sábado, novembro 04, 2023

Fluxo e reservatório

O FT de ontem trazia um artigo sobre a evolução dos chips de computador. Por coincidência, também ontem, durante a caminhada matinal vi este video no Youtube sobre o mesmo tema, "The end of Apple Silicon's reign".

O artigo do FT, intitulado "Chip wars set to change the landscape of personal computing":

"One sign that something is stirring has been the flurry of news around CPUsthe general-purpose processors that power PCs and servers. This week, as Apple unveiled its latest high-end Macs, its new M3 chips were very much the focus.

...

Last week, mobile chipmaker Qualcomm unveiled an Arm-based PC chip of its own. It is the first chip based on designs from Nuvia, a start-up founded by some of Apple's top chip engineers that Qualcomm acquired two years ago, and a sign that a real technology race is breaking out in PC chips.

...

Intel, which dominates the market for PC chips, is doing its best not to sound rattled by all of this. Given the high barriers to entry, it has good reason. 

...

All of this sets up a race in the normally staid world of personal computing, with Intel trying to pull off a rapid series of manufacturing upgrades over the next two years to get back in the lead, Apple digging in to protect the clear lead it has established with its Mac chips, and a new wave of Arm-based PCs hitting the market."

E comecei a pensar na impermanência das empresas grandes; as empresas grandes podem reinar por algum tempo, mas há sempre um momento em que falham. Empresas grandes, mais tarde ou mais cedo resvalam para o foco na eficiência, e isso dita a sua queda. E qualquer coisa neste pensamento fez-me pesquisar no blogue e encontrar, de Setembro de 2012, Contrarian, sempre!!!

E ao ler esse postal ... comecei a fazer ligações para o que tenho escrito aqui recentemente, ou tenho lido recentemente:

"Por isso, enquanto muitos continuam a acreditar na vantagem de ser grande, cada vez mais acredito nas vantagens de se ser pequeno, na paciência com a quota de mercado ou com o volume de vendas.

Ser pequeno pode significar: decidir rapidamente; agir ainda mais rapidamente;    experimentar em escala reduzida; estar mais próximo da tribo; corrigir o tiro inicial muito mais rapidamente; ter mais  paciência e não se amesquinhar por causa do próximo relatório de contas; ter mais paixão.

O que mais me entristece e ver empresas pequenas a pensarem como empresas grandes... uma empresa pequena nunca poderá competir de igual para igual com uma empresa grande. Uma empresa pequena devia concentrar-se em tornar-se uma grande empresa.

Uma empresa pequena pode ser uma grande empresa, assim como uma empresa grande pode nunca ser uma grande empresa.

Uma empresa pequena a caminho de ser uma grande empresa é a empresa que reconhece que o seu campeonato não é o da eficiência, mas o da arte, o da originalidade, o da rapidez, o da flexibilidade, o da proximidade, o da autenticidade, o da tradição, o da diferença... o caminho menos percorrido."

Quando era miúdo muito miúdo, ainda nem andava na escola primária, ouvi a minha mãe a comentar com alguém que "somos um fogo", ou seria "somos uma chama". E nunca me esqueci disso, não sei porquê.

Também as empresas são chamas, são transição, são fluxo até que passam a comportar-se como um reservatório, e em vez de aspirarem ao futuro e à novidade, focam-se na defesa do presente. E o futuro morre, mais depressa ou mais devagar, mas morre. E estas empresas não precisam de ser grandes, também podem ser pequenas. 

sexta-feira, novembro 03, 2023

Análise do contexto (parte VIII)

(Parte VII)


Há tempos li What Fast-Moving Companies Do Differently:

"The Two Dimensions of Speed

When we talk about speed, we consider the two key dimensions that determine how fast a company can move:

  • Speed of insights is a company's ability to quickly sense an emerging market need that it can meet. This includes both 1) identifying the external indicators most relevant to the firm's industry and business to spot trends that suggest latent or emerging demand for a particular type of offering, and 2) being able to quickly see impending developments that could challenge the business in some way.
  • Speed of action is the ability to equally quickly marshal a company's operations to capitalize on the identified trend or need. This means digesting the insights generated, deciding what the company should do in response, and setting the organization in motion to implement those decisions."

Recordo de 2020 - Ter ou não ter fogo no rabo.

Recordo de 2019 - A falta de fogo no rabo.

Interessante ter conversado com pelo menos duas PME nos últimos 30 dias que posso incluir no pequeno grupo de empresas que apostam na velocidade. Acumularam capital, têm graus de liberdade, têm gente que está atenta ao contexto e age!

"Lives of quiet desperation" (parte IV)

Depois de torrados cerca de 400 milhões de euros ... continuam a achar a EFACEC estratégica?

Recordar "Deixem as empresas morrer" ao vivo e a cores.

"A oficialização da privatização da Efacec, ontem, foi um "dia feliz" para o ministro da Economia, António Costa Silva, mas o Estado ainda vai injetar mais 160 milhões de euros na empresa após a venda ao fundo Mutares, além de libertar uma garantia de 72 milhões de euros relacionada com financiamentos da banca." No Correio da Manhã de ontem.


Parte III, Parte II e Parte I.



quinta-feira, novembro 02, 2023

Promover a mudança

"Research has shown that storytelling has a remarkable ability to connect people and inspire them to take action. "Our species thinks in metaphors and learns through stories," the anthropologist Mary Catherine Bateson has written. Tim O'Brien, who has won acclaim for his books about the Vietnam War, put it this way: "Storytelling is the essential human activity. The harder the situation, the more essential it is." When your organization needs to make a big change, stories will help you convey not only why it needs to transform but also what the future will look like in specific, vivid terms.

In this article we outline an effective way to leverage the power of storytelling, drawing on decades of combined experience helping senior executives lead large-scale change initiatives. There are four key steps: Understand your story so well that you can describe it in simple terms; honor the past; articulate a mandate for change; and lay out a rigorous and optimistic path forward."

Vale a pena a leitura.

Trecho retirado de "Storytelling That Drives Bold Change

terça-feira, outubro 31, 2023

Os factos não são entidades objetivas e independentes

Uma excelente conversa entre Jordan Peterson e Donald Hoffman, "Is Reality an Illusion?". Então o clipe que começa aos 19:19 sobre os pragmatistas, e as implicações do darwinismo para a Ontologia, é qualquer coisa.

O excerto discute como os pragmatistas, influenciados pelo seu estudo da teoria darwiniana, perceberam que esta tinha implicações significativas tanto para a ontologia (o estudo da realidade) como para a epistemologia (a teoria do conhecimento). Eles notaram que, ao aceitar algo como um facto, muitas vezes ignoramos as condições que tornam esse facto uma realidade. 

Os pragmatistas argumentam que os factos não são entidades objectivas e independentes; em vez disso, estão inseridos num sistema motivacional. Isto desafia a noção tradicional de materialismo objetivo, em que os factos são vistos como separados da motivação.

A ideia chave é que, de acordo com os pragmatistas, os factos são motivados pelas condições e restrições em que existem. Esta perspetiva complica o conceito de uma realidade totalmente objetiva, uma vez que os factos estão intimamente ligados ao contexto em que são estabelecidos.

Nós não vemos a realidade, nós vemos uma simplificação da realidade, apurada pela evolução em busca do melhor fitness payoff.

Será interessante perceber como a realidade será percepcionada por aliens sujeitos a outro perfil evolutivo e motivational.

segunda-feira, outubro 30, 2023

Falta a parte dolorosa da transição (Parte VII)

Parte VI.
"Os dados da Informa D&B mostram que, entre janeiro e setembro deste ano, o número de insolvências da indústria da moda, que inclui precisamente o têxtil, o vestuário e o calçado, aumentou 95%, face a igual período do ano passado, passando de 82 para 160 falências.
Também a indústria metalúrgica registou um aumento no número de desempregados registados, num total de pouco mais de três mil, em setembro, o que corresponde a um aumento homólogo de 4,5%.
Alemanha é o principal mercado de destino quer das exportações de calçado quer da metalurgia e, ainda, ontem, o boletim mensal do Bundesbank indicava que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão deverá ter-se "contraído ligeiramente no terceiro trimestre", apontando vários fatores, como a debilidade da procura externa de produtos industriais e o aumento dos custos de financiamento, que estão a travar a economia local." (fonte)

Onde está o capital e o know-how para criar os empregos do nível seguinte na linha horizontal dos flying geese? 

Como diz Joaquim Aguiar, não há capital em Portugal, só dívida. Precisamos da receita irlandesa. Quanto a know-how ... duvido que haja para estes novos negócios.

Mastering ISO Auditing Practice: A Practical Guide for Internal Auditor

Acabo de publicar o meu mais recente ebook na Amazon:


"Mastering ISO Auditing Practice: A Practical Guide for Internal Auditors".

Começo o livro com "Who is this book for?" cá vai a resposta:

"Our goal is to target a specific audience: individuals who have recently completed a course for management system internal auditors but are now encountering challenges when applying their knowledge in real-world situations, despite having a good understanding of the theory. This book is intended for internal auditors who aspire to progress and gain recognition in their field. It is not intended for those who view audits as a mere obligation, but rather for those who strive to establish themselves as auditors and deliver reliable conclusions.
 
It is important to note that this book does not aim to comprehensively cover every aspect of internal audits. You received that during your course. Instead, we have prepared the content based on our firsthand experiences in the field. We have identified pain points that often challenge less experienced auditors during their management system internal audits.

Within these pages, you will find a focused exploration of areas that tend to perplex auditors, even after they have completed the theoretical aspects of their internal audit training. Although the theoretical foundation is critical, real-world applications can sometimes be a puzzle of their own. This book serves as a supplement, bridging the gap between theory and practice, helping you bridge the divide between what you have learned and what you will encounter in the field."


domingo, outubro 29, 2023

Curiosidade do dia

Acredito que o cidadão comum não percebe a relação entre o seu voto e as suas consequências, as consequências das escolhas que faz.

30 de Janeiro de 2022, eleições legislativas. 

Escolhas:

  • Chaves - PS - 41,57% 
  • Montalegre - PS - 46,74%
  • Ribeira de Pena - PS - 47,36%

Falta a parte dolorosa da transição (Parte VI)

Como já escrevi aqui muitas vezes a Economia não é como a Física Newtoniana ou de Galileu. O que é verdade hoje amanhã é mentira, e vice versa (aqui por verdade entenda-se o que resulta, não esquecer os modelos de Lindgren). 

Oiço e leio muita gente com ideias e explicações sobre a baixa produtividade de Portugal face à média europeia. No entanto, julgo não andar longe da verdade ao dizer que este anónimo engenheiro da província tem uma explicação que foge do mainstream.

Em séries como "Falta a parte dolorosa da transição" (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV e Parte V) explano as minhas ideias ( a parte I faz ligação a postais mais antigos, por exemplo, uma outra série "Deixem as empresas morrer") que começaram quando descobri Maliranta e a experiência finlandesa.

A produtividade de um país sobe marginalmente quando o somatório das empresas existentes aumentam a sua produtividade, mas para dar saltos de produtividade, o perfil das empresas existentes numa economia no momento t tem de dar lugar a outro perfil no momento t+1 (por perfil entenda-se distribuição de empresas pelos vários sectores económicos). Esta percepção é terrível porque os políticos têm medo dela, porque pressupõe entender o "modelo flying geese" e o problema da competitividade no Uganda (ambos apresentados na referida Parte I acima). Como mete medo, os políticos correm a despejar dinheiro nas empresas existentes para que mudem e aumentem a produtividade, mas o dinheiro é quase sempre usado para defender o passado, em vez de construir o futuro, como Spender ilustrou de forma magistral.

Há semanas que ando a namorar a ideia de comparar a evolução do perfil económico de países ao longo do tempo. Gostava de começar nos anos 60 e perceber a evolução até ao final da primeira década do século XXI. Ainda não o consegui, nem com a IA (falha minha). No entanto, ontem fiz uma pesquisa que me levou a este site da entidade estatística dinamarquesa. A partir daí criei esta tabela com a evolução do número de empresas e da facturação global por sector económico ligado à manufactura.


Sublinhei os sectores que cresceram acima ou abaixo de 20%. E ainda aqueles que cresceram a facturação em mais de 200%.

Interessante o crescimento do número de empresas a par da redução da facturação. Presumo que seja o crescimento da produção artesanal e a alteração de comportamentos de consumidores.

Interessante a redução daquilo a que chamamos "sectores tradicionais"... aprendi tanto com Eric Reinert: "a nation - just as a person - still cannot break such vicious circles without changing professions."

Agora isto fica ainda mais interessante quanto acrescentamos a evolução do número de trabalhadores a tempo inteiro:

Só há 3 sectores a crescerem em número de trabalhadores: o farmacêutico, o fabrico de motores eléctricos e o fabrico de produtos electrónicos. Uma ilustração dos flying geese:

Para onde vão os trabalhadores? Para os serviços! Onde a produtividade é maior.

sábado, outubro 28, 2023

Para chatear auditores da treta

Ainda me lembro da primeira vez que num projecto em que era o consultor que apoiou a implementação do sistema da qualidade segundo a ISO 9001:2015 ter apanhado esta não-conformidade, com surpresa, durante a auditoria de concessão.

Ainda no ano passado, durante uma auditoria interna num outro projecto, o auditor escolhido resolveu brindar-nos com a mesma não-conformidade.


Tenho de mandar a esses auditores o link para o site da Comissão Técnica 176 da ISO que lida com as interpretações.

Pergunta:

"Is it mandatory for the organization to maintain or retain documented information as evidence of communication to outside suppliers of their requirements for control and monitoring of those requirements to be applied by the organization? (8.4.3)"

Contexto que suporta a pergunta:

"It has been common for certification bodies to require that the organization retain documented evidence that it has made such a communication, not only accepting verbal communication."

Interpretação:

"No"

Racional para a interpretação:

"Clause 8.4.3 (Information for external providers) does not include any requirement to maintain or retain documented information."

Como ouvi uma consultora dizer: "Os auditores reúnem-se num retiro e aprendem estas cenas ditas por um qualquer guru. Eles têm de parecer gurus, não há não-conformidades, inventam-se."

ISO/TC 176/SC 2 Listing of Approved Interpretations against ISO 9001:2015


sexta-feira, outubro 27, 2023

Contract manufacturing? (parte II)

Em Julho de 2008 criei o esquema acima.

Quando as taxas de juro aumentam, as exigências de rentabilidade das empresas aumentam.
Quais as consequências desse aumento de exigência de rentabilidade?

Projectos menos rentáveis são abandonados.
Apenas projectos mais rentáveis são iniciados ou mantidos.

Segundo um artigo recente da revista Business of Fashion, algumas das maiores corporações na área da  beleza, como a Unilever e a L'Oréal, estão a vender algumas linhas consideradas centrais no passado, e seguir uma abordagem muito mais selectiva nas fusões e aquisições. Esta tendência é impulsionada pelo desejo de se concentrarem em marcas com provas de desempenho de que podem ser levadas para mercados maiores, bem como pela necessidade de se adaptarem às mudanças nas preferências dos consumidores. À medida que demografias mais jovens, como a Geração Z, se tornam um ponto de foco para o sector, a inovação de produtos e o envolvimento digital tornaram-se fundamentais para a retenção de clientes e a visibilidade das receitas. Os investidores financeiros também se tornaram mais selectivos nas suas buscas de aquisição, devido aos custos elevados de financiamento e à incerteza nas previsões. 

Aquele sublinhado lá em cima faz-me confusão. Hei! Mas eu só sou um anónimo engenheiro da província.

Como se aumenta a rentabilidade?
  • aumentando o preço médio, ou
  • baixando o custo médio.
Ao apostar em marcas com potencial para serem levadas para mercados maiores, estamos a falar de marcas que têm de apelar ao centrão, não podem ser disruptivas. Ou seja, o aumento da rentabilidade não será por aumento do preço médio, mas pela redução do custo médio. Uma pena!

Segundo este artigo:

"Skincare remains a prominent focus, constituting 46.2% of year-to-date transactions due to the high-margin profile of many skincare brands, making them attractive for both strategic and financial buyers.

Strategic buyers have been leading M&A activity, accounting for the majority of transactions. Large strategic buyers are showing renewed interest in transformative acquisitions, which is indicated by recent high-valuation deals.

Financial buyers have been cautious, influenced by elevated financing costs and a need for greater pricing transparency. However, there are signs of a rebound in private equity investment activity, especially in the Contract Manufacturing segment.

The Contract Manufacturing segment is gaining interest due to its predictable revenue streams and scalability. Outsourced partners with established client bases are becoming attractive, and private equity firms are considering buy-and-build strategies in this space."

Entretanto neste outro artigo:

"Where to play will become just as important a question as how to win, given the changing underlying growth tailwinds. The changing dynamics will render the industry's largely homogenous global playbooks of the past decades less effective and require brands to reassess their global strategies and introduce greater nuance and tailoring.

Geographic diversification will become more essential than ever. It was just recently, for example, that brands could focus their footprints on the industry's two top countries: China and the United States. Both countries will remain mighty forces for the industry, with the beauty market expected to reach $96 billion in China and $114 billion in North America by 2027."

Outra vez o "contract manufacturing".

Outra vez a ilusão das empresas grandes com o modelo económico do século XX. 

quinta-feira, outubro 26, 2023

Contract manufacturing? (parte I)

Contract Manufacturing tem condições para crescer nestes tempos de recessão.

O NYT de ontem traz um artigo sobre as marcas brancas ... segundo o artigo, há muito que deixaram de ser marcas brancas, agora são marcas das lojas, com produtos tão bons quanto os das marcas de fabricante, mas com um preço 75% mais baixo.

"The snack chips had become pretty pricey.

For years, customers stopping at Casey's General Stores, a convenience store chain in the Midwest, hadn't thought twice about snagging a soda and a bag of Lay's or Doritos chips. But over the last year, as the price of a bag of chips soared and some customers felt squeezed by the high cost of gas and other expenses, they began picking up Casey's less-expensive store brand.

So Casey's began stocking more of its own chips, in a variety of new flavors. This summer, Casey's brand made up a quarter of all bags of chips sold, eating into the sales of big brands like Frito-Lay, which is owned by PepsiCo.

...

But with retailers now expanding their store-owned food and beverage offerings, consumers are slowly shifting their spending. Overall, private-label foods and beverages have crept up to a 20.6 percent share of grocery dollars from 18.7 percent before the pandemic, according to the market research firm Circana.

But a deeper look at some categories reveals private-label goods are gaining significant ground on national brands. Private labels snagged 38 percent of canned vegetable sales in the three months that ended June 30, according to Numerator, another market research firm. Numerator's data also shows private-label cheese held 45 percent of the market and coffee nearly 15 percent.

The shift in spending reflects a customer base that is nearing or at its tipping point. Inflation, which climbed to 3.7 percent in September, is running at a less rapid pace than a year ago, but millions of shoppers still face increasingly high prices in grocery stores.

...

"Consumers are trading down," said Rupesh D. Parikh, an equity analyst at Oppenheimer & Company who covers food, grocery and consumer products. He recently bought a box of Kellogg's Mini Wheats cereal at Walmart along with the Walmart version. "The Kellogg's cereal was 75 percent more expensive, and I couldn't tell the difference between them," he said.

Big brands, in response, are already starting to offer small sale prices on certain foods, like salty snacks. "The question is how deep they are willing to go in promotions," Mr. Parikh said." ... Retailers are offering customers "belly fillers" basic foods at low prices that are virtual clones of national brands, but they are also hunting for ways to differentiate themselves,"

Trechos retirados de "Those Doritos Too Expensive? Stores Offer Their Own Version."

Quem produz para a distribuição fazer concorrência às marcas de fabricante? O contract manufacturing.

quarta-feira, outubro 25, 2023

Curiosidade do dia

O editorial do JdN de hoje, "A discussão que se segue" termina com:

"Talvez fosse mais útil fazer uma discussão mais profunda sobre se devemos continuar a ter governos viciados na fórmula fácil da receita fiscal e pouco abertos a olhar para a despesa estrutural."

Para haver uma discussão profunda têm de existir duas partes. Em termos eleitorais qual a dimensão da parte interessada em afrontar a imensa mole de interesses instalados à mesa do orçamento? Desde as associações empresariais e os partidos de extrema direita, até aos de extrema esquerda mais os seus grupos amestrados, mais os reformados, pensionistas e dependentes dos apoios sociais, está o país quase todo.


Heresias

Ando a ler Dominion de Tom Holland. É fascinante perceber como 150 anos depois de Cristo havia uma multidão de crenças e variantes acerca da pregação de Jesus. Só por volta do ano 180 nasceu a ideia de um canon. Só por volta do ano 325 apareceu o Credo de Niceia, mais por imposição política do imperador Constantino que queria aproveitar o cristianismo para uma religio de estado. Interessante perceber como evoluiu a relação dos cristãos ricos com a riqueza. 

Por exemplo, Santo Agostinho achava que os pobres não eram mais puros de coração do que os ricos. Para ele, todos estavam perdidos. "Abandonem o orgulho, e o dinheiro não fará qualquer mal."

Entretanto, ontem li "John Gray's The New Leviathans - is the world doomed to get worse?"e não pude deixar de pensar em Mongo e num postal sobre as ideias de Fukuyama, Mongo, tribos e política.

"They all have in their sights what Gray regards as a distinctively modern myth: the conviction that humanity is moving towards a common destination - a combination of liberal democracy, laissez-faire economics and scientific progress. Recent history - from the débâcle of nation-building in Iraq, through the global financial crisis to the sharpening of geopolitical tensions between the US and China - seems to encourage the conclusion that it will be later rather than sooner. [Moi ici: A minha convicção dos anos 70 e destruída pelos separatistas islâmicos das Filipinas algures a meio da década de 90 - 1 Origem de uma metáfora]

Central to most versions of liberalism, in Gray's sceptical view, is a faith in the "corrigibility and improvability of all social institutions and political arrangements". But it does not follow from this assault on liberal optimism that Gray believes social or political progress to be impossible. Rather, the hard lesson he wants readers to take from the new book is that it is always, and everywhere, precarious and provisional.

It is a fact of our natures that human beings have conflicting needs and demands; social peace "is a truce, partial and temporary, between humankind and itself." What political philosophers call the state of nature - in which, as the 17th-century English thinker Thomas Hobbes famously put it, life is "solitary, poor, nasty, brutish, and short" - is never far away. [Moi ici: Interessante como isto se relaciona com as ideias de Tom Holland. O Cristianismo como uma força fundamental na formação da civilização ocidental, influenciando tudo, desde a política e a moral até a arte e a literatura. Quando como sociedade nos afastamos dele, recordar "Deus morreu!" de Nietzsche, o deslaçamento dos valores vai progredindo, da corrupção à celebração da barbárie nas ruas. Até aos "cabritas reis"]

...

He is much more convincing, however, when he suggests that wokeism is a "footnote to Christianity" [Moi ici: Algo que julgo Tom Holland também partilha] sustained by the belief that the world is perfectible. In fact, on Gray's account of the "psychology of the political believer", the same is true of liberalism itself, which, like all large-scale projects of human emancipation (including communism and socialism), is so much spilt religion."

Heresia - “Heresy” comes from the Greek verb hairein, which means to choose. The idea is, heresy is the result of choosing one thing that is true and then running with it until it distorts everything else. Eu, que partilho das ideias liberais acredito que os seus maiores inimigos são os liberais sem freio.

terça-feira, outubro 24, 2023

Mais um absurdo

No FT de ontem o artigo "Is the secret to employee happiness not working?" é muito interessante e vai ao arrepio do mainstream:

"Such perks [Moi ici: Dias de folga extra] are in recognition of the growing concern about wellbeing. A report this year by the American Psychological Association found 77 per cent of workers experienced workrelated stress in the previous month, while 57 per cent indicated signs of workplace burnout, such as emotional exhaustion.

...

Research in the Journal of Advanced Nursing found that people taking "mental health days" were more likely to report problems at work, as well as mental health issues. The authors concluded that wellbeing days were only dealing with the symptoms of overwork, and that other, earlier interventions might have been more effective in preventing problems in the first place.

Moss says: "If we aren't tackling the root causes of burnout and the chronic stressors at work - mental health days become a band-aid solution."

Julgo que já tive esta conversa com o parceiro das conversas oxigenadoras, usam-se aspirinas para lidar com os sintomas e não se vai às causas-raiz.

Pensando bem, é um bocado absurdo, o segredo para o bem estar no local de trabalho é ... não trabalhar.

Como aprendi na semana passada: No Ocidente acredita-se cada vez mais naquilo que soa bem e parece bem, do que no que naquilo que funciona e resulta.

segunda-feira, outubro 23, 2023

O mundo é um lugar heterogéneo (Mongo)

Uma das citações na coluna das mesmas é:

"When something is commoditized, an adjacent market becomes valuable"

 Algo que escrevi aqui no blogue pela primeira vez em 2013.

Penso:

"In some markets, the rise of a discontinuous technology, besides posing a substitute threat to the old technology, further exposes niche segments where customers continue to favor the old technology. This paper predicts that within such a market, as competitors increasingly adopt the new technology for varied motives, firms sticking with the old technology may see their performance declining before rebounding and potentially reaching new heights.
...
this paper further emphasizes the importance of attending to the inherent heterogeneity of a demand context in analyzing the dynamics of technological change and its performance implications at both the market and firm levels. Such demand heterogeneity, due to varied sources, may preserve niche opportunities in a market for an old technology, preventing it from complete displacement by the new technology. This subsequently makes it possible for firms sticking with the old technology to thrive for an unexpectedly long period despite the rise of a new technology with superior functionality."

O mundo é como o planeta Mongo, uma paisagem muito enrugada.  

domingo, outubro 22, 2023

Estratégia e os 5 Ps, ou será demasiado far fetch(ed)?

Recordo de 2014, "Sinais de que uma empresa não tem uma estratégia".

Recordo também, sobre a Farfetch Definitivamente não recomendado a ... (de Outubro de 2020).

Ontem li "Farfetch: What Went Wrong?":

"this week, as we waited for a ruling from the European Commission on the company’s plan to acquire a 47.5 percent stake in its rival, Yoox Net-a-Porter Group, many analysts noted that Farfetch shares have lost 97 percent of their value in the last two years, a spectacular drop. Its market capitalisation has plummeted from a pandemic high of $26 billion in February 2021 to just over $600 million today.

...

I’ve been thinking about how things went so wrong at Farfetch, and my thoughts kept coming back to this: the fashion industry and the financial markets no longer understand the company’s increasingly complex vision and have little faith that the company, which has never consistently made a profit, can get back on track.

In 2015, the company began a spree of acquisitions, starting with Browns (meaning that Farfetch would now be taking on inventory and operating physical stores), the intellectual property from Condé Nast’s failed e-commerce venture Style.com (a brand that the company has never used), sneaker reseller Stadium Goods in 2018 (which moved Farfetch into the resale business and further into physical retail), New Guards Group in August 2019 (meaning that Farfetch now operated brands like Off-White and Palm Angels, including design, manufacturing and even more physical retail), and in 2022, Violet Grey. (The company was Farfetch’s first move into beauty and, according to a source who spoke to The Business of Beauty, is now up for sale).

In addition to these acquisitions, Farfetch now also operates white-label platform solutions for a variety of brands and retailers, including Neiman Marcus (into which it invested $200 million as part of an unusual deal), a business in China in partnership with Richemont and Alibaba and its original business which now works more than 1400 sellers in 50 countries.

The cautionary tale here for any entrepreneur taking on huge amounts of funding is the importance of maintaining focus. Over the years, as Farfetch went on its acquisition spree, it drifted further and further away from its original vision of being a technology platform for the fashion industry. As tempting as it may be to raise more money and acquire scale (and, sometimes profitability, as was the case with New Guards Group) through acquisitions, when you start stitching together so many disparate pieces you end up with a patchwork quilt that nobody understands."

Fiquei a pensar num velho artigo de Mintzberg, do Outono de 1987, "Five Ps for Strategy" publicado pela California Management Review, e que recordei aqui em 2008 em O que é 'estratégia' ?

sábado, outubro 21, 2023

"humans with Al will replace humans without Al"

Há cerca de um mês e meio em E na sua empresa, como está a ser aproveitada a AI? recordava uma frase de Kasparov:

"Algures li uma afirmação de Kasparov que dizia que um grande mestre perdia sempre contra um supercomputador, mas que um jogador mediano com um computador mediano, juntos batiam sempre o supercomputador."

Agora em "Training with Al: Evidence from chess computers" encontro:

"Using the case study of chess computers, we examine the linkage between Al-backed simulation and learning strategic interactions. It is plausible that Al will democratize opportunities to learn strategic-and potentially more broadly social-interactions. If so, Al may become a game changer well beyond the game of chess. While it has often been asked whether Al will replace humans, our study suggests that a more imminent change may be that humans with Al will replace humans without Al."

Again, como é que na sua empresa está a ser testada, usada, aproveitada a AI? 

sexta-feira, outubro 20, 2023

Vai ser um choque interessante

Há quem defenda que a perda de um mandato pelo Labour numa circunscrição de Londres tradicionalmente trabalhista deveu-se ao ataque contra o automobilista por parte do mayor da cidade. Achei um exagero.

Depois, à cerca de duas semanas, a meio desta entrevista (ao minuto 36), "Piers Morgan VS Jordan Peterson The Full Interview #2", ouvi:

"you can tell the tyrants, they hate two things, they hate comedians and they hate cars"

Achei estranha esta referência aos carros.

Depois, no WSJ de 6 de Outubro passado descobri "The Culture War Is Coming for Your Car":

"Forget race. Forget sex. Forget immigration. The mother of all culture wars is breaking out, and its subject is the car. The automobile has long been a policy flashpoint, with the paramount issue being where it should be able to roam. This was the heart of the brutal urban-planning battles of the mid-20th century, which were fought over the need for and placement of new highways.

...

The problem with the personal car isn't its direct climate impact. Road transport, including trucking, accounts for 12% of global carbon emissions. Electric vehicles aren't an obvious means of reducing overall emissions, especially once you factor in their dirty supply chains and the coal-fired power that often charges them.

Rather, the car is a focus for the war on carbon because it's so visible. An electric vehicle is the most conspicuous, although perhaps not the most effective, thing a household can do in service of reducing global emissions. The corollary, however, is that if a household insists on buying and driving a gasoline or diesel car, it signifies that some concern other than climate is more important-cost and convenience often at the top of the list.

The car is becoming a cultural flashpoint because it is where climate-apocalypse proselytizing meets antielitist pragmatism. Both sides increasingly understand their fundamental values are at stake."

Esta semana descobri que uma petição pública por causa do IUC para veículos anteriores a 2008 já ultrapassou os 200 mil subscritores neste país sem sal.

O que fará o governo, recuará? 

Eu duvido que as pessoas consigam relacionar o seu voto com as consequências do seu voto.