quinta-feira, novembro 14, 2013

Trabalhar, trabalhar, trabalhar

"Indústria portuguesa “mobila” Paris por 400 mil euros".
"Em 2012, as exportações do sector aumentaram pelo terceiro ano consecutivo e voltaram a bater um novo recorde, subindo 5% para 1.077 milhões de euros."

Há um mundo novo por explorar com base num novo modelo de negócio

Quando falo e escrevo sobre a economia da partilha e do aluguer, penso sobretudo a nível de consumidores.
.
Contudo, esta semana tive duas experiências que me chamaram a atenção para a validade do conceito no mundo do B2B.
.
Primeiro, numa conversa com um empresário de calçado, comecei a ouvir a história do costume no sector, um aumento das encomendas, a capacidade das máquinas de corte a ser levada para lá da capacidade nominal... e o receio em investir numa nova máquina. Depois, ainda acrescentou:
"As máquinas hoje em dia ficam ultrapassadas num instante!"
Na minha mente começou a dançar a ideia, por que é que os fornecedores não mudam de modelo de negócio e, deixam de vender máquinas e passam a prestar um serviço de aluguer de máquinas... vencia-se a barreira do capital para o investimento da compra inicial, as empresas ficavam mais flexíveis e podiam actualizar as máquinas com mais frequência.
.
Entretanto, ontem, no hall de entrada de uma empresa encontrei isto:
Manual Técnico de Aluguer
E ao folhear não pude deixar de juntar as peças e pensar que há um mundo novo por explorar com base num novo modelo de negócio... e voltamos ao postal do início da semana "Abraçar a mudança em vez de tentar incorporá-la"

Não é nada pessoal, é o modelo de negócio

A propósito deste filme, recomendado pelo João Silva:


Não concordo com o tom geral do artigo.
.
A Ryanair é uma espécie de vending machine.
.
Quem quer o preço mais baixo tem de sujeitar-se a constrangimentos que fazem parte do pacote.

quarta-feira, novembro 13, 2013

Aviso do dia

O cadastro de sucesso de previsões de Daniel Bessa não é famoso, e ainda bem para as PMEs portuguesas, portanto há que ter dupla precaução quanto ao que o senhor diz.
.
No entanto, é sempre importante avisar os incautos sobre o que pode vir aí:
"Portugal não tem condições para propor "com credibilidade" uma renegociação sem lançar um imposto "pesado" sobre o património, nomeadamente as componentes mais líquidas como depósitos bancários e carteiras de valores mobiliários, defendeu."
Assim, quando lhe falarem na renegociação da dívida, lembre-se disto.
.
Trecho retirado de "Renegociar dívida é "inevitável" e obriga a mais impostos"

Long live Mongo!!!

"2) The crowd is becoming like a company – bypassing inefficient corporations.
.
Of course, this means business change, as the internet tends to bypass intermediaries that don’t provide additional value add."
 Long live Mongo!!!

Trecho retirado de "What it Means to Large Businesses when the Crowd Becomes like a Company"

É a mentalidade de incumbente monopolista, ou protegido pelo Estado

"George Lucas as predicting that one day a cinema ticket will cost $150. Mr. Lucas and (and Mr. Spielberg) believe that the movie industry will, over time, concentrate on big budget productions and these will cost more to see in the cinema. Indeed, one senior equity analyst at Morningstar is quoted as saying, ‘differentiated pricing according to the movie’s budget makes economic sense.’”
.
“I think this is the sentence that caught my colleague’s eye: He and I teach a class on pricing. In it, we emphasize the simple point that fixed costs are irrelevant for deciding the price. If I could repeat this FACT in large, friendly letters like the warning on the Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, I would. So, the idea that a movie’s budget should determine its price is not merely wrong but risible.
Depois de ler este texto, sobre a inexistência de relação entre custos e preços, encontrei este artigo "Santos Silva: “Há um grande espaço para aumentar a receita pública”" ... é a mentalidade de incumbente monopolista, ou protegido pelo Estado.
.
Trecho inicial retirado de "A Gentle, Cinematic Reminder That Prices Are Based on Value, Not Cost"

Um exemplo de radioclubização?

Costumo dizer que produzir é o mais fácil porque difícil é vender. Contudo, isso não significa abandonar a aposta, o investimento no produto.
.
Quando uma empresa desiste de investir no produto, entra naquilo a que chamo a radioclubização (aqui e aqui), tornando-se cada vez mais ôca, "hollowing", até que fica uma carcaça sem potencial valor intrínseco que apenas vive da ilusão criada pelo marketing.
.
E isso resulta até um certo ponto.
.
Foi disto que me lembrei ao ler "Abercrombie & Fitch: el riesgo de ser sólo ‘sexy’":
"“es de esperar cuando un modelo de negocio está basado al 90% en la marca y no en el producto”"

Outra anedota do dia

Isto "Pires de Lima quer empreendedorismo como disciplina de ensino obrigatório" fez-me logo recordar esta imagem que vi pela primeira vez há mais de 15 anos:


Comecei logo a pensar no processo burocrático para seleccionar os professores que darão esta disciplina.
.
Comecei logo por pensar no tipo de empreendedor-mentor que aceitará submeter-se ao vexatório processo que certamente começará por pedir provas de que nada deve ao estadinho e à segurança social.
.
Comecei logo por pensar na mente do empreendedor-mentor que irá aceitar seguir um programa centralizado criado por um qualquer burocrata ou por uma comissão de burocratas.
.
PS: A figura retrata uma acção de formação dedicada a aprender a andar de bicicleta.

terça-feira, novembro 12, 2013

Anedota do dia

"France is following a courageous, enlightened course that should be a model for competing nations."
Trecho retirado de "Why Paul Krugman is wrong about France"

Hipóteses de segmentação

Diferentes hipóteses de segmentação:
"Value-based Segmentation: Which customers are most valuable?.
To maximize your profitability, you can use analytics to identify your best prospects for cross-sell and upsell offers.
...
Vulnerability Segmentation: Which customers are most likely to leave?.
Customers can also be segmented in order to better prevent the loss of profitable customers to churn. As it is almost always more expensive to acquire a new customer than to keep a current one, banks can benefit from a data-driven approach to retention."

Trecho retirado de "Segmentation matters more than ever"

Os incautos e os incompetentes

Pelos vistos foi um sucesso a compra de bilhetes de tesouro por particulares.
.
Entretanto, hoje leio no JdN:

Pena que os jornais não cumpram a sua missão de informar e não expliquem aos incautos a relação entre o que estes figurões e outros dizem e a segurança do seu investimento. Será incompetência ou conluio com o poder, com o regime?

A mente do empreendedor

"“If you want to be entrepreneurs, you cannot think like sheep.” Entrepreneurs seem to have developed an independent streak in the way they assess market perceptions
...
Optimism is also a part of that same mind-set, and entrepreneurs are almost certainly unusually optimistic, in particular about the anticipated impact of their perceived capabilities on the market. Sometimes they are so optimistic that they grossly overestimate their chances of success. Some call that propensity irrational optimism because it is not justified by the objective probabilities, and it is true that aspiring entrepreneurs believe they will not fail where others have.
...
But if as an entrepreneur, I see a game of chance as a game of skill instead, then I have the possibility to make an extraordinary gain.
...
What’s more, the propensity to think independently, to challenge conventional wisdom, and to act in a contrarian fashion is not quite the same as irrational optimism. By tying their future worth to something that is, initially, worthless, impossible, or stupid, entrepreneurs are in a sense buying low—investing in an idea that is undervalued by others—so that they can later sell high, reaping extraordinary value from it."
Trechos retirados de “Worthless, Impossible, and Stupid" de David Isenberg

O fim do modelo económico do século XX

Um artigo que parece retirado deste blogue, "It’s the end of Walmart—and mass-market retail—as you know it":
"For a long time, having the best supply chain was enough. This is how Walmart became the powerhouse retailer it is: by building the largest, broadest, most efficient system for moving products across the United States.
...
Now those techniques have timed out, too. (Moi ici: O fim do modelo económico do século XX) We already know that 3D printing and robotic manufacturing technology can overtake centralized production. But the difference here is that a single company might not emerge to capitalize on these technologies (Moi ici: A democratização da produção, a ascensão da cultura indy, a explosão de variedade, o fim do poder das empresas grandes que apostam na escala e volume) the way singular brands like Walmart and Amazon have in the past. Instead, we are now entering the primacy of design. (Moi ici: A ascensão do design como a moeda-forte do futuro)
...
(Moi ici: O que se segue é tão a visão deste blogue para o futuro do mundo económico, o Estranhistão) 3D printing, together with steady advances in robotics, is making it increasingly plausible to create smaller, more nimble production houses, which are more widely distributed closer to buyers. This shift in the distribution of manufacture means that those giant supply chains Walmart invested so heavily in are suddenly becoming obsolete....
 It’s a kind of inverse instance of the laws Ronald Coase (Moi ici: A terceira ou quarta vez que se escreve aqui sobre o fim do modelo de Coase neste blogue nos últimos dias) described as part of his 1991 Nobel-prize winning work, which stated that large corporations exist to utilize advantages of scale in transaction costs.
...
The upshot of this is the very beginning of exponential growth in which design creates rapid-adoption online meritocracies, with the most popular designs enjoying widespread appeal and ready mimicry."
Mongo, Estranhistão, prosumers, democratização da produção, indy...

E outros sectores, por cá, não podem fazer o mesmo?

Ideia interessante "Starbucks red cups runneth over with holiday cheer (and wide profit margins)":
"He says department stores can promote huge holiday inventories, but coffee shops just have coffee. “What they need to do is come up with special items to break the habit consumers have of getting the same thing in the same way every single day.”
.
Even if it’s just putting plain coffee in a pretty red cup."
Por exemplo, por que é que uma padaria não pode fazer o mesmo? Por que é que não se podem criar produtos sazonais, como o bolo-rei, apostando na escassez, numa tradição, num ciclo natural, para obter margens mais interessantes?
.
E outros sectores, não podem fazer o mesmo?

segunda-feira, novembro 11, 2013

O excedente alemão e Mongo

Os que criticam o excedente económico alemão, acreditam que as exportações alemãs roubam mercado aos outros países da UE?
.
Quem acredita nisso, ainda vê a paisagem competitiva assim:
Quando ela teve esta evolução:
Ainda pensa que estamos no Medioestão:
Quando estamos em pleno desenvolvimento do Estranhistão, com mais gente fora da caixa do que dentro da caixa:
Ao menos podiam olhar para a natureza e perceber o que se está a passar:
O aumento das exportações alemãs não representa, uma terraplanagem das exportações portuguesas, espanholas ou gregas:

Os Dupond e Dupont, por exemplo.

As exportações no mês de Setembro voltaram a disparar, escreve o JdN em "Exportações voltaram a disparar em Setembro".
.
Acho verdadeiramente notável um crescimento das exportações homólogas de quase 10%.
Ainda mais notável um crescimento das exportações homólogas para a UE de quase 7% (17,6% para fora da UE).
.
A rádio Renascença, no noticiário das 12 horas veio logo pôr água na fervura, disse que o crescimento se devia aos combustíveis e lubrificantes.
.
Em minha opinião não deixa de ser uma conclusão um pouco precipitada.


As exportações de não-"Combustíveis e lubrificantes" cresceram 66%.
.
Pena não ouvir ninguém, de entre os que duvidavam disto, aparecer a retratar-se.
E os que achavam fundamental reduzir a TSU, ou sair do euro, ou reduzir salários, ou trabalhar mais horas para conseguir isto?
.
.
Onde estão?
.
Já refinaram o seu modelo mental?

De-commoditizar

Ainda no Sábado usei esta imagem:
Como contraponto à importância da interacção que potencia a co-criação de valor através do co-desenho e da co-produção.
.
O oposto da co-criação de valor é a impessoal "vending machine". Por isso, sublinho este trecho:
"There was a time when a commodity was defined as something that is standardised, fungible, provided without differentiation. And companies moved heaven and earth to try and find a way to differentiate.
.
There’s a new definition of commodity emerging: a product or service where there is no relationship between customer and company. Companies in that position will go the way of all flesh."
E claro que neste blogue a missão é a de promover a fuga ao estatuto, à classificação de "commodity".
.
E a sua empresa, aposta na interacção? O que faz para co-criar valor?
.
Recordar o "Adivinhem"
.
BTW, há clientes para quem a melhor oferta e a melhor opção de compra é a commodity. Por isso, sabe quem eles são? São a praia da sua empresa? Imagine que sim, que são. Serão a sua praia no futuro? Não? Se não, como vai fazer a transição para outra praia?

.
Trecho retirado de "Thinking about change and choice and consequence"

Sonho? Tomo a nuvem por Juno? Ou será o jornalismo do Estranhistão?

E Mongo no jornalismo? (eheheh não confundir com jornalistas mongos)
.
E jornalistas a trabalharem directamente para os seus leitores?
.
E jornalismo que já não vive de textos a servirem de engodo para a publicidade, mas baseado num outro modelo de negócio: clientes-leitores que pagam os artigos que querem, que precisam, que têm interesse em ler.
.
Em vez de salvar o jornalismo servindo os clientes overserved, com preços e custos cada vez mais baixos, apostar nos clientes underserved. Não é novo neste blogue:
Recordo também este postal de ontem, "Abraçar a mudança em vez de tentar incorporá-la", não são os jornais estabelecidos que vão aproveitar a oportunidade, são os que já não têm nada a perder e têm modelos mentais limpos, sem custos afundados. Quem? Os jornalistas!!!
.
Recordo também este outro postal de ontem, "O poder potenciador das redes no Estranhistão", em vez dos jornais do passado, redes de jornalistas.
.
Como já aqui afirmei várias vezes, perante este cenário:
Os jornais concentraram-se em fazer o que a UTAO defende, a procura está em baixo porque o produto é caro. E o produto é caro por causa dos custos fixos. Logo, há que despedir jornalistas caros e enxamear as redacções de estagiários. Logo, há que gastar menos dinheiro em investigação e comprar mais a centrais de notícias. Logo, há que incluir cada vez mais opinião (nunca me esquecerei de apanhar na TV Carlos Abreu Amorim a falar do tema da semana, a resposta americana ao Katrina... onde estão os especialistas?). Desta forma, tornaram os jornais cada vez mais, menos interessantes para os seus potenciais leitores. O leitor do preço vai para a net, o leitor que quer mais, que quer investigação, que quer rigor, que não quer propaganda travestida de informação fica underserved e aspira a algo de diferente, (até a minha mãe, até a minha mãe, e não consigo explicar o significado do que vou escrever a seguir em toda a sua dimensão, deixou de comprar o Público), a algo com mais qualidade, a algo com mais atributos.
.
Era tão bom que isto "Plataforma portuguesa dedicada a jornalismo financiado por leitores é lançada na terça-feira", fosse uma genuína reacção de jornalistas interessados em aproveitar uma oportunidade de negócio para servir os leitores underserved...
.
Era tão bom que fosse mais um pontapé no modelo económico do século XX e do seu teorizador Robert Coase

Uma verdadeira curiosidade do dia

"Every Nov. 11, millions of Chinese shoppers flock to the e-commerce websites operated by Alibaba Group Holding Ltd. They spend more on those sites during that one day of discounts than Americans do on all online retailers on Black Friday and Cyber Monday combined.
...
By one measure, Alibaba is the world's largest e-commerce platform: The total volume of merchandise handled last year by Taobao and Tmall, the company's two main shopping sites, topped one trillion yuan ($160 billion), larger than last year's totals for Amazon.com and eBay combined."

Trecho retirado de "Alibaba Builds a 'Black Friday' for China"

domingo, novembro 10, 2013

Curiosidade do dia

"By early 2009, his company, River Pools and Spas, a 20-employee installer of in-ground fiberglass pools in Virginia and Maryland, had a decline in orders from an average of six a month to barely two. That winter, four customers who had planned to install pools costing more than $50,000 each demanded their deposits back. For three consecutive weeks, the company overdrew its bank account.
.
Around this time, Mr. Sheridan began to overhaul his marketing. The company had been spending about $250,000 a year on radio, television and pay-per-click advertising. It would now cut the budget to about a tenth of that and focus on generating sales through informational blog posts and videos, what has become known as content marketing. But Mr. Sheridan took an unconventional approach to his content.
.
As a result, River Pools has recovered to exceed its peak pre-2007 revenue, and Mr. Sheridan, a 35-year-old father of four, has become something of a Web marketing guru. While he still owns a 33 percent interest in the pool company, his partners manage it day to day while he concentrates on his new venture, TheSalesLion.com."
Muitas vezes tento convencer as PMEs a criarem e a animarem blogues sobre a sua actividade e o que os seus clientes consideram valor... a minha taxa de sucesso é muito baixa.
.
Este é um bom exemplo para tentar ilustrar o que se pode conseguir seguindo por essa via... simples, sendo natural, sendo autêntico, sem truques.
.
.
.
E acabo este postal a recordar o velho engenheiro Matsumoto a repreender-nos, por não contactarmos os fornecedores em busca de informação.

Trecho retirado de "A Revolutionary Marketing Strategy: Answer Customers’ Questions"