terça-feira, abril 11, 2017

Começar pelo fim (parte II)

Depois de ter escrito "Começar pelo fim", ontem à tarde em "Guided Change" sublinhei:
"Over the past many years I have worked with some powerful teams help clients with change. In every interaction, the clients that were the most successful had a clear picture of what change would look like and feel like. By creating what they wanted to become and mapping it out, could individuals, teams or whole organizations understand the path that they needed to take and the obstacles to overcome. Most importantly, they knew they had a guide to help them when they faltered or got off course."
Recordar Ortega Y Gasset em "O meu presente não existe senão graças ao meu futuro"

Portugal faz bem. Não esquecer!

Em "Espanha, França e Itália têm quase três quartos da área de vinha da UE" pode ler-se:
"Espanha sozinha tem quase um milhão de hectares de vinha: são 941 mil hectares, o equivalente a 30% da área total da União Europeia. Castilla-La Mancha é a sua maior região, com 46,1% do total da vinha espanhola. O facto de ser o país com mais área dedicada à produção de uva para vinha não o impede de estar também no topo dos que dedicam mais espaço à produção de vinho de qualidade: quase 900 mil hectares, 95,6% do total da sua vinha, está afeta a esta produção mais exigente.
...
Em Portugal, por exemplo, dos 198,6 mil hectares ocupados com vinha, 87,8% estão dedicados ao vinho de qualidade.
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Os dados do Eurostat mostram ainda que Portugal está entre os países com maior número de proprietários e vinhas mais pequenas."
Uma coisa são as estatísticas. Nunca esquecer como Aznar enganava os burocratas agrícolas de Bruxelas como fotografias aéreas manipuladas.

Outra coisa é a realidade. Recordar "Portugal faz bem"

segunda-feira, abril 10, 2017

Curiosidade do dia

"Sociedades que merecem sobreviver arranjarão uma resposta, mudarão comportamentos e regras e adaptar-se-ão a uma nova realidade. Sociedades que teimarem em não se adaptar irão parar ao baú de obsoletos e darão lugar a outras. Nada se perde nada se cria tudo se transforma."(daqui)


E "Prestações sociais absorveram 93% dos recursos da Segurança Social"

Começar pelo fim

The secret of achievement is to hold a picture of a successful outcome in the mind
Henry David Thoreau

Uma forma de "Começar pelo fim"

"But there is a third way" (parte I)

"If the choice is either to enter a poorly performing industry, playing by the same rules as incumbent market leaders, or to stay out of the business entirely.
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But there is a third way, and that is to recognize that the industry as a whole may be missing an attractive opportunity to address an unserved market that can be tapped only by playing by a very different set of rules."
Trecho retirado de  "If You're in a Dogfight, Become a Cat!: Strategies for Long-Term Growth"

"economy is ever-evolving"

Um texto, "Old economics is based on false ‘laws of physics’ – new economics can save us", conotado politicamente mas em linha com uma das mensagens deste blogue: a analogia entre biologia e economia.

Claro que sublinho e concordo com:
"So how can economic policymakers be more like gardeners in their approach? They should think of policy as an adapting portfolio of experiments, says Eric Beinhocker, a leading thinker in the field of evolutionary economics. We should mimic nature’s process of natural selection, which can be summed up as diversify-select-amplify: set up small-scale policy experiments to test out a variety of interventions, put a stop to the ones that don’t work and scale-up those that do.[Moi ici: Isto é tão o meu Verão de 2008]
...
No one knows for sure what will work, so it is important to build a system that can evolve and adapt rapidly.”
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Realising that the economy is ever-evolving is an empowering insight. If complex systems evolve through their innovations and deviations, then this gives added importance to novel initiatives – from complementary currencies to open-source design – that are at the leading edge of new economic design."
Não sei é se o mesmo jornal que publica isto percebe as implicações. Aquilo que resultava num dado contexto pode deixar de resultar quando o contexto muda: cuidado com os direitos adquiridos alicerçados em sociedades que também elas evoluem.

Calçado e estratégia

Empresário de calçado enviou-me tese escrita em 2007 "Opções estratégicas em sectores tradicionais: o caso do sector do calçado" (pelo código do ficheiro terá sido apresentada na Universidade Fernando Pessoa) de autor que não consigo identificar.

Agora em 2017, ou 2013, é fácil escrever o que se encontra nesta tese. Difícil e meritório é tê-lo escrito em 2007, ter-se revelado correcto e ainda continuar a ser correcto.

Recordo que em 2005 e 2008 o mainstream veiculado pelos jornais económicos era este:

Mas mais do que aquilo que se escreve sobre o calçado e sobre as diferentes alternativas estratégias possíveis, sublinho este trecho:
"Não há escolhas certas ou erradas, nem soluções padrão para a totalidade da indústria do calçado portuguesa. Deve, isso sim, haver uma adequação entre o perfil da organização e a sua escolha estratégica.
É um erro definir estratégias em abstracto: é fundamental analisar de forma rigorosa a organização e os recursos disponíveis, escolher uma estratégica em conformidade e de forma racional, definir objectivos claros, monitorizar, controlar e perspectivar a evolução da organização a médio prazo.
O sucesso só poderá ser conseguido através de melhorias contínuas na execução das actividades em que a organização é ou poderá ser especialista, ou seja, na criação de valor pela excelência em actividades-chave.
Em contraponto com a ambição de tudo fazer ou de tentar alargar as suas actividades para outras áreas onde manifestamente não possui competências, pela ilusão de potenciais margens comerciais mais alargadas, as organizações poderão optar por especializar-se nas actividades industriais, na prestação de serviços ou na criação de marcas, com a opção complementar de iniciar actividades de retalho."

domingo, abril 09, 2017

Mensagem do dia



Estes cristãos coptas no Egipto têm de ter uma fibra.

Hacking

Por um lado a John Deere aparece em artigos, cerimónias e prémios a fomentar a co-criação. Por outro lado, outra realidade "Why American Farmers Are Hacking Their Tractors With Ukrainian Firmware".

Algo me diz que a John Deere vai ter de mudar de política.

"a clearly articulated story"

"“Storytelling is the most underrated skill,”
...
Companies that don’t have a clearly articulated story don’t have a clear and well thought-out strategy,”
...
business books are full of advice on how to achieve objectives and goals, but they’re light on explaining the “why” questions that matter the most:
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Why are we doing this? Why does the problem need to be solved? Why should you join this company? Why should you invest in this company? Why should you buy a product from this company? The answer to “why” is the company’s story. Horowitz told me that he believes a leader’s ability to articulate a clear and compelling vision –and to tell a story around the ‘why’—is fundamental to the task of leadership.
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The story must explain at a fundamental level why you exist. Why does the world need your company? Why do we need to be doing what we’re doing and why is it important?”"
Fez-me lembrar o desafio que costumo lançar aos empresários: por que é que a sua empresa existe? Qual a sua razão de ser? Em que se diferencia?

E recordo em particular o empresário que me disse que não conseguiu adormecer porque percebeu que não sabia responder à pergunta.

Trechos retirados de "'Your Story Is Your Strategy' Says VC Who Backed Facebook And Twitter"

Estratégia em todo lado - não é winner-take-all (parte V)

"1. Network effects: The winner does not always take all.
The first common misconception is that in a digital world, the winner takes all. Many business models that make extensive use of digital technology have network-type properties. This means that the more users and content-providers you sign up, the better the business model will work.
...
That logic sometimes holds, but more often it does not. That is because networks are rarely exclusive. Travel to Singapore, for example, and you will see why. Every taxi driver has at least two mobile phones in her window: if a ride comes in on one network, she will click “accept” and turn the other off. Taxi drivers are invariably part of multiple competing networks. Similarly, most riders have at least two apps on their smartphone. When they require a ride, they will quickly check both apps and then use the one where a taxi is available quickest and at the best rate.
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It is a misconception to think that network effects inevitably and always lead to a winner-take-all market. Sometimes that may be true, but there are at least as many network-type markets that can easily sustain a variety of players."
 Em linha com o que aqui defendemos:



Trechos retirados de "What So Many Strategists Get Wrong About Digital Disruption"

Dúvida (parte II)

Parte I.

Acredito que vamos começar a ver com mais frequência notícias deste tipo, pelo menos em certos países.


"the U.S. Bureau of Labor Statistics job market report released on Friday showed it was an even bigger disaster than expected, with 30,700 jobs lost. Combined with similar job losses in February, the retail industry had its worse two-month job creation period since the depths of the Great Recession. And retail, which employs nearly 16 million Americans, was one of the very few industries to ditch jobs last month and certainly cut the most jobs by far of any industry."
E sempre a mesma resposta instintiva e errada, tal como nos media:
"Under enormous pressure from investors, retailers are cutting costs, including personnel, in a bid to hit earnings per share targets despite soft sales, thereby meeting projections and mollifying investors. The irony of course is that leaner store staffs will likely compromise store service and give shoppers more reason to go online. And many of them have made it clear, when they go online, they go to Amazon. Hello, vicious cycle."
Quando um disruptor oferece uma proposta de valor superior aos clientes os incumbentes só sabem responder com os custos...

Trechos retirados de "Bankruptcies and Amazon Impact on Retail Hiring"

sábado, abril 08, 2017

Curiosidade do dia

Empresas, governos e famílias fragilistas colocam-se, mais tarde ou mais cedo nesta situação.

Imagem retirada de:


Dúvida

E conjugar "Luxury retailers beat a retreat from ‘vanity’ real estate" com "Amazon Discovers the High Cost of Being Poor"?

Será que há aqui algo a investigar?

Será que quanto mais elevado o preço unitário mais fácil será a transição para o online, se os retalhistas não fizerem nada para justificar a sua existência?

O futuro é interacção e co-criação

"marketing has changed. Some say it’s about lead generation, creating demand, building relationships and engagement. I like that last word, engagement. Here’s a thought. Marketing appears to be about putting something out there, an advertisement, email campaign, promotion, etc., that will hopefully pull in business. Engagement is about interacting and attraction.
Both are part of the customer experience (CX). So, which customer experience would you rather create? One that is pushy and promotional or one that is about interacting and relationship building?"
Ontem recebi um telefonema. Olhei para o écran e vi que era um número de Lisboa.
- Quem será?

Atendi e era uma gravação a dizer que a minha opinião era tão importante mas tão importante que tinham criado uma aberração automática para a obter. Claro que desliguei de imediato o telefone.

If you give them peanuts you'll get monkeys.

O futuro é interacção e co-criação. Um futuro baseado em relações comoditizadas não é para quem quer é para quem pode.

Trecho retirado de "The Customer Experience Is Your Best Marketing"

"Identifying Value At A Higher Level"

"Once a task becomes automated, it also becomes largely commoditized and value is then created on a plane that wasn’t quite obvious when people were busy doing more basic things.
...
So the first challenge is not try to simply to cut costs, but to identify the next big area of value creation. The value of bank branches, for example, is no longer to facilitate transactions, but to solve problems and upsell and there are more branches today than in 1980. In much the same way, nobody calls a travel agency to book a simple flight anymore. They expect something more, like designing a dream vacation.
...
the key to winning in the era of automation, where robots do jobs formerly performed by humans, is not simply more efficiency, but to explore and identify how greater efficiency creates demand for new work to be done. When technology automates tasks, value shifts to humans collaborating with other humans to design work for machines."

Trechos retirados de "How To Compete And Win In An Automated Age"

Experiências e economia

Lendo "Escape room games offer adventure in Columbia" fico a pensar quando é que as escolas e os museus, por exemplo, vão começar a trabalhar juntos para criar experiências de aprendizagem que criam "bué" de sinapses.

E não é uma questão de tecnologia ou de efeitos especiais. Um bom guião, um bom enigma, alguns actores misturados no grupo, uma casa "velha" et voilá: os ingredientes para uma experiência.

sexta-feira, abril 07, 2017

Curiosidade do dia

A propósito de "O inferno demográfico" e de "Bagão Félix em 2080? Tenho medo do conhecido, mais do que do desconhecido", será que vai ser mesmo um inferno?

Confesso que não acredito que vá ser um inferno.

Uma vez perguntei a um tio padre o que achava do problema de falta de sacerdotes no futuro. Nunca me esqueci da resposta dele:

- O Espírito Santo providenciará uma resposta!

Sociedades que merecem sobreviver arranjarão uma resposta, mudarão comportamentos e regras e adaptar-se-ão a uma nova realidade. Sociedades que teimarem em não se adaptar irão parar ao baú de obsoletos e darão lugar a outras. Nada se perde nada se cria tudo se transforma.

Três imperativos estratégicos

"In the simplest terms: I will make the case that there are three strategic imperatives that drive sustained profitable growth:
  1. Continuous innovation—not for its own sake, but to deliver.... 
  1. Meaningful differentiation—recognized and valued by consumers, enabled by.... 
  1. Business alignment—where all corporate capabilities, resources, incentives, and business culture and processes are aligned to support a company's strategic intent. 
By continuously delivering innovative and meaningfully differentiated products and services, companies can attract and retain customers at favorable prices, while making it difficult for competitors to replicate their products and business practices. These outcomes in turn are the essential drivers of long-term profitable growth."




Trecho retirado de  "If You're in a Dogfight, Become a Cat!: Strategies for Long-Term Growth"

Dúvida esclarecida

Uma destas dúvidas, de Junho de 2015, parece que está esclarecida e que os meus receios não faziam sentido: "Viriato exporta 95% e prevê para 2017 salto de 50% na faturação"