domingo, julho 14, 2024

Fugir do crescimento canceroso

Na revista do Público de ontem li o artigo "A grande mentira do vinho em Portugal".

O texto sublinha a importância de subir o preço do vinho em Portugal como uma solução mais eficaz para resolver os excedentes e melhorar a sustentabilidade do sector. O autor argumenta que a prática actual de tentar aumentar o volume de vendas, especialmente através de vinhos baratos, é um erro, dado que isso perpetua um ciclo vicioso de baixa rentabilidade. Em vez disso, sugere que vender menos, mas a preços mais altos, pode gerar mais receita e ajudar a equilibrar a oferta e a procura. Esta abordagem é comparada ao exemplo bem-sucedido da indústria de calçado italiana, que, apesar de vender menos em volume, consegue gerar mais receita.

Em linha com críticas já aqui feitas no blogue ao longo dos anos. Por exemplo em "O crescimento canceroso.

Outra crítica do autor, ao invés de expandir a área de vinha ou procurar novos mercados, o foco deveria ser em vender menos vinho, mas a preços mais altos, para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade do sector. 

Recordar o recente "Mais uma razão para apoiar a causa irritante."

Estamos sempre a bater em exemplos de crescimento canceroso como no vinho temos o turismo, por exemplo. Corridas para o fundo. 

sábado, julho 13, 2024

Curiosidade do dia

"O problema de Gustavo é já o de muitos outros recém-licenciados em Direito e, em setembro, quando muitos mais finalizarem o curso, ganhará uma “dimensão catastrófica”, antevê o presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados (CRP/OA), Jorge Barros Mendes. Perante a obrigação de pagarem 1120 euros (125% do salário mínimo) durante os 12 meses do estágio, muitos escritórios não estão a abrir vagas, ou, mais exatamente, os seus advogados estão a recusar-se a ser patronos de novos estagiários.

“A medida tinha um objetivo nobre, porque o trabalho tem de ser remunerado, mas tem dificultado mais do que ajudado”, resume Gustavo Lopes."

Entretanto, na rádio ouvi a bastonária da ordem dos advogados a dizer que vai pedir aos deputados que obriguem os saxões (contribuintes) a pagar o ordenado aos estagiários.

É provável que tal aconteça, os deputados são quase todos advogados.

Trechos retirados do JN de hoje em "Escritórios de advogados fecham porta a novos estagiários para não pagar"

Mais do que com a Peste Negra

Peter Zeihan chamou-me a atenção com uma comparação brutal: Nas próximas décadas a China vai perder mais gente (em %) do que a Europa com a Peste Negra.

No WSJ de ontem:

"When China launched its one-child policy more than four decades ago, it sped up an evolution toward smaller family sizes that would have happened more gradually.
The policy supercharged the country's workforce: By caring for fewer children, young people could be more productive and put aside more money. For years, just as China was opening its economy, the share of working-age Chinese grew faster than the parts of the population that didn't work. That was a big factor in China's economic miracle.
There was a price and China is now paying it. Limiting births then means fewer workers now, and fewer women to give birth.
A United Nations forecast published on Thursday shows how quickly China is aging, a demographic crunch that the U.N. predicts will cut China's population by more than half by the end of the century."

Trechos retirados de "China Pays Price for Its One-Child Policy" 

sexta-feira, julho 12, 2024

Curiosidade do dia

""Given market conditions, it's especially important that we carefully balance [summer working hours] with the needs of our clients, teams and work commitments, which should continue to take priority," Elliott said in a separate memo.
Some partners had expected that the summer working hours benefit would be dropped entirely this year by the firm's new leadership, with one senior partner saying it was disruptive to a client-facing business."

De ranhura a canyon.

"what should organizations do when a promising innovative process fails to live up to expectations or a once-fresh innovation languishes over the years and eventually loses its effectiveness?
A solution is reimplementation: rethinking an innovative process within an organization’s context, making the necessary changes, and then reintroducing it. 
...
Reimplementation is an inherently vulnerable process. Leaders must be willing to expose problems and confront failures. Staff may resist reimplementation, not wanting to change something with which they are familiar and consider good enough."
...
The success of process innovations can fade over time. Consequently, it is crucial for organizations to periodically check them so they can identify declines in performance early. Once leaders uncover such a deterioration, they should determine the cause instead of immediately trying to force people to “get with the program.” With this knowledge, they can then redesign and reimplement the process and enable it to once again to deliver on its promise."

Há um tempo em que um processo e a realidade estão razoavelmente alinhados. No entanto, como o contexto está sempre em evolução, a entropia a crescer, as pessoas a entrar e a sair, novas tecnologias surgem, novas exigências de clientes e tudo se conjuga numa amálgama que começa a desalinhar processo e realidade em termos de execução e/ou eficácia. Em algumas empresas só se olha para os resultados financeiros e não se consegue, ou não se faz o drill down para chegar às causas raiz. Por isso, o desalinhamento vai aumentando e aquilo que era uma ranhura transforma-se num desfiladeiro, num canyon.

Quanto mais tempo se demora a actuar, maior terá de ser a dimensão da acção.


Trechos retirados de "How to Salvage a Useful Process That Isn't Working Anymore

quinta-feira, julho 11, 2024

Curiosidade do dia

Em muitas empresas privadas acontece isto, em praticamente todas as empresas nacionalizadas acontece isto.

Quando se ignoram os custos do futuro, não é Mariana?

Estão a ver uma refinaria de açúcar? Eu também vejo a redacção de um jornal. 

Aproveitar o reshoring

Na passada segunda-feira o WSJ incluia o artigo "Supply-Chain Overhaul Boosts GE Appliances' Sales":
"GE Appliances, one of the largest home-appliances manufacturers in the U.s., says a
$2 billion effort to remake its supply chain has helped it double revenue since 2017.
...
It is an example of how companies are resetting their supply chains to be more flexible, moves that come after retailers and household goods companies navigated disruptions, shipping delays and dramatic shifts in consumer demand during a chaotic period marked by waves of stockouts and overstocking.
"A lot of companies are really striving to create increased visibility in their supply chains and also to build greater resilience in their supply chains,
...
One of the biggest changes has been to bring more manufacturing into the U.S. from Asia. GE Appliances has added 4,000 manufacturing jobs across its nine U.S. plants over the past seven years. Shifting production from overseas has cut shipping costs by reducing the number of bulky appliances that are sent across the Pacific Ocean and has given GE Appliances more control over production.
"When you have something that's in a container on a boat for six weeks, it's difficult to change your orders and be able to adjust to shifts in demand," said North Carolina State's Handfield.
...
The company previously tracked "weeks on hand," which measures finished products relative to how many units typically sell in a given week. It now tracks customer orders delivered on time and in full, a measure that prioritizes existing orders so the company doesn't spend time manufacturing items that aren't in demand, Brey said.
...
"I want to make product as close to when the customer is going to want it as possible," Brey said."
A típica PME portuguesa não tem marca própria, mas pode procurar aproveitar esta tendência junto de marcas que operam no mercado europeu. Essas marcas procuram:

  • Mais flexibilidade da cadeia de abastecimento: Vão ter de investir em tornar as cadeias de abastecimento mais adaptáveis ​​para lidar com perturbações e alterações nas condições do mercado.
  • Repensar a localização da produção: Vão procurar aproximar a produção dos principais mercados para reduzir os custos de envio e melhorar os tempos de resposta à procura. Lidar com a incerteza e aumentar a rotação do inventário.
  • Produzir no regime "make to order": Querem alinhar a produção mais estreitamente com os pedidos reais dos clientes para reduzir o excesso de inventário e melhorar a eficiência.

Talvez a típica PME portuguesa tenha de rever:
  • As ferramentas digitais que usa para melhorar a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até aos pedidos dos clientes.
  • Os métodos de rastreio do inventário para os tornar mais precisos, com o foco em ter os produtos certos, nos locais certos, no momento certo.

quarta-feira, julho 10, 2024

Curiosidade do dia

 

O foco certo

Na passada Segunda-feira publiquei este postal "Não é só por cá. (parte IV)" onde volto a apresentar as minhas ideias para uma agricultura com futuro, demonstrando a irrazoabilidade de querer bons resultados com a continuação da postura actual. A certa altura recordo um postal de 2010 acerca de um canadiano: façam como o canadiano (2021) recordem a agricultura com futuro (2010).  A mensagem é: Em vez de procurarem mercado para escoar os produtos, procurem mercados que valorizem algo que possam oferecer de forma distinta. Comecem pelo fim, comecem pelo outcome, não pelo output.

Ontem, no jornal The Times apanhei esta foto.

Com esta legenda: 

"Hot property Lee McKendrick, the Wasabi Company's farm manager, grows the plants, a staple of Japanese cuisine, in Dorset and Hampshire. The company sells its produce for £200 a kilo and also has to import from Japan to meet demand"

Agora, ao olhar para o verde desta foto recordo alguém que em tempos me contactou por causa da produção hidropónica de alface.

Olhemos para a equação da produtividade:

E para a foto da Herdmar:


O foco no denominador, na redução de custos, traz retornos marginais. O foco no numerador, no preço que conseguimos por m2, por kg, por dm3, por unidade, por minuto, por ... é o foco certo. Que produtos posso produzir com concorrência baixa e bom preço?

Depois, é começar a pensar no próximo ciclo enquanto o actual dá porque outros virão copiar e com custos mais baixos.

terça-feira, julho 09, 2024

Curiosidade do dia


Recordar desde 2007 a martirizada Ribeira dos Milagres. Interessante como ninguém é apanhado, nunca.

“Descida do IRC é injusta”

Atentem bem nesta mensagem:

Acham que a descida do IRC é para facilitar a vida às empresas portuguesas?

Por que precisamos de investimento directo estrangeiro?

Por que é que empresas estrangeiras viriam para Portugal?

Focar a discussão nas empresas existentes com a produtividade existente é não ver o filme. O foco é nas que não estão cá, os mastins dos Baskerville. Recordar como estes tempos são estranhos.

BTW, pergunta sincera: qual é a relação entre 40% das empresas não pagarem IRC com a descida ser injusta? Só vejo uma justificação para este racional: pensar que esta descida é uma benesse para as empresas existentes, e as que têm lucro não precisam de ser ajudadas, quem precisa de ajudas são as outras.

Não! As que não têm lucro, muito provavelente deviam fechar. O mercado está a dizer-lhes para mudarem de modelo de negócio, para mudarem de vida. Apoios a estas empresas às vezes funcionam, mas a maior parte das vezes são usados para artificialmente mantê-las vivas. Desperdício de recursos escassos. No entanto, o mais importante é saltar fora do jogo de soma nula e pensar nas empresas que virão, não nas que já existem.

BTW, lembrem-se que o Público, a Visão e o DN têm prejuízo e não fecham.

Será que a credibilidade se compra numa prateleira?

Há algum tempo, talvez no final de Junho passado, encontrei na revista MoneyWeek o artigo "Sweet deal for Tate & Lyle?".

A Tate & Lyle, sujeita a um cada vez maior escrutínio sobre os alimentos ultraprocessados, como os iogurtes aromatizados e os snacks doces, com investigações que os ligam cada vez mais a doenças como o cancro e a diabetes tipo 2,  resolveu ir ao bolso, tirar a carteira e comprar um fabricante de ingredientes para produtos alimentares saudáveis.

"Tate & Lyle hopes the deal will ensure the combined entity can supply "producers looking to make food which is healthier but still tasty enough to fly off the shelves"."

O que me deixou a pensar no tema: Será que a credibilidade se compra numa prateleira? 


segunda-feira, julho 08, 2024

Curiosidade do dia

 

Não é só por cá. (parte IV)

Parte I, parte II e parte III.

Afinal vamos ter mais partes. Vejamos agora um exemplo ao vivo e a cores da metáfora que aqui costumo usar (por exemplo aqui e aqui)

Volto à metáfora:

"Alguém diz ao filho com 5 anos?

- A actuação do vosso ano na Festa de Natal do jardim-escola foi uma valente porcaria!"

A actuação foi uma valente porcaria, mas os pais fazem um sorriso amarelo e batem palmas (As crianças não são burras, mas não foram ensaiadas, nenhum adulto investiu a sério em ensaiar o espectáculo). 

No Sábado passado li "Montenegro quer inverter problema geracional do setor agrícola nacional" e automaticamente pensei: Olha! Um exemplo ao vivo e a cores da metáfora.

Associações de agricultores fazem o seu número no espectáculo e o papá-primeiro-ministro em vez de chamar a atenção para a realidade, resolve bater palmas e, qual Tony Robbins, fazer um discurso motivacional.

Vamos lá sublinhar alguns tópicos:

"O primeiro-ministro afirmou hoje que é fundamental o país inverter o problema geracional do setor agrícola, considerando que tal é uma ameaça para a soberania alimentar nacional."

Os pais querem o melhor para os seus filhos. Os filhos querem perspectivas de vida. O que levará os filhos dos agricultores/produtores de leite a quererem continuar no sector com toda a informação negativa que vêem com os seus olhos na vida dos seus pais, e ouvem nos media? Recordo que não é impunemente que se diz mal.

Onde é que no cálculo dos custos entra o valor da soberania nacional? Produtores são tótós se forem nessa canção de embalar. Consumidores, distribuidores e governos não pagam nada extra pela soberania nacional. Soberania em quê? Trigo? Leite? Brincamos?! Os agricultores não podem esperar ganhar a vida a serem macro-salvadores do mundo. Não é essa a sua função, não é assim que podem ser competitivos, não é assim que podem prosperar. Tal como na indústria, devem procurar o nicho, o segmento que podem servir com vantagem e servi-lo. Como costumo dizer: façam como o canadiano recordem a agricultura com futuro.

"O governante lembrou que o setor do leite representa 9% de todo o valor agrícola, envolve 1999 milhões de euros de volume de negócios e gera mais de 648 mil empregos diretos e indiretos, mas que 60% dos produtores têm mais de 55 anos e só 11% têm menos de 34."

Pena que o governante não tenha posto as cartas da verdade em cima da mesa. Produzir uma commodity num mundo cada vez mais concorrencial só é vantajoso para quem tem vantagem competitiva. Nunca esquecer a 1ª lei da teoria dos jogos: "Do not play a strictly dominated strategy". Por isso, não dá dinheiro aos produtores.

""A Agricultura e as Pescas, todo o nosso setor primário, são estratégicas para o futuro de Portugal. Gera-nos capacidade de autonomia alimentar, capacidade de independência do exterior e cria postos de trabalho. Sem uma agricultura forte, não temos capacidade de garantir a coesão territorial", apontou o primeiro-ministro."

Eehehehe! Basta estar no largo da praça de touros de Almeirim, ao principio ou fim do dia, para perceber a criação de postos de trabalho e a coesão territorial. 

""As orientações que têm sido dadas e que têm sido cumpridas é que o Ministério da Agricultura e Pescas e o Ministério do Ambiente e Energia estejam de mãos dadas. Se conseguirmos tirar esses obstáculos de burocracia, regulamentação e exigências, temos a capacidade de aumentar o valor deste setor", vincou."

Gostava de perceber qual a relação de causa-efeito entre a remoção dos obstáculos de burocracia e o aumento de valor acrescentado. A sério que gostava de perceber. Só há uma via séria para o aumento do valor acrescentado, o aumento do preço de venda. Aumentar o preço de venda de commodities é uma impossibilidade económica.

""Não podemos ter um conjunto de regras e obrigações tão restritivas, e que encarecem tanto o produto, que gera o absurdo de tirarmos rentabilidade aos nossos agricultores e, ao mesmo tempo, enchermos as prateleiras dos supermercados de produtos de outras geografias que não aplicam as mesmas exigências que cá temos na Europa", referiu."

Ehehehehe! O primeiro-ministro devia conhecer o karma associado ao sector do leite.

O discurso do primeiro-ministro Luís Montenegro, embora bem intencionado, deixa de abordar algumas questões fundamentais que afectam o sector agrícola português. Em primeiro lugar, o governante falha em reconhecer explicitamente as dificuldades inerentes à produção de commodities agrícolas num mercado altamente competitivo. Este sector enfrenta uma concorrência forte de países que possuem vantagens competitivas claras, como climas mais favoráveis, custos de produção mais baixos e economias de escala.

A aplicação do princípio dos rendimentos decrescentes na agricultura é uma realidade que não pode ser ignorada. À medida que se tenta aumentar a produção, os custos adicionais tendem a ser maiores que os benefícios obtidos, resultando em margens de lucro cada vez menores. Este fenómeno é particularmente relevante em Portugal, onde a estrutura fundiária e as pequenas propriedades dificultam a implementação de práticas agrícolas mais eficientes e competitivas.

Além disso, o primeiro-ministro não aborda adequadamente a questão das regulamentações e das exigências europeias, que muitas vezes colocam os agricultores portugueses em desvantagem em relação aos seus concorrentes de fora da União Europeia. A simplificação burocrática é mencionada, mas não é especificado como será alcançada, nem se reconhece o impacte desproporcional que essas regras têm sobre os pequenos e médios agricultores. 

Outra omissão significativa é não referir o esforço que os agricultores terão eles próprios de fazer para sair do buraco e não esperar que seja o papá-estado a salvá-los.

A sustentabilidade e a rentabilidade do sector não serão alcançadas apenas com discursos motivacionais, mas com a tomada de consciência que se calhar é preciso alterar o que se produz para se ganhar rendimento, que se calhar é preciso ser criativo e não esperar salvação milagrosa de quem não tem conhecimento e não tem o problema.

domingo, julho 07, 2024

Curiosidade do dia

 


Estratégias cancerosas de crescimento

No WSJ do passado dia 29 de Junho li "Cheaper Flights Help Spur Record Air Travel":
"More people were set to fly in the U.S. on Friday than ever before. That was also true on Sunday. And in late May.
...
Seven of the 10 busiest airtravel days in the history of the TSA happened between May 23 and June 27. Fliers reset the record again last Sunday, when just under three million passed through U.S. airports. The numbers are still climbing. More than 32 million people are projected to fly between Thursday and July 8, a 5.4% rise over last year's Independence Day holiday travel volumes, according to the TSA.
Air travel typically peaks around now, but this year's levels are unprecedented, fueled by cheaper airfares and the desire of many Americans to get away."
No mesmo WSJ mas no dia 27 de Junho tinha lido "Southwest Reduces Its Revenue Outlook":
"Southwest Airlines cut its revenue guidance for the current quarter, citing complexities in adapting to shifts in booking patterns.
The airline said Wednesday that it expects revenue per available seat mile to be down 4% to 4.5% in the June quarter. Southwest previously guided for the unit revenue measure to be down 1.5% to 3.5%.
...
Despite record numbers of passengers traveling this summer, several airlines are also facing lackluster profits. Analysts have said most carriers expanded too aggressively during the second quarter, weighing on fares, and high fuel and labor costs are eating into profit margins."
No mesmo WSJ mas no dia 25 de Junho tinha lido "Summer Travel Boom Fails to Lift Airlines":
"It is shaping up to be the busiest summer season ever in the U.S., and about as strong as 2019's in Europe, airport passenger data suggests. Yet U.S. airline stocks are down roughly 40% over five years, and European ones about 25%. And this isn't about capricious investors applying lower valuations to airlines as they rush into artificial-intelligence plays: Carriers are reporting much narrower profit margins.
Budget operators such as Southwest Airlines, Spirit Airlines and Frontier Airlines offer the most painful examples. They used to be money-printing machines, and Wall Street believed they were poised to take market share from legacy players as the industry emerged from the Covid-19 crisis. Instead, they are struggling to stay airborne.
...
European budget powerhouse Ryanair is the exception. Its decisions to extensively hedge fuel costs and limit job cuts during the pandemic have proven prescient. It has been able to capture a lion's share of Europe's "basic economy" trips, particularly in sunny spots such as Italy, where its market share has risen from 27% to above 40%.
...
Since the pandemic, the real boom has been in "premium economy"offerings with extra space and amenities that no-frills operators don't usually provide. Full-service carriers, on the other hand, have invested heavily in them. This helps explain why Atlanta-based Delta Air Lines, which refined the art of providing a premium experience, isn't doing as badly on the stock market as its peers.
So why aren't legacy airlines soaring? The catch is that the premium economy boom is partly replacing business-class travel,
...
The bigger issue, however, is that airlines forgot the lessons learned before the pandemic and have taken hot tourism demand as a signal to expand aggressively. For July, the scheduled supply of seats is running 8% and 0.4% ahead of 2019 levels in the U.S. and Europe respectively, according to Cirium Diio Mi.
Indeed, overcapacity is a bigger problem for U.S. airlines, which explains their worse performance. For example, American Airlines, which has long focused on price and range of destinations ahead of premium offerings, announced an ambitious intra-U.S. expansion in April. Its shares are down 19% this year."

Faz lembrar a notícia recente sobre as companhias de Rent-a-car em Portugal, "Rent-a-car: Preços do aluguer de carros caem até 30% por excesso de oferta".

Agora imaginem a mesma coisa nos hotéis, na restauração, ... Estratégias cancerosas de crescimento degeneram sempre nisto: muito trabalho e pouco retorno. The race to the bottom.

sábado, julho 06, 2024

Curiosidade do dia

"Cada país tem o Biden que merece." 

Escreveram várias pessoas no Twitter ontem. 

Este é o mundo da pós-verdade. As palavras de Helena Garrido são poderosas: o que conta é a fé, o sentimento, que se danem as estatísticas.

BTW, Rafa é muito mais inteligente do que a média.

"This Euro 2024 clash could have been an all-time great quarter-final, and instead a part of it was stolen

Even his absence feels like a kind of presence. The cameras continue to seek him out. The fans in the stands in their replica Manchester United tops screech a little louder, scowl a little harder. The less he does, the more important he becomes. The more he disappears into this game, the heavier it feels, like a black hole sucking everything into its vortex.

And ultimately Portugal too. The sabotage is complete. One of the most talented squads ever assembled at this level of football disappears into that self same black hole, a Vegas-era Elvis act ultimately notable only for its ability to make us gawp and keep gawping. It's too awful to watch. It's too awful not to watch. The clock ticks into its third hour, the second quarterfinal suspended like a sentence that can never end, and yet with the knowledge of exactly how it ends. Meanwhile, Gonçalo Ramos and Diogo Jota sit on the bench.

...

But at least France know how to function without their captain. Portugal, by contrast, are still wedded to theirs, the chain-wrapped anvil that will eventually bring them all down. There is little point giving him anything to chase, or playing any pass to him longer than about 20 yards. If he peels to the left wing in the 53rd minute, he won't make it back into the centre until the 55th. He misses terribly from close range. He claims another freekick from an impossible angle, and somehow manages to hit all three players in the wall.

In a way, it's hard not to feel resentful of him: resentful of the way this grand, galaxy-sized occasion is ultimately reduced to a function of one man's ego. This could have been an all-time great quarter-final, and instead a part of it was stolen: stolen ball possession, stolen attention, stolen minutes from better players who actually deserve to be there, rather than a pure anachronism trotting out simply because no one has the clout to tell him not to."

Goethe escreveu: "An old man is always a King Lear." 

A cara dos morcões perante alguém com eles no sítio.

Trechos retirados de "Portugal v France: a galactic battle lost in the black hole of one man's ego

Sem transição, sem dor, ... não vamos longe

Há anos que defendo aqui no blogue: Deixem as empresas morrer!!!

Há anos que alerto aqui no blogue para a importância da transição, ainda que seja dolorosa no curto-médio prazo para renovar o tecido empresarial em direcção a empresas com produtividade mais elevada.

Há anos que escrevo porque é que os empresários pedem paletes de mão de obra estrangeira. A mão de obra estrangeira vem funcionar como uma botija de oxigénio para empresas que já não fazem sentido para o nível de vida do país. O país fica como um museu conservador, empresarialmente reaccionário.

Mão amiga mandou-me este artigo sobre os cortes de postos de trabalho na Alemanha, "Diese Industrieunternehmen bauen Stellen ab"
  • Corte de 12000 empregos no fornecedor da indústria automóvel ZF
  • A divisão automóvel da Bosch vai cortar cerca de 1200 empregos 
  • Cortes de empregos nas empresas Bosch, Miele, Continental, Forvia, Thyssenkrupp Steel, Michelin e Meyer Burger e em alguns casos encerramentos de unidades (por exemplo a Michelin encerra duas unidades na Alemanha e a Continental outras duas)
A mesma mão amiga tinha-me enviado à tempos este outro artigo "Even key German sectors are losing ground to China".

Ao mesmo tempo, recordo um postal que nos referia os investimentos que estão a fazer a transição na Alemanha

Entretanto, ontem o FT publicava outro sinal da mudança em curso, "German business breaks postwar taboo to supply defence industry":
"A growing number of German businesses are moving into military equipment and services as they break a widespread taboo to supply the arms industry in the wake of Russia's invasion of Ukraine.
Engine maker Deutz last week saw its shares jump more than 20 per cent after it said it was looking to build tank engines alongside its civilian operations. The engineering group is among those Mittelstand manufacturing and engineering companies reconsidering or ending their ban on defence contracts.
...
Continental, one of the world's leading automotive suppliers with 200,000 employees which has announced large job cuts, recently launched a scheme to transfer hundreds of its employees to German defence contractor Rheinmetall.
Peter Sebastian Krause, an executive at Rheinmetall, said at the time that the Continental employees would bring "highly valuable" skills to the company."
Entretanto, por cá estamos concentrados em salvar o passado, ou os sectores de baixo valor acrescentado, com carne para canhão. 

 




sexta-feira, julho 05, 2024

Curiosidade do dia

 


Não é só por cá. (parte III)

Parte I e parte II.

"Everything now is just a euphemism for financial repression and austerity. That doesn't stop politicians looking for magica alternatives.

...

Britain's Institute of Fiscal Studies on Monday described parties' reluctance to admit as much on Monday as "a conspiracy of silence" arguing Labour's pledge to rule out tax hikes was a "mistake." "We wish Labour had not made those tax locks and it will be difficult [politically] to break," IFS director Paul Johnson said about the party currently leading the polls.

...

But it's not just British politicians who are refusing to face up to reality. In France, where an impending snap parliamentary election threatens to empower extremists on both sides of the political spectrum — to the cost of President Emmanuel Macron's centrist Renaissance party - there is a similar reluctance to admit there are only bad options on the table.

...

What he failed to point out is that even supposedly sensible centrists face having to do the unthinkable in the longer run.

"They have to go to financial repression because high growth as a strategy out of over-indebtedness is not going to be funded by the bond market," Russell

Napier, an influential investment advisor who authors the Solid Ground newsletter, told POLITICO. "I think it doesn't matter who you vote for, you end up with roughly the same thing. So the market's not maybe saying 'we're very sanguine about Labour [in the U.K. ]. They're just saying: 'It doesn't really matter who you vote for. We are heading toward this route.""

E também:

"A última vez que se falou de reformas, e que se tentou implementá-las, foi durante a Troika. Nos 8 anos seguintes, os três governos de Costa não só reverteram algumas das (poucas) dessas reformas, como demonizou as outras. E como o país "comprou" essa conversa, agora ninguém fala dessas medidas. 

...

É justo criticar a classe política pela inação? É. Mas não lhe podemos atribuir toda a culpa. Ela é assim porque o eleitor não quer mudança. De cada vez que se faz. uma proposta ousada para mudar a economia, a reação é o conservadorismo. Porquê? Por ignorância. Ou seja, por uma gritante falta de literacia. E enquanto isso nลo mudar, teremos politicos (e politicas) miseráveis."

Como refere Joaquim Aguiar, ganham-se eleições mas não se ganha legitimidade. 

Trechos retirados de "The dirty little secret no politician will admit: There is no way to 'go for growth'" e de "É o povo. É o povo!"

Parte III de III.