Disseram-me há dias qualquer coisa como:
- Marcas grandes nascem em países/mercados grandes
Não me recordo se me disseram marcas grandes ou grandes marcas, mas o sentido que sublinho aqui é o de marcas grandes.
A afirmação é verdadeira, pode não ser absoluta, mas é suficientemente aproximada para ser verdadeira.
Entretanto, comecei a pensar em exemplos de marcas mundialmente conhecidas e que nasceram em países/mercados pequenos. E julgo que posso afirmar:
- Grandes marcas podem nascer em países/mercados pequenos
Os exemplos de marcas mundialmente conhecidas e que nasceram em países/mercados pequenos têm uma particularidade, especulo: apontam sempre para segmentos altos nas suas categorias.
Países/mercados pequenos não são bons para gerar marcas, organização, produção para o mercado de massas.
É uma empresa portuguesa com uma marca própria? Pense nesta provocação, para que segmentos trabalha?
Claro que não é veni, vidi, vici. Pense no que está a fazer sobre isto:
BTW, quando Robert Simons escreve sobre os campeões escondidos, fala destas grandes marcas, mas marcas para o B2B e, por isso, desconhecidas do grande público.