sábado, novembro 16, 2013

Do produto preto, sem nada, fizemos um capacete fashion”

Cartão de visita:
"Em 2012, a Nexxpro viu o negócio crescer 41%."
 O truque?
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Diferenciação:
"“Em França e em Itália, quase chegámos a número um! Fomos apelidados pelo Le Monde de costureiros de capacetes porque os reinventámos. Do produto preto, sem nada, fizemos um capacete fashion”"
Trecho retirado de "Os costureiros de capacetes"

Os mexicanos não acreditam no Krugman

"Mexicans are leaving the US and taking their money with them"
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Os mexicanos não acreditam no Krugman... não acreditam na treta de entregar a enxada à "comprativa"

Preparar o futuro

Uma referência a uma empresa com um cantinho no meu coração, a Normax, em "Pipetas preferidas em 60 países".
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Quando frequentava o 10º e o 11º ano de escolaridade e tinha a disciplina de Quimicotécnia, a química qualitativa fascinava-me a ponto de com as parcas economias que conseguia juntar começar a montar um laboratório no quarto. O material de vidro adquiria-o numa representação da Normax na Rua Santos Pousada no Porto e os reagentes adquiria-os na Drogaria Moura próxima do Mercado Ferreira Borges.
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Ainda esta semana, a fazer horas para uma sessão de formação numa Faculdade de Farmácia, passou por mim um funcionário com um carrinho cheio de material de vidro, sobretudo pipetas. Depois, durante a formação, comentei com os formandos, que os alunos que estão a trabalhar e a fazer tudo à mão com material de vidro, quando forem para um laboratório de análises ... vão trabalhar com aparelhos mais ou menos sofisticados e material de vidro ... nada.
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Assim, espero que a Normax esteja ciente dessa evolução... pode optar por seguir uma estratégia dedicada a fazer render até ao fim o que tem e sabe fazer. Ou pode, procurar outros mercados, numa diversificação de utilizações e fins. Lê-se o artigo fica-se logo com a cabeça a fervilhar de hipóteses estratégicas referidas (diversidade ou concentração)

Somos todos alemães (parte ?)

Há anos escrevi aqui que temos de ser como os alemães. O primeiro postal de uma série com mais de 10 partes foi "Somos todos alemães".
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Quando a UTAO não percebe como é que os empresários portugueses aumentam os preços e, ainda conseguem ganhar quotas de mercado na exportação, é porque ainda não descobriu o truque alemão.
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Ontem, via twitter, o @38º enviou-me este texto "In spite of currency disadvantage, Germany competes on brand". Interessante:
"So how does Germany compete so successfully in spite of this currency disadvantage? The answer seems to be that Germany can compete on brand strength even at higher prices.
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CIBC: - The [euro] strength against the yen will persist, a challenge largely for German exporters as they compete closely in areas such as autos and electronics. However, with many consumers prepared to pay a premium for German engineering, its exports are often less sensitive to price changes.
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Indeed when compared with its Eurozone peers, German exporters boast the least price-sensitive merchandise."
É seguir o evangelho do valor.

sexta-feira, novembro 15, 2013

Um mercado potencial tremendo...

Dedicado aos que não são capazes de ver as oportunidades:
"At the same time, the Chinese are very brand conscious, as is shown by their fondness of luxury brands. According to Bain & Co., the luxury sales market in greater China is expected to grow by 6-8% this year, to exceed $35B — making it second only to America.
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In 2012, Chinese took 83M foreign trips, up by 18.4% from the previous year. These experiences, along with technology development and social media channels, have helped Chinese consumers become more informed and sophisticated. For example, many Chinese travel overseas to buy branded products, as it is much cheaper than in China. Similarly, Chinese are now looking for subtler ways to signal their status by avoiding brands that have loud logos."

Trechos retirados de "Understanding Chinese Consumers"

Imaginem um certo governo por cá

Imaginem um certo governo por cá.
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Perante algo assim "FCC estuda despedir mais de 40% dos trabalhadores da construção em Espanha".
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Equacionar-se-ia a construção de mais 2 ou 3 autoestradas paralelas entre Porto e Lisboa...

Um exemplo do potencial de revolução na cadeia de fornecimento de certos clusters

Daqui "Rolls-Royce plans 3D printing for jet engine parts":
3D printing opens up new possibilities, new design space,” Dr Wapenhans told a round-table for journalists in Dahlewitz, outside Berlin. “Through the 3D printing process, you’re not constrained [by] having to get a tool in to create a shape. You can create any shape you like.” (Moi ici: Mongo rules!!! Diversidade, diversidade, diversidade!!!)
The Rolls-Royce executive said the technology could be used to reduce the weight of parts such as brackets.
He said: “There are studies that show one can create better lightweight structures, because you just take the analogy of what nature does and how bones are built up – they’re not solid material.
“And so things that are simple things like brackets can be made a lot lighter.”
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General Electric said recently that the company plans to expand the use of 3D printing, including creating fuel nozzles for jet engines.
Last year GE Aviation acquired two privately held companies in Cincinnati which specialise in 3D printing, also called additive manufacturing.
Companies such as Siemens and BMW are among those developing applications for additive manufacturing.
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Dr Wapenhans said that use of 3D printing would enable Rolls-Royce to slash lead times. The company would gain an “inventory advantage,” with less need to store parts, he noted.
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“Even if it takes, you know, a week to print, that’s still a lot faster.”
Sales of 3D printers and related services rose to $2.2bn last year, and are estimated to rise to about $6bn annually by 2017, according to a forecast from consultancy Wohlers Associates."

O exemplo do mobiliário

"As exportações de mobiliário e colchoaria subiram 15% em Setembro, contribuindo um crescimento acumulado de 9% até ao fecho do terceiro trimestre, correspondente à venda de 881 milhões de euros ao exterior. Metade é de “mobiliário para casa e outros fins”, 40% de assentos (excluindo para automóveis e aeronaves), (Moi ici: Deve ser em grande parte para fornecer o IKEA via Aquinos... BTW, vejam a importância que dão site, a novidade é uma notícia de... 2008) 7,8% de colchoaria e 1,6% de mobiliário de Medicina, que, em termos relativos, continua a registar o melhor comportamento." (Moi ici: Interessante esta aposta no mobiliário técnico especializado, julgo que há um peso forte das cadeiras para consultórios dentários)

Trechos retirados de "França reforça liderança nas compras de mobiliário português"

BTW, para França os preços devem estar tão espremidinhos!!! Será que ainda ganham dinheiro a sério?

Mais sintomas de Mongo - Freelancing

Daqui "Why everybody's going freelance" e daqui "More workers choose independence":
"More Americans are declaring their independence: as in the 17 million that self-indentified as indepenendent workers--as in freelancers, temps, self-employed consultants and the like--as of May 2013, up 10% from 2011."
Daqui "Before You Go Freelance, Read This":
"A 2004 research study of 1,000 people by the Work Foundation suggests I’m not alone: More than 80% of those surveyed who were self-employed said they were satisfied or very satisfied with their jobs.”
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In a world where job security is a quaint 20th century artifact, perhaps evolving an independent, freelance career for oneself is a cleverly Darwinian means of survival."
No meu caso foi perceber que queria especializar-me em algo que gostava e perceber que não fazia nenhum sentido para a maioria das empresas ter esse especialista nos seus quadros a tempo inteiro. Como eu dizia:
"Elas só precisam de alguém que aprenda até ao j.
Eu quero ir até ao z."
BTW, este fenómeno em Portugal para o INE não existe, ou não é captado pelos indicadores do emprego. Um freelancer não é considerado como tendo um emprego.

quinta-feira, novembro 14, 2013

Do país da espiral recessiva


O que mais me aborrece nisto é:
  • os políticos da situação a comportarem-se como se isto fosse por causa deles;
  • os políticos da oposição a menosprezarem esta evolução;
A verdade é que isto é, apesar deles todos.

O futuro do retalho

"The Experience-Seekers – “value the best experience, not just price” (32%). As the largest segment of M-Shoppers, they demonstrate why retailers still need to invest in providing a unique and compelling in-store experience.
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The Traditionalists – “prefer the in-store shopping experience” (30%). These shoppers are committed to purchasing in-store, making them the least threatening segment for retailers. They are open to interacting with retail stores on their mobile devices, whether by website, store app, or even scanning a QR code."
É nesta gente, nestes 52% dos consumidores que o retalho tradicional, ou clássico, ou físico, se tem de concentrar para ter um futuro. Tem de perceber que não consegue competir no preço puro e duro.
"Retailers don’t have to resort to automatic price-matching to compete with online shopping. We uncovered several opportunities for retailers to engage M-Shoppers on their phones as part of the shopping experience. These range from varied discount strategies, to exclusive in-store experiences, providing the right mobile-ready information, engaging shoppers in social media, and designing loyalty programs that build long-term relationships with customers."
No entanto, basta ouvir quem está à frente da associação do comércio para perceber que estão longe desta reflexão. Por agora, culpa a crise como a única responsável pela queda das compras no comércio, por causa da perda de poder de compra.
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O poder de compra há-de regressar e as vendas não subirão em linha com esse aumento. Então, procederão como o comércio tradicional procedeu aquando da invasão dos centros comerciais, sem estratégia, sem segmentação, sem diferenciação... muito choradinho e pedidos de subsídios.

Trechos retirados de "The Surprising Truth about Showrooming and the Mobile-Assisted Shopper"

Ver também "JPMorgan Chase's Brian Tunick on Retail's Recovery via Value Pricing"

Trabalhar, trabalhar, trabalhar

"Indústria portuguesa “mobila” Paris por 400 mil euros".
"Em 2012, as exportações do sector aumentaram pelo terceiro ano consecutivo e voltaram a bater um novo recorde, subindo 5% para 1.077 milhões de euros."

Há um mundo novo por explorar com base num novo modelo de negócio

Quando falo e escrevo sobre a economia da partilha e do aluguer, penso sobretudo a nível de consumidores.
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Contudo, esta semana tive duas experiências que me chamaram a atenção para a validade do conceito no mundo do B2B.
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Primeiro, numa conversa com um empresário de calçado, comecei a ouvir a história do costume no sector, um aumento das encomendas, a capacidade das máquinas de corte a ser levada para lá da capacidade nominal... e o receio em investir numa nova máquina. Depois, ainda acrescentou:
"As máquinas hoje em dia ficam ultrapassadas num instante!"
Na minha mente começou a dançar a ideia, por que é que os fornecedores não mudam de modelo de negócio e, deixam de vender máquinas e passam a prestar um serviço de aluguer de máquinas... vencia-se a barreira do capital para o investimento da compra inicial, as empresas ficavam mais flexíveis e podiam actualizar as máquinas com mais frequência.
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Entretanto, ontem, no hall de entrada de uma empresa encontrei isto:
Manual Técnico de Aluguer
E ao folhear não pude deixar de juntar as peças e pensar que há um mundo novo por explorar com base num novo modelo de negócio... e voltamos ao postal do início da semana "Abraçar a mudança em vez de tentar incorporá-la"

Não é nada pessoal, é o modelo de negócio

A propósito deste filme, recomendado pelo João Silva:


Não concordo com o tom geral do artigo.
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A Ryanair é uma espécie de vending machine.
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Quem quer o preço mais baixo tem de sujeitar-se a constrangimentos que fazem parte do pacote.

quarta-feira, novembro 13, 2013

Aviso do dia

O cadastro de sucesso de previsões de Daniel Bessa não é famoso, e ainda bem para as PMEs portuguesas, portanto há que ter dupla precaução quanto ao que o senhor diz.
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No entanto, é sempre importante avisar os incautos sobre o que pode vir aí:
"Portugal não tem condições para propor "com credibilidade" uma renegociação sem lançar um imposto "pesado" sobre o património, nomeadamente as componentes mais líquidas como depósitos bancários e carteiras de valores mobiliários, defendeu."
Assim, quando lhe falarem na renegociação da dívida, lembre-se disto.
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Trecho retirado de "Renegociar dívida é "inevitável" e obriga a mais impostos"

Long live Mongo!!!

"2) The crowd is becoming like a company – bypassing inefficient corporations.
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Of course, this means business change, as the internet tends to bypass intermediaries that don’t provide additional value add."
 Long live Mongo!!!

Trecho retirado de "What it Means to Large Businesses when the Crowd Becomes like a Company"

É a mentalidade de incumbente monopolista, ou protegido pelo Estado

"George Lucas as predicting that one day a cinema ticket will cost $150. Mr. Lucas and (and Mr. Spielberg) believe that the movie industry will, over time, concentrate on big budget productions and these will cost more to see in the cinema. Indeed, one senior equity analyst at Morningstar is quoted as saying, ‘differentiated pricing according to the movie’s budget makes economic sense.’”
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“I think this is the sentence that caught my colleague’s eye: He and I teach a class on pricing. In it, we emphasize the simple point that fixed costs are irrelevant for deciding the price. If I could repeat this FACT in large, friendly letters like the warning on the Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, I would. So, the idea that a movie’s budget should determine its price is not merely wrong but risible.
Depois de ler este texto, sobre a inexistência de relação entre custos e preços, encontrei este artigo "Santos Silva: “Há um grande espaço para aumentar a receita pública”" ... é a mentalidade de incumbente monopolista, ou protegido pelo Estado.
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Trecho inicial retirado de "A Gentle, Cinematic Reminder That Prices Are Based on Value, Not Cost"

Um exemplo de radioclubização?

Costumo dizer que produzir é o mais fácil porque difícil é vender. Contudo, isso não significa abandonar a aposta, o investimento no produto.
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Quando uma empresa desiste de investir no produto, entra naquilo a que chamo a radioclubização (aqui e aqui), tornando-se cada vez mais ôca, "hollowing", até que fica uma carcaça sem potencial valor intrínseco que apenas vive da ilusão criada pelo marketing.
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E isso resulta até um certo ponto.
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Foi disto que me lembrei ao ler "Abercrombie & Fitch: el riesgo de ser sólo ‘sexy’":
"“es de esperar cuando un modelo de negocio está basado al 90% en la marca y no en el producto”"

Outra anedota do dia

Isto "Pires de Lima quer empreendedorismo como disciplina de ensino obrigatório" fez-me logo recordar esta imagem que vi pela primeira vez há mais de 15 anos:


Comecei logo a pensar no processo burocrático para seleccionar os professores que darão esta disciplina.
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Comecei logo por pensar no tipo de empreendedor-mentor que aceitará submeter-se ao vexatório processo que certamente começará por pedir provas de que nada deve ao estadinho e à segurança social.
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Comecei logo por pensar na mente do empreendedor-mentor que irá aceitar seguir um programa centralizado criado por um qualquer burocrata ou por uma comissão de burocratas.
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PS: A figura retrata uma acção de formação dedicada a aprender a andar de bicicleta.

terça-feira, novembro 12, 2013

Anedota do dia

"France is following a courageous, enlightened course that should be a model for competing nations."
Trecho retirado de "Why Paul Krugman is wrong about France"