segunda-feira, outubro 30, 2023

Falta a parte dolorosa da transição (Parte VII)

Parte VI.
"Os dados da Informa D&B mostram que, entre janeiro e setembro deste ano, o número de insolvências da indústria da moda, que inclui precisamente o têxtil, o vestuário e o calçado, aumentou 95%, face a igual período do ano passado, passando de 82 para 160 falências.
Também a indústria metalúrgica registou um aumento no número de desempregados registados, num total de pouco mais de três mil, em setembro, o que corresponde a um aumento homólogo de 4,5%.
Alemanha é o principal mercado de destino quer das exportações de calçado quer da metalurgia e, ainda, ontem, o boletim mensal do Bundesbank indicava que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão deverá ter-se "contraído ligeiramente no terceiro trimestre", apontando vários fatores, como a debilidade da procura externa de produtos industriais e o aumento dos custos de financiamento, que estão a travar a economia local." (fonte)

Onde está o capital e o know-how para criar os empregos do nível seguinte na linha horizontal dos flying geese? 

Como diz Joaquim Aguiar, não há capital em Portugal, só dívida. Precisamos da receita irlandesa. Quanto a know-how ... duvido que haja para estes novos negócios.

Sem comentários: