forte que não dá a boleia fácil da desvalorização política, a adesão da China à OMC e a adesão dos países da Europa de Leste à UE, vieram dar cabo da posição competitiva da indústria portuguesa.)
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"A design-type strategy is an adroit configuration of resources and actions that yields an advantage in a challenging situation. Given a set bundle of resources, the greater the competitive challenge, the greater the need for the clever, tight integration of resources and actions(Moi ici: E onde estava a capacidade, a experiência de vida, capaz de perceber que havia outras formas de competir?.) Given a set level of challenge, higher-quality resources lessen the need for the tight integration of resources and actions. These principles mean that resources and tight coordination are partial substitutes for each other. If the organization has few resources, the challenge can be met only by clever, tight integration. On the other hand, if more resources are available, then less tight integration may be needed. Put differently, the greater the challenge, the greater the need for a good, coherent, design-type strategy. (Moi ici: Desenhar, fazer emergir uma "good, coherent, design-type strategy" implica olhar para o mercado e pensar em formas diferentes de organização, produção, comercialização, divulgação... quem é que estava preparado para isso?) Implicit in these principles is the notion that tight integration comes at some cost. That is, one does not always seek the very highest level of integration in a design for a machine or a business."
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(Moi ici: Foram precisos vários anos ... até que em Marco de 2008, suficientes experiências em primeira-mão deram-me a coragem para o escrever, a transição estava em curso e a ganhar momentum.)
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Trechos retirados do livro "Good Strategy, Bad Strategy" de Richard Rumelt.
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"We discovered that there is no one best strategy; rather, the evolutionary process creates an ecosystem of strategies - an ecosystem that changes over time in Schumpeterian gales of creative destruction."

A narrativa da tríade

Primeiro, esta afirmação de Irene Ng:
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"1. Price
Yes, there is still money to be charged, but increasingly, 'price' is no longer a consequence of a sequential activity. Its not what I get for what I pay for anymore. (Moi ici: Será que a tríade percebe isto?)
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Agora esta outra de Peter Dorman:
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"It would not be an exaggeration to say that there is a central narrative at the introductory level that has hardly changed in at least a generation, perhaps longer.  It presents a system of perfectly competitive markets composed of rational, unconnected agents as the benchmark, from which specific deviations, like externalities, behavioral anomalies, sticky prices, etc., are considered one at a time.  (Moi ici: Costumo escrever no meu cartão "Promotor da concorrência imperfeita e de monopólios informais. Lembram-se do "É inútil!" ou, "A velha academia não tem guião") Most of the interesting and important work in economics is about these deviations.  If you added up all of this innovative research, you would have a composite picture that is exciting, relevant—and light years away from the introductory narrative.
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A huge gap has opened up between the introductory course and the work professional economists are actually doing.  Each departure from the narrative is considered one at a time, even though research has chipped away at all of them.  Unfortunately, this feeds back to the self-understanding of the researchers themselves: they get their central narrative from the vision of Ec 10 (or 101 or whatever) and see their own work as deviating in just one specific way from the benchmark model.  (To get published, this is exactly what you need to show, that your novelty, taken in isolation, enhances the benchmark’s explanatory power.)  Thus the introductory course still looks like a distillation of the research frontier, even though, if you put all the research results together, you would have something quite different.  Consider, for instance, the vast amount of work that has gone into the analysis of cooperation and its relevance in a wide range of economic situations.  Is this work mainstream?  Yes.  Has it entered the core narrative?  No.  It’s just another wrinkle, taken up at one juncture and then put aside when the next wrinkle is introduced."
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Esta é a narrativa da tríade, incapaz de perceber como há gente a trabalhar sistematicamente para promover a concorrência imperfeita e os monopólios informais... nem sonham a anarquia boa que aí vem.

Perceber a evolução do padrão

No próximo ano, não olhem tanto para o número total, procurem antes perceber a evolução do padrão sectorial "Falências diminuem mais de 30% na têxtil, vestuário e calçado".

domingo, dezembro 04, 2011

A 3ª idade que aí vem é muito diferente da 3ª idade que conhecemos em criança

Por várias vezes, ao longo dos anos, tenho usado a frase "Até as tatuadas chegam a avós" para ilustrar que a 3ª idade que aí vem é muito diferente da 3ª idade que conhecemos em criança e que moldou o nosso modelo mental sobre o que é a 3ª idade, sobre o que consome e sobre as suas preferências. Por exemplo:

Ver é mais eloquente do que ler, portanto, aqui vai:
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