terça-feira, setembro 08, 2009
Um grande, senão talvez o maior exemplo positivo dos últimos anos
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"Segundo salienta a APICCAPS, nos últimos 10 anos a indústria portuguesa de calçado "evoluiu de forma notória", conseguindo "migrar a produção para segmentos de cada vez maior valor acrescentado e afirmar-se internacionalmente como um produtor de calçado de excelência, que alia a tradição e o saber acumulado às tecnologias de ponta".
"O sector apostou igualmente nos factores imateriais da competitividade", realça, afirmando que o "design, moda, qualidade, inovação, marca e diferenciação passaram a constituir argumentos competitivos cada vez mais preciosos para uma indústria que exporta mais de 90 por cento da sua produção".
Em 2008, as exportações portuguesas de calçado somaram 1.348 milhões de euros, mais 2,15 por cento do que no ano anterior e em alta pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo dados da APICCAPS, desde 2005 as vendas do sector para o exterior cresceram mais de 10 por cento, o que faz de Portugal "um dos principais exportadores à escala mundial" nesta indústria.
Actualmente, a indústria portuguesa de calçado representa cinco por cento da produção, sete por cento das exportações e 17 por cento do emprego a nível europeu."
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Recorte retirado do Público "Sector do calçado apresenta amanhã nova imagem e plano de promoção no estrangeiro"
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Em simultâneo, a situação da Rhode e a lista deste postal de há bocado vem demonstrar aquela frase que aprendi com Suzzane Berger:
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"No livro “How we compete” de Suzanne Berger and the MIT Industrial Performance Center, publicado em Janeiro de 2006, pode ler-se:
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Na página 255: “… there are no “sunset” industries condemned to disappear in high wage economies, although there are certainly sunset and condemned strategies, among them building a business on the advantages to be gained by cheap labor” (Moi ici: Please rewind and read again!!! Then rewind and read again!!! Then rewind and read again!!!! Repetir a leitura até perceber o significado, o poder da mensagem incluída na frase, e o mundo novo de oportunidades que abre.)
Go figure
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Comparar com o título sobre o mesmo tema na revista Der Spiegel "Fixies Hit Germany
New Bike Trend Could Be Deadly".
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Quer dizer, se um hipermercado colocar à venda uma bicicleta sem reflectores nas rodas essa bicicleta não está em condições de andar na rua ponto. Ah, mas se for fixed-gear não há problema.
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Go figure!!!
Engenharia Eleitoral
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"Mesmo assim, as encomendas do estrangeiro de bens da Alemanha, um dos países líderes mundiais de exportações, caíram 2,3 por cento em Julho, enquanto as encomendas domésticas subiram 10,3 por cento. “Tal mostra que existe ainda alguma actividade na Alemanha”, comentou o economista Carsten Brzeski."
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Oh que bom!
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Mas há algo que não bate certo. Como é que um país idoso consegue pôr as pessoas a consumir?
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"German industrial orders increased 3.5% m/m in July, which was well above expectations (we had expected 2.5% m/m, consensus 2.0% m/m). This follows a 3.8% m/m increase in June (revised down from 4.5%), signalling that the German manufacturing sector is in the early phase of a robust and strong rebound although there is a caveat. The increase was driven solely by domestic orders, which increased 10.3% m/m while foreign orders declined 2.3% m/m. The key driver is domestic capital goods orders, which increased 17.2% m/m. This is almost too good to be true and it certainly is. A spokesman for the Federal Statistics Office said this was in part thanks to a big order for military vehicles in July."
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Ah!
Ah!
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Já percebi... Ah! A Alemanha também tem eleições a 27 de Setembro!
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Fonte Danske Markets
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Fonte via Filipe Garcia.
Calçado e Proposta de valor
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"Há uns meses realizei uma auditoria a uma empresa de calçado na zona de Felgueiras. No final da auditoria, um dos sócios lançou-se numa "saudável" diatribe contra o calçado de S. João da Madeira, como não conheço o sector achei interessante a diatribe. Depois, em conversa com alguém que conhece muito bem o sector percebi a diatribe, ou antes, percebi a diferença que motiva a diatribe.
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O calçado tradicional português era made in S. João da Madeira! As empresas de calçado de S. João da Madeira nasceram, cresceram e prosperaram a trabalhar para o mercado nacional.
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Nos anos oitenta do século passado, surge em força o calçado em zonas como Felgueiras, quase sempre ligado a capital estrangeiro e vocacionado para a exportação.
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Com a adesão da China à OMC e com o derrubar da comporta dos direitos aduaneiros, o paradigma do calçado dos anos oitenta e noventa desapareceu.
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As empresas vocacionadas para competir pelo preço, multinacionais estrangeiras voltaram a fazer o que as tinha cá trazido, deslocalizaram-se, as empresas portuguesas tradicionais entraram quase todas numa espiral de definhamento... porque continuaram a aplicara modelos mentais que deixaram de funcionar com a alteração do paradigma do sector. As empresas da zona de Felgueiras, que tinham nascido viradas para a exportação, tinham no ADN algo de diferente e deram a volta (por exemplo aqui e aqui)."
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Recordei tudo isto por causa da lista de empresas de calçado que encerraram e que estão incluídas neste artigo no Público de hoje "Multinacionais do calçado continuam a fugir do país" (onde estão localizadas as empresas portuguesa de calçado da lista?)
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Ver também este artigo no Jornal de Negócios "Alemã Ara fecha fábrica de Vila Nova de Gaia"
segunda-feira, setembro 07, 2009
Calvinist destruction
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Por isso, ao ler este texto de Evans Pritchard "Does the world have the courage to deal with its debts?" não pude deixar sorrir com o termo Calvinist destruction.
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"There are three ways out of our mess. We can pursue 1930s liquidation that purges debt through mass default. Such Calvinist destruction cannot be imposed on a modern democracy.
We can devalue debt by deliberate inflation. This will backfire as bond vigilantes boycott government debt - unless rigged by capital controls or "administrative measures". You see where this leads.
Or we can try to right the ship by paying down our debts, very slowly, by sweat and toil, navigating a treacherous course between the Scylla and Charybdis of the twin-flations, for as long as it takes. This is the only responsible course left we as we face the devastating consequences of our own credit delusions. Are we up it?"
É um sintoma de algo?
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"Produto submetido a riguroso controlo de qualidade, realizado por ..."
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São coisas destas que contaminam a imagem ... Tão tiguroso, tão riguroso que nem foi rigoroso.
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Um controlo com tanta qualidade, tanta qualidade que nem controlou a qualidade.
Rhode e pensamento sistémico
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Num sector, o do calçado, que está a atravessar esta crise muito melhor que muitos outros, num sector que no ano passado exportou mais de 95% da sua produção, empresas como a Rhode em Portugal não são empresas de futuro..
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Empresas de calçado com cerca de 1000 trabalhadores são sinónimo de apostar na proposta de valor preço mais baixo, com tudo o que isso acarreta: grandes séries, grandes encomendas, custos espremidos. Empresas de calçado com cerca de 1000 trabalhadores não têm argumentos para competir no mercado internacional.
"A fábrica de calçado Rohde vai entrar em lay-off por dois meses e avançar para um pedido de insolvência,"
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Este pormenor fez-me recordar:
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"Germany faces a potential wave of corporate restructurings, some of its top managers say, because companies have deferred job cuts to help ensure the re-election of a business-friendly government at next month’s federal elections.
Senior managers and institutional investors say there has been an implicit “pact” not to announce big job cuts ahead of the September 27 ballot."
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Aqui:
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Se voltarmos ao conto de Verão do postal anterior, e adoptando a postura de começar pelo fim... comecemos a imaginar como será a Rhode do futuro, um futuro economicamente sustentado... conseguem imaginar? O que a distingue da Rhode actual?
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BTW: Já repararam nos preços a que estão agora as sandálias da Columbia nas lojas!!! Mais baratas que as sandálias do Continente. Há que aproveitar.
Paralelismos (parte III)
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Mais uma vez chamamos a atenção para o artigo "The Focused Factory" publicado pela revista Harvard Business Review no primeiro de Maio de 1974 da autoria de Wickham Skinner.
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Skinner escreveu e reparem no paralelismo e na actualidade:
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"1. There are many ways to compete besides by producing at low cost.
…
the persistent attitude that ways of competing other than on the basis of price are second best.(Moi ici: paralelismo perfeito) The other is that a company which starts out with higher manufacturing costs than its competitors is in trouble regardless of whatever else it does.
...
2. A factory cannot perform well on every yardstick. There are a number of common standards for measuring manufacturing performance. Among these are short delivery cycles, superior product quality and reliability, dependable delivery promises, ability to produce new products quickly, flexibility in adjusting to volume changes, low investment and hence higher return on investment, and low costs.
These measures of manufacturing performance necessitate trade-offs—certain tasks must be compromised to meet others. They cannot all be accomplished equally well because of the inevitable limitations of equipment and process technology. Such trade-offs as costs versus quality or short delivery cycles versus low inventory investment are fairly obvious. Other trade-offs, while less obvious, are equally real. They involve implicit choices in establishing manufacturing policies.
Within the factory, managers can make the manufacturing function a competitive weapon by outstanding accomplishment of one or more of the measures of manufacturing performance. But managers need to know: “What must we be especially good at? Cost, quality, lead times, reliability, changing schedules, new-product introduction, or low investment?”
Focused manufacturing must be derived from an explicitly defined corporate strategy which has its roots in a corporate marketing plan. (Moi ici: e em quantas empresas existe reflexão estratégica?) Therefore, the choice of focus cannot be made independently by production people.
Instead, it has to be a result of a comprehensive analysis of the company’s resources, strengths and weaknesses, position in the industry, assessment of competitors’ moves, and forecast of future customer motives and behavior.
Conversely, the choice of focus cannot be made without considering the existing factory, because a given set of facilities, systems, and people skills can do only certain things well within a given time period.
"
Mais uma vez e sempre: Começar pelo fim!!!
- "O meu presente não existe senão graças ao meu futuro";
- "Fazer uma excursão até ao Futuro Imaginado";
- "Começar pelo fim"
- "Exemplo de balanced scorecard (parte zero)";
- "Uma apologia da batota (parte I)";
- "to place themselves in the future, looking back, and to report on";
- "Construir o futuro, em vez de aguardar por ele"; e o clássico
- "Mais um monumento à treta - parte II".
domingo, setembro 06, 2009
Enjoying the ride!!!
Reflexão espanhola (parte II)
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Volto a repetir, acompanhar o Facebook de Edward Hugh é um must!!!
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Mathew Bennet comentou acerca do artigo publicado hoje no jornal EL País "Donde dije digo... digo impuesto"
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"This article is just massive in its implications. The most PSOE supporting left-wing newspaper, from the most PSOE supporting left-wing media empire in Spain, concludes an extra-long feature article in which every single paragraph is critical of the current socialist government's (complete lack) of economic policy with a quote from the rogue capitalist Venture investment report that even conservative Spanish analysts have tried to argue is wrong."
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Escreve Edward "The thing about Spain is that the general public is kept in complete ignorance till the very last minute. Reading El Pais at the moment is like trying to read the tealeaves in Izvestia before the wall came down (and maybe after)." (Moi ici: Só Espanha? Michael Jackson cantaria "what about us?")
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Um amigo mandou-me o programa eleitoral do MEP, não consegui passar da segunda página do primeiro capítulo. Tal como escreve o El País "No se puede estar ofreciendo dinero todo el tiempo, porque no hay dinero."
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Interessante também descobrir que o The Economist faz chacota de Zapatero por causa de: "Calificó sus propuestas del debate sobre el estado la nación -como las de prometer un ordenador portátil para todos los escolares ... - como "conejos que se saca de la chistera""
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E mais este artigo ""El mejor sector inmobiliario del mundo""
Á atenção de professores, formadores e não só (parte II)
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Neste artigo, disponível na internet, "A Cognitive Theory of Multimedia Learning: Implications for Design Principles" encontro alguns dos princípios que Mayer apresenta, sustenta com resultados experimentais e explica:
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Primeiro o mecanismo geral "In multimedia learning the learner engages in three important cognitive processes. The first cognitive progress, selecting, is applied to incoming verbal information to yield a text base and is applied to incoming visual information to yield an image base. The second cognitive process, organizing, is applied to the word base to create a verbally-based model of the to-beexplained system and is applied to the image base to create a visually-based model of the tobe- explained system. Finally, the third process, integrating, occurs when the learner builds connections between corresponding events (or states or parts) in the verbally-based model and the visually-based model."
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Princípios:
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"Multiple Representation Principle: Its is better to present an explanation in words and pictures than solely in words."
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"Contiguity Principle: When giving a multimedia explanation, present corresponding
words and pictures contiguously rather than separately."
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"Split-Attention Principle: When giving a multimedia explanation, present words as
auditory narration rather than as visual on-screen text." (Meu Deus, como este princípio é violado quando as apresentações em powerpoint só têm texto e mais texto e mais texto. Ainda na sexta à noite num noticiário da RTP-N apareceram imagens de uma apresentação, feita por um governante regional açoriano, sobre pescas e... os acetatos violavam tudo o que se possa imaginar... letras pequeninas, texto, texto e mais texto e nenhuma imagem, nem um gráfico, apesar de ter muitos números no ecrã)
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Olhem bem para o vosso público-alvo e lembrem-se "Individual Differences Principle: The foregoing principles are more important for lowknowledge than high-knowledge learners, and for high-spatial rather than low-spatial learners.
The fourth principle is that multimedia effects, contiguity effects, and split-attention effects depend on individual differences in the learner. For example, students who lack prior knowledge tended to show stronger multimedia effects and contiguity effects than students who possessed high levels of prior knowledge"
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"Coherence Principle: When giving a multimedia explanation, use few rather than many
extraneous words and pictures. The fifth principle is that students learn better from a coherent summary which highlights the relevant words and pictures than from a longer version of the summary." (Este princípio é o primeiro a ser apresentado no livro e marca logo quem o lê... os alunos/formandos aprendem mais com resumos do que com o texto todo. E quando se acrescentam pormenores e motivos para tornar a aprendizagem mais atraente... os alunos/formandos aprendem e retêm os pormenores e motivos atraentes e esquecem o essencial da mensagem.)
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No livro são apresentados doze princípios, alguns (muitos) violam o senso-comum, alguns (muitos) violam o que aprendi nas formações de formadores.
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ADENDA: Acerca do mecanismo geral de Mayer recordei, entretanto, estas palavras de John Maeda no seu livro The Laws of Simplicity:
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"The first step in conveying the basics is to assume the position of the first-time learner. ... Observing what fails to make sense to the non-expert, and then following that trail successively to the very end of the knowledge chain is the critical path to success."
Não há dinheiro... não há mesmo? Ou são as prioridades?
Para que serve o Ricardo Jorge? Qual a sua finalidade? Qual a sua razão de ser? Por que é que faz sentido existir?
Qual o sentido em manter uma fantasia? Se se realizam as análises e os resultados não são fidedignos, se se realizam as análises e os resultados podem ser desclassificados em tribunal por um advogado que apresente esta notícia do Público e levante dúvidas quanto à qualidade dos ensaios.
Estão a imaginar os laboratórios da série CSI? Estão a imaginar:
"alguns laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) trabalham sob temperaturas que por vezes ultrapassam os 35 graus, a transpirar debaixo de batas, luvas e máscaras. Há arcas frigoríficas que descongelam e equipamentos de diagnóstico que frequentemente dão erro por excesso de temperatura." ou, tão típico da nossa realidade portuguesa, em que facilmente esquecemos o templo em que se realizam as cerimónias que justificam a existência e nos dedicamos ao acessório: "São mais de duas dezenas de laboratórios e a maior parte não tem ar condicionado, ao contrário do que sucede nos serviços administrativos, criticam." ou "Mas o problema não se circunscreve aos equipamentos. Para além de estes avariarem com o calor ou darem erros, obrigando a repetir baterias de testes (porque os resultados são inválidos), há kits de diagnóstico que têm de permanecer a uma temperatura ambiente de 15 a 20 graus e chegam a estar a mais de 35. "Como podemos garantir a qualidade dos reagentes de diagnóstico nestas circunstâncias", perguntam. E destacam o prejuízo de ter que se mandar para o lixo todo este material e de fazer controlos para garantir a qualidade dos resultados. Tudo isto implica uma despesa acumulada de milhares de euros que já teria compensado a compra de aparelhos de ar condicionado, argumentam."
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"o presidente do Insa, Pereira Miguel, posteriormente contactado pelo PÚBLICO, reconhece que há de facto um problema de refrigeração nalguns laboratórios, mas diz que não pode fazer nada porque "não há dinheiro"."
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Não há dinheiro? E os euros que dia após dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano vão sendo desperdiçados? O meu tipo de presidente não pactuaria com este status-quo, no limite demitia-se em protesto contra a situação.
Não há dinheiro? Perguntem a Madaíl e Mário Lino, este é o país dos 10 estádios de futebol, do TGV, do mundial de 2018, da terceira auto-estrada na freguesia da Branca no concelho de Albergaria e que, no entanto:
- "Restrição à aquisição de alguns medicamentos inovadores e mais caros "começa a generalizar-se", diz presidente do colégio de oncologia da Ordem dos Médicos" (14 de Setembro de 2007) ;
- "Faltam contraceptivos nos centros de saúde" (13 de Setembro de 2007, página 9 no Público);
- "Diabéticos esperam ano e meio para tratar os olhos" (10 de Setembro de 2007);
- "GNR da Ericeira na rua devido a queda de tecto" (8 de Setembro de 2007);
- "Televigilância não funciona no Parque Natural da Arrábida" (8 de Setembro de 2007);
- "Milícias contra assaltos em condomínio de luxo" (8 de Setembro de 2007);
- "Inspectores sem ajudas de custo desde Maio"(8 de Setembro de 2007).
sábado, setembro 05, 2009
A não perder!
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"Foi uma geração de ouro, a 'Geração TuTuTu': tudo quiseram, tudo tiveram, tudo... A esta geração juntaram-se-lhe as outras que a têm ajudado na rambóia."
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Um must!
Mais um exemplo positivo
Locus de controlo no interior!
Reflexão estratégica!
Posicionamento!
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O semanário Vida Económica publicou um artigo onde se reporta o caso da Fepsa "Chapéus de luxo são "made in Portugal"" ... imaginem uma empresa como a Fepsa a agir como os agricultores que protestam por causa do leite dito "importado".
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"… aquando da queda do Muro de Berlim, quando os concorrentes de Leste invadiram o mercado", conta o presidente da Fepsa. Nessa altura, assume, tentaram concorrer "baixando o preço" mas rapidamente perceberem que o trilho não seria esse "porque o preço deles não é calculado com base em coisa nenhuma, já que eles vendem a qualquer preço".
Por esta altura, e uma vez que disputavam os mesmo mercados, nomeadamente Itália, Grã-Bretanha e Alemanhã, a empresa decidiu conquistar o mercado americano e dedicar-se à gama alta.
Há cerca de dois anos, e constatando que o rumo económico da América estava a alterar-se e a perder força, a Fepsa decide voltar a apostar na Europa. Ricardo Figueiredo avança à "Vida Económica" que, nessa altura, a empresa investiu "um milhão e meio de euros em novos sistemas de informação, tinturaria e sistemas de poupança energética". A explicação para este gasto é facilmente explicada pelo responsável da empresa: "quando demos conta, cerca de dois terços das nossas encomendas iam para a América e, perante as dificuldades que cedo fomos sentindo naquele mercado, optámos, de forma pacífica e estruturada, por começar a trabalhar de novo com a Europa. Mas para isso, tínhamos de implementar sistemas de custos mais controlados e preparados para fazer pequenas quantidades e num regime mais flexível".
Ricardo Figueiredo salienta que, enquanto "o mercado americano pede grandes quantidades e quase sempre nos mesmos tons, na Europa há mais modelos, com mais cores e com quantidades substancialmente diferentes e tivemos que nos preparar para isso".
Do trabalho que sai das mãos dos trabalhadores de São João da Madeira vê-se o produto final na cabeça de muitos famosos. Robert de Niro, Nicolas Cage e Clint Eastwood usam os chapéus com feltro feito pela Fepsa. Mas a fama não se fica por aqui. Direccionado ao fabrico de topos de gama, a empresa trabalha para casas de alta-costura como a Hermès.”
Agarrem-me senão eu mato-me!!! (parte IX)
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Ridículo, ridículo, ridículo!!!
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"Já quanto à análise ao leite importado realizada pela ASAE, Jaime Silva é peremptório: "Das amostras recolhidas até Julho concluiu-se que o leite importado tem características idênticas às do leite português" e da recolha das facturas de comercialização junto das grandes superfícies também "não se permite concluir que tenha havido venda abaixo do preço de custo", garantiu o ministro.
Jaime Silva faz, porém, um aviso: não se trata de "impedir as importações", o que é "ilegal", mas as atenções continuarão voltadas para o leite que chega do estrangeiro. Aliás, diz, "eu não excluo a hipótese de pôr brigadas na rua a mandar parar os camiões e controlar o leite importado"."
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O que escrevi acerca da Centromarca aplica-se à agricultura.
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Era preciso um adulto com linguagem de adulto para chamar as pessoas à realidade, algo do género Amanhem-se!. Enquanto não se tomar essa consciência... vamos adiar o inevitável, continuamos a cavar o buraco ainda mais fundo e nunca mais começamos a construir uma agricultura sustentável e que através do mercado crie riqueza e não rendas através dos subsídios
Acordar as moscas que estão a dormir (parte XXXVII)
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O primeiro foi redigido em Fevereiro deste ano e era um grito de alma para o que já pressentia...
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Estou farto de cucos normandos que esbanjam e lapidam facilmente o saque impostado aos desgraçados saxões. E já em Fevereiro receava que durante a campanha eleitoral ninguém abordasse o tema dos impostos.
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Este sábado os jornais fazem prever um panorama futuro tenebroso para os saxões...
Para reflexão
Encaixar mensagens nos modelos mentais
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No livro, somos permanentemente confrontados com duas teorias sobre a aprendizagem: a information-acquisition view e a knowledge-construction view.
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Segundo Mayer a information-acquisition view assume que:
- a aprendizagem é baseada na informação – uma entidade objectiva que pode ser movida de um local para outro;
- o papel do aprendiz é o de receber a informação. Assim, o formando é um ser passivo que recebe a informação e a armazena na memória;
- o papel do formador é o de apresentar a informação;
- o objectivo das apresentações multimédia é o de “entregar” a informação o mais eficientemente possível.
- a aprendizagem multimédia é uma actividade sense-making em que o formando procura construir uma representação mental coerente a partir do material apresentado;
- o conhecimento é construído pessoalmente pelo aprendiz e não pode ser “entregue” exactamente da mesma forma de uma mente para outra;
- o papel do formador é o de apoiar o formando no processo de sense-making, por isso, o formador é um guia cognitivo que suporta o processamento mental do formando;
- o objectivo das apresentações multimédia não é só o de apresentar a informação, mas também o de proporcionar orientação sobre como processar a informação apresentada – ou seja, determinando o que merece atenção, indicando como a organizar mentalmente e, relacionando com conhecimento previamente existente.
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Ontem, ao fazer o meu jogging matinal, ao ouvir uma mensagem de um político no rádio, dei comigo a seguir os passos referidos por Mayer.
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Primeiro, recebi a mensagem. Depois, tal como quando se monta um puzzle, procurei em que modelo, em que representação mental, a peça que tinha acabado de receber se podia encaixar. Para isso, recorri a duas ou três peças anteriores que mantinha na memória. Resultado, para mim, para o meu modelo mental, a sua mensagem não se enquadrava com o valor facial que tinha transmitido, o meu ‘click’ mental, no sentido de ajuste com as peças que já existiam, só foi possível interpretando o conteúdo de uma outra forma que não a prevista inicialmente pelo emissor.
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BTW, ao ler as ideias de Mayer e ao analisar os resultados experimentais, por várias vezes a minha mente acaba a pensar nas crianças que nas nossas escolas têm o seu futuro profissional ceifado tão cedo, com tudo o que isso implica para as outras perspectivas da vida, quando quem ensina, apenas se remete ao papel de mero transmissor de matéria e se exime do papel de ajudante de sense-making.
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sexta-feira, setembro 04, 2009
A via Espartana (parte II)
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"“This was not a crisis of panic. It is crisis of massive deleveraging. The shadow banking system has disappeared.”
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The root problem is that the deficit spenders of the Anglosphere, Club Med, and Eastern Europe are being forced to retrench: yet the surplus exporters of Germany and Asia cannot — or will not — create enough demand to compensate. China is growing fast but it has a GDP of $3 trillion, far too small to lift the $40 trillion bloc of OECD economies (North America, Europe, Japan) out of the quagmire."
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"The great error is to think of this as a financial crisis. Bank failures are a symptom, not the cause. He said there was “a structural weakness in global demand” that has been building for a quarter century."
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E o grand finale:
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"Any attempt by the US to inflate its way out of this debt trap risks setting off a “disorderly collapse of the dollar”.
Washington will not opt for this deliberately. Unfortunately, it may drift into such an outcome as the path of least political resistance.
Yes, but I can see plenty of other candidates for this sort of beggar-thy-neighbour somnambulism.
Others may yet beat the US to currency debauchery"
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Trechos de Evans-Pritchard recortados de "Bears still growl at the Sanctum Sanctorum of the policy elites"