Atentem bem nesta mensagem:
Alexandra Leitão sobre novo pacote do Governo: “Descida do IRC é injusta” uma vez que “40% das empresas” não o pagam https://t.co/oPQsiZcYmi pic.twitter.com/DC15byzP7l
— Polígrafo (@JornalPoligrafo) July 7, 2024
Acham que a descida do IRC é para facilitar a vida às empresas portuguesas?
Por que precisamos de investimento directo estrangeiro?
Por que é que empresas estrangeiras viriam para Portugal?
Focar a discussão nas empresas existentes com a produtividade existente é não ver o filme. O foco é nas que não estão cá, os mastins dos Baskerville. Recordar como estes tempos são estranhos.
BTW, pergunta sincera: qual é a relação entre 40% das empresas não pagarem IRC com a descida ser injusta? Só vejo uma justificação para este racional: pensar que esta descida é uma benesse para as empresas existentes, e as que têm lucro não precisam de ser ajudadas, quem precisa de ajudas são as outras.
Não! As que não têm lucro, muito provavelente deviam fechar. O mercado está a dizer-lhes para mudarem de modelo de negócio, para mudarem de vida. Apoios a estas empresas às vezes funcionam, mas a maior parte das vezes são usados para artificialmente mantê-las vivas. Desperdício de recursos escassos. No entanto, o mais importante é saltar fora do jogo de soma nula e pensar nas empresas que virão, não nas que já existem.
BTW, lembrem-se que o Público, a Visão e o DN têm prejuízo e não fecham.
Sem comentários:
Enviar um comentário