quarta-feira, julho 17, 2024

Para reflexão

Renda para um T2 (T2 em Portugal é um T3 em França) no centro da cidade de Annecy em França:


Oferta versus procura.

terça-feira, julho 16, 2024

Curiosidade do dia


Impressionante sintoma da forma de gestão portuguesa... numa empresa privada, ela fecha ponto. Num organismo público, o dinheiro impostado aos saxões ajuda a esconder quase todos os descalabros de gestão pública. 

Hoje, percebi mais um sintoma do que é viver na Suíça. A pintura periódica das paredes dos humildes túneis das passagens para peões nas estações de caminho de ferro.

Recordo:

A previsão mais fácil de todas, rumo à Sildávia.

Volto à curiosidade do dia do passado Domingo:

Perceberam bem a mensagem deste gráfico ... deixem-na assentar bem no fundo da vossa consciência.

Onde eles e Portugal estavam em 1992 e onde estamos agora nós e eles.

Pena o partido comunista não ter ganho o 25 de Novembro de 1975. Teríamos apanhado a vacina e hoje não estaríamos com um país tão socialista e inimigo da criação de riqueza.

A previsão mais fácil de todas, rumo à Sildávia.

segunda-feira, julho 15, 2024

Curiosidade do dia

 


Vinhas na Suíça.

Exportações dos primeiros cinco meses do ano

 

Olhando para os primeiros cinco meses do ano em termos gerais os números de 2023 e 2024 anda ela por ela, muito iguais. No entanto, a maioria dos sectores que acompanho estão com um desempenho homólogo negativo.

domingo, julho 14, 2024

Curiosidade do dia

 

Fonte.

Fugir do crescimento canceroso

Na revista do Público de ontem li o artigo "A grande mentira do vinho em Portugal".

O texto sublinha a importância de subir o preço do vinho em Portugal como uma solução mais eficaz para resolver os excedentes e melhorar a sustentabilidade do sector. O autor argumenta que a prática actual de tentar aumentar o volume de vendas, especialmente através de vinhos baratos, é um erro, dado que isso perpetua um ciclo vicioso de baixa rentabilidade. Em vez disso, sugere que vender menos, mas a preços mais altos, pode gerar mais receita e ajudar a equilibrar a oferta e a procura. Esta abordagem é comparada ao exemplo bem-sucedido da indústria de calçado italiana, que, apesar de vender menos em volume, consegue gerar mais receita.

Em linha com críticas já aqui feitas no blogue ao longo dos anos. Por exemplo em "O crescimento canceroso.

Outra crítica do autor, ao invés de expandir a área de vinha ou procurar novos mercados, o foco deveria ser em vender menos vinho, mas a preços mais altos, para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade do sector. 

Recordar o recente "Mais uma razão para apoiar a causa irritante."

Estamos sempre a bater em exemplos de crescimento canceroso como no vinho temos o turismo, por exemplo. Corridas para o fundo. 

sábado, julho 13, 2024

Curiosidade do dia

"O problema de Gustavo é já o de muitos outros recém-licenciados em Direito e, em setembro, quando muitos mais finalizarem o curso, ganhará uma “dimensão catastrófica”, antevê o presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados (CRP/OA), Jorge Barros Mendes. Perante a obrigação de pagarem 1120 euros (125% do salário mínimo) durante os 12 meses do estágio, muitos escritórios não estão a abrir vagas, ou, mais exatamente, os seus advogados estão a recusar-se a ser patronos de novos estagiários.

“A medida tinha um objetivo nobre, porque o trabalho tem de ser remunerado, mas tem dificultado mais do que ajudado”, resume Gustavo Lopes."

Entretanto, na rádio ouvi a bastonária da ordem dos advogados a dizer que vai pedir aos deputados que obriguem os saxões (contribuintes) a pagar o ordenado aos estagiários.

É provável que tal aconteça, os deputados são quase todos advogados.

Trechos retirados do JN de hoje em "Escritórios de advogados fecham porta a novos estagiários para não pagar"

Mais do que com a Peste Negra

Peter Zeihan chamou-me a atenção com uma comparação brutal: Nas próximas décadas a China vai perder mais gente (em %) do que a Europa com a Peste Negra.

No WSJ de ontem:

"When China launched its one-child policy more than four decades ago, it sped up an evolution toward smaller family sizes that would have happened more gradually.
The policy supercharged the country's workforce: By caring for fewer children, young people could be more productive and put aside more money. For years, just as China was opening its economy, the share of working-age Chinese grew faster than the parts of the population that didn't work. That was a big factor in China's economic miracle.
There was a price and China is now paying it. Limiting births then means fewer workers now, and fewer women to give birth.
A United Nations forecast published on Thursday shows how quickly China is aging, a demographic crunch that the U.N. predicts will cut China's population by more than half by the end of the century."

Trechos retirados de "China Pays Price for Its One-Child Policy" 

sexta-feira, julho 12, 2024

Curiosidade do dia

""Given market conditions, it's especially important that we carefully balance [summer working hours] with the needs of our clients, teams and work commitments, which should continue to take priority," Elliott said in a separate memo.
Some partners had expected that the summer working hours benefit would be dropped entirely this year by the firm's new leadership, with one senior partner saying it was disruptive to a client-facing business."

De ranhura a canyon.

"what should organizations do when a promising innovative process fails to live up to expectations or a once-fresh innovation languishes over the years and eventually loses its effectiveness?
A solution is reimplementation: rethinking an innovative process within an organization’s context, making the necessary changes, and then reintroducing it. 
...
Reimplementation is an inherently vulnerable process. Leaders must be willing to expose problems and confront failures. Staff may resist reimplementation, not wanting to change something with which they are familiar and consider good enough."
...
The success of process innovations can fade over time. Consequently, it is crucial for organizations to periodically check them so they can identify declines in performance early. Once leaders uncover such a deterioration, they should determine the cause instead of immediately trying to force people to “get with the program.” With this knowledge, they can then redesign and reimplement the process and enable it to once again to deliver on its promise."

Há um tempo em que um processo e a realidade estão razoavelmente alinhados. No entanto, como o contexto está sempre em evolução, a entropia a crescer, as pessoas a entrar e a sair, novas tecnologias surgem, novas exigências de clientes e tudo se conjuga numa amálgama que começa a desalinhar processo e realidade em termos de execução e/ou eficácia. Em algumas empresas só se olha para os resultados financeiros e não se consegue, ou não se faz o drill down para chegar às causas raiz. Por isso, o desalinhamento vai aumentando e aquilo que era uma ranhura transforma-se num desfiladeiro, num canyon.

Quanto mais tempo se demora a actuar, maior terá de ser a dimensão da acção.


Trechos retirados de "How to Salvage a Useful Process That Isn't Working Anymore

quinta-feira, julho 11, 2024

Curiosidade do dia

Em muitas empresas privadas acontece isto, em praticamente todas as empresas nacionalizadas acontece isto.

Quando se ignoram os custos do futuro, não é Mariana?

Estão a ver uma refinaria de açúcar? Eu também vejo a redacção de um jornal. 

Aproveitar o reshoring

Na passada segunda-feira o WSJ incluia o artigo "Supply-Chain Overhaul Boosts GE Appliances' Sales":
"GE Appliances, one of the largest home-appliances manufacturers in the U.s., says a
$2 billion effort to remake its supply chain has helped it double revenue since 2017.
...
It is an example of how companies are resetting their supply chains to be more flexible, moves that come after retailers and household goods companies navigated disruptions, shipping delays and dramatic shifts in consumer demand during a chaotic period marked by waves of stockouts and overstocking.
"A lot of companies are really striving to create increased visibility in their supply chains and also to build greater resilience in their supply chains,
...
One of the biggest changes has been to bring more manufacturing into the U.S. from Asia. GE Appliances has added 4,000 manufacturing jobs across its nine U.S. plants over the past seven years. Shifting production from overseas has cut shipping costs by reducing the number of bulky appliances that are sent across the Pacific Ocean and has given GE Appliances more control over production.
"When you have something that's in a container on a boat for six weeks, it's difficult to change your orders and be able to adjust to shifts in demand," said North Carolina State's Handfield.
...
The company previously tracked "weeks on hand," which measures finished products relative to how many units typically sell in a given week. It now tracks customer orders delivered on time and in full, a measure that prioritizes existing orders so the company doesn't spend time manufacturing items that aren't in demand, Brey said.
...
"I want to make product as close to when the customer is going to want it as possible," Brey said."
A típica PME portuguesa não tem marca própria, mas pode procurar aproveitar esta tendência junto de marcas que operam no mercado europeu. Essas marcas procuram:

  • Mais flexibilidade da cadeia de abastecimento: Vão ter de investir em tornar as cadeias de abastecimento mais adaptáveis ​​para lidar com perturbações e alterações nas condições do mercado.
  • Repensar a localização da produção: Vão procurar aproximar a produção dos principais mercados para reduzir os custos de envio e melhorar os tempos de resposta à procura. Lidar com a incerteza e aumentar a rotação do inventário.
  • Produzir no regime "make to order": Querem alinhar a produção mais estreitamente com os pedidos reais dos clientes para reduzir o excesso de inventário e melhorar a eficiência.

Talvez a típica PME portuguesa tenha de rever:
  • As ferramentas digitais que usa para melhorar a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até aos pedidos dos clientes.
  • Os métodos de rastreio do inventário para os tornar mais precisos, com o foco em ter os produtos certos, nos locais certos, no momento certo.

quarta-feira, julho 10, 2024

Curiosidade do dia

 

O foco certo

Na passada Segunda-feira publiquei este postal "Não é só por cá. (parte IV)" onde volto a apresentar as minhas ideias para uma agricultura com futuro, demonstrando a irrazoabilidade de querer bons resultados com a continuação da postura actual. A certa altura recordo um postal de 2010 acerca de um canadiano: façam como o canadiano (2021) recordem a agricultura com futuro (2010).  A mensagem é: Em vez de procurarem mercado para escoar os produtos, procurem mercados que valorizem algo que possam oferecer de forma distinta. Comecem pelo fim, comecem pelo outcome, não pelo output.

Ontem, no jornal The Times apanhei esta foto.

Com esta legenda: 

"Hot property Lee McKendrick, the Wasabi Company's farm manager, grows the plants, a staple of Japanese cuisine, in Dorset and Hampshire. The company sells its produce for £200 a kilo and also has to import from Japan to meet demand"

Agora, ao olhar para o verde desta foto recordo alguém que em tempos me contactou por causa da produção hidropónica de alface.

Olhemos para a equação da produtividade:

E para a foto da Herdmar:


O foco no denominador, na redução de custos, traz retornos marginais. O foco no numerador, no preço que conseguimos por m2, por kg, por dm3, por unidade, por minuto, por ... é o foco certo. Que produtos posso produzir com concorrência baixa e bom preço?

Depois, é começar a pensar no próximo ciclo enquanto o actual dá porque outros virão copiar e com custos mais baixos.

terça-feira, julho 09, 2024

Curiosidade do dia


Recordar desde 2007 a martirizada Ribeira dos Milagres. Interessante como ninguém é apanhado, nunca.

“Descida do IRC é injusta”

Atentem bem nesta mensagem:

Acham que a descida do IRC é para facilitar a vida às empresas portuguesas?

Por que precisamos de investimento directo estrangeiro?

Por que é que empresas estrangeiras viriam para Portugal?

Focar a discussão nas empresas existentes com a produtividade existente é não ver o filme. O foco é nas que não estão cá, os mastins dos Baskerville. Recordar como estes tempos são estranhos.

BTW, pergunta sincera: qual é a relação entre 40% das empresas não pagarem IRC com a descida ser injusta? Só vejo uma justificação para este racional: pensar que esta descida é uma benesse para as empresas existentes, e as que têm lucro não precisam de ser ajudadas, quem precisa de ajudas são as outras.

Não! As que não têm lucro, muito provavelente deviam fechar. O mercado está a dizer-lhes para mudarem de modelo de negócio, para mudarem de vida. Apoios a estas empresas às vezes funcionam, mas a maior parte das vezes são usados para artificialmente mantê-las vivas. Desperdício de recursos escassos. No entanto, o mais importante é saltar fora do jogo de soma nula e pensar nas empresas que virão, não nas que já existem.

BTW, lembrem-se que o Público, a Visão e o DN têm prejuízo e não fecham.

Será que a credibilidade se compra numa prateleira?

Há algum tempo, talvez no final de Junho passado, encontrei na revista MoneyWeek o artigo "Sweet deal for Tate & Lyle?".

A Tate & Lyle, sujeita a um cada vez maior escrutínio sobre os alimentos ultraprocessados, como os iogurtes aromatizados e os snacks doces, com investigações que os ligam cada vez mais a doenças como o cancro e a diabetes tipo 2,  resolveu ir ao bolso, tirar a carteira e comprar um fabricante de ingredientes para produtos alimentares saudáveis.

"Tate & Lyle hopes the deal will ensure the combined entity can supply "producers looking to make food which is healthier but still tasty enough to fly off the shelves"."

O que me deixou a pensar no tema: Será que a credibilidade se compra numa prateleira? 


segunda-feira, julho 08, 2024

Curiosidade do dia

 

Não é só por cá. (parte IV)

Parte I, parte II e parte III.

Afinal vamos ter mais partes. Vejamos agora um exemplo ao vivo e a cores da metáfora que aqui costumo usar (por exemplo aqui e aqui)

Volto à metáfora:

"Alguém diz ao filho com 5 anos?

- A actuação do vosso ano na Festa de Natal do jardim-escola foi uma valente porcaria!"

A actuação foi uma valente porcaria, mas os pais fazem um sorriso amarelo e batem palmas (As crianças não são burras, mas não foram ensaiadas, nenhum adulto investiu a sério em ensaiar o espectáculo). 

No Sábado passado li "Montenegro quer inverter problema geracional do setor agrícola nacional" e automaticamente pensei: Olha! Um exemplo ao vivo e a cores da metáfora.

Associações de agricultores fazem o seu número no espectáculo e o papá-primeiro-ministro em vez de chamar a atenção para a realidade, resolve bater palmas e, qual Tony Robbins, fazer um discurso motivacional.

Vamos lá sublinhar alguns tópicos:

"O primeiro-ministro afirmou hoje que é fundamental o país inverter o problema geracional do setor agrícola, considerando que tal é uma ameaça para a soberania alimentar nacional."

Os pais querem o melhor para os seus filhos. Os filhos querem perspectivas de vida. O que levará os filhos dos agricultores/produtores de leite a quererem continuar no sector com toda a informação negativa que vêem com os seus olhos na vida dos seus pais, e ouvem nos media? Recordo que não é impunemente que se diz mal.

Onde é que no cálculo dos custos entra o valor da soberania nacional? Produtores são tótós se forem nessa canção de embalar. Consumidores, distribuidores e governos não pagam nada extra pela soberania nacional. Soberania em quê? Trigo? Leite? Brincamos?! Os agricultores não podem esperar ganhar a vida a serem macro-salvadores do mundo. Não é essa a sua função, não é assim que podem ser competitivos, não é assim que podem prosperar. Tal como na indústria, devem procurar o nicho, o segmento que podem servir com vantagem e servi-lo. Como costumo dizer: façam como o canadiano recordem a agricultura com futuro.

"O governante lembrou que o setor do leite representa 9% de todo o valor agrícola, envolve 1999 milhões de euros de volume de negócios e gera mais de 648 mil empregos diretos e indiretos, mas que 60% dos produtores têm mais de 55 anos e só 11% têm menos de 34."

Pena que o governante não tenha posto as cartas da verdade em cima da mesa. Produzir uma commodity num mundo cada vez mais concorrencial só é vantajoso para quem tem vantagem competitiva. Nunca esquecer a 1ª lei da teoria dos jogos: "Do not play a strictly dominated strategy". Por isso, não dá dinheiro aos produtores.

""A Agricultura e as Pescas, todo o nosso setor primário, são estratégicas para o futuro de Portugal. Gera-nos capacidade de autonomia alimentar, capacidade de independência do exterior e cria postos de trabalho. Sem uma agricultura forte, não temos capacidade de garantir a coesão territorial", apontou o primeiro-ministro."

Eehehehe! Basta estar no largo da praça de touros de Almeirim, ao principio ou fim do dia, para perceber a criação de postos de trabalho e a coesão territorial. 

""As orientações que têm sido dadas e que têm sido cumpridas é que o Ministério da Agricultura e Pescas e o Ministério do Ambiente e Energia estejam de mãos dadas. Se conseguirmos tirar esses obstáculos de burocracia, regulamentação e exigências, temos a capacidade de aumentar o valor deste setor", vincou."

Gostava de perceber qual a relação de causa-efeito entre a remoção dos obstáculos de burocracia e o aumento de valor acrescentado. A sério que gostava de perceber. Só há uma via séria para o aumento do valor acrescentado, o aumento do preço de venda. Aumentar o preço de venda de commodities é uma impossibilidade económica.

""Não podemos ter um conjunto de regras e obrigações tão restritivas, e que encarecem tanto o produto, que gera o absurdo de tirarmos rentabilidade aos nossos agricultores e, ao mesmo tempo, enchermos as prateleiras dos supermercados de produtos de outras geografias que não aplicam as mesmas exigências que cá temos na Europa", referiu."

Ehehehehe! O primeiro-ministro devia conhecer o karma associado ao sector do leite.

O discurso do primeiro-ministro Luís Montenegro, embora bem intencionado, deixa de abordar algumas questões fundamentais que afectam o sector agrícola português. Em primeiro lugar, o governante falha em reconhecer explicitamente as dificuldades inerentes à produção de commodities agrícolas num mercado altamente competitivo. Este sector enfrenta uma concorrência forte de países que possuem vantagens competitivas claras, como climas mais favoráveis, custos de produção mais baixos e economias de escala.

A aplicação do princípio dos rendimentos decrescentes na agricultura é uma realidade que não pode ser ignorada. À medida que se tenta aumentar a produção, os custos adicionais tendem a ser maiores que os benefícios obtidos, resultando em margens de lucro cada vez menores. Este fenómeno é particularmente relevante em Portugal, onde a estrutura fundiária e as pequenas propriedades dificultam a implementação de práticas agrícolas mais eficientes e competitivas.

Além disso, o primeiro-ministro não aborda adequadamente a questão das regulamentações e das exigências europeias, que muitas vezes colocam os agricultores portugueses em desvantagem em relação aos seus concorrentes de fora da União Europeia. A simplificação burocrática é mencionada, mas não é especificado como será alcançada, nem se reconhece o impacte desproporcional que essas regras têm sobre os pequenos e médios agricultores. 

Outra omissão significativa é não referir o esforço que os agricultores terão eles próprios de fazer para sair do buraco e não esperar que seja o papá-estado a salvá-los.

A sustentabilidade e a rentabilidade do sector não serão alcançadas apenas com discursos motivacionais, mas com a tomada de consciência que se calhar é preciso alterar o que se produz para se ganhar rendimento, que se calhar é preciso ser criativo e não esperar salvação milagrosa de quem não tem conhecimento e não tem o problema.