quinta-feira, março 18, 2010
Qual a diferença entre o tratamento sintomático e o ataque às causas-raiz? (parte V)
The Lunatics Have Taken Over the Asylum
Um conselho
Para reflexão
quarta-feira, março 17, 2010
Qual a diferença entre o tratamento sintomático e o ataque às causas-raiz? (parte IV)
Migração de valor
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Given the fundamental shifts in consumer behavior, consumer marketers and retailers — across categories as varied as food and beverage, home improvement, consumer electronics, and apparel — should be changing their product assortments, pricing strategies, advertising, and promotions. Companies that do this well will find the winds far more favorable, and they will prosper first and most in the new value-driven marketing environment."
Qual a diferença entre o tratamento sintomático e o ataque às causas-raiz? (parte III)
terça-feira, março 16, 2010
Qual a diferença entre o tratamento sintomático e o ataque às causas-raiz? (parte II)
Portugal não tem poupança suficiente. Assim, todos os anos tem de ir buscar financiamento ao exterior para se manter. Uma empresa só existe virada para o exterior, pois, a única forma de se sustentar é conseguir seduzir clientes que estejam dispostos a trocar dinheiro por produtos e serviços.
Consideremos uma PME que acaba de receber uma carta do seu principal cliente:
“Segue em anexo um gráfico que visualiza o Vosso desempenho nos últimos 12 meses. Nele podem reparar que Vos foi atribuída a categoria de fornecedor de nível C. De acordo com o nosso contrato têm um mês para apresentar um programa que nos elucide sobre o que vão fazer para deixarem de ser fornecedor C.
Recordamos que os fornecedores tipo C deixam de ser nossos fornecedores preferenciais e, por isso, as encomendas a colocar à Vossa empresa serão reduzidas em 50%”
O Director Comercial termina a leitura da carta, pousa-a na mesa e fita os olhos dos seus colegas de Direcção.
- Quem é que temos de “untar” desta vez para resolver isto?
- Desta vez isso não vai resultar, com estes tipos isso não funciona.
- Bom, nesse caso vamos ter de fazer sacrifícios e cortar um pouco na nossa margem.
- Não creio que eles estejam a pedir uma redução do preço. Estão a pedir um plano para reduzir a quantidade de defeitos que lhes chegam a casa.
-Bom, então sempre temos de fazer sacrifícios e reduzir a nossa margem. Temos de reforçar o controlo da qualidade, vamos contratar mais dois controladores da qualidade para que se evite que os defeitos cheguem a casa deles.
-Todos de acordo? OK! Então vamos responder-lhes com um programa que prevê o reforço do controlo da qualidade.
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Continua
Aprender com os erros dos outros
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Como resultado, este despilfarro de recursos ha provocado la destrucción neta de 113.000 puestos de trabajo en la economía española, según el informe. Es decir, 2,2 trabajos destruidos por cada “empleo verde” generado por este sector gracias a la subvención."
- "Cada “empleo verde” que promete Zapatero cuesta 571.138 euros a los españoles";
- "Cada “empleo verde” que promete Zapatero cuesta 571.138 euros a los españoles";
- "En Alemania explotará una bomba informativa: cada puesto de trabajo en la energía solar cuesta 150.000 euros al año!"
segunda-feira, março 15, 2010
Para reflexão
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"A study by Babson College and Baruch College found that Americans age 55 and above started 18.9 percent of all businesses created in 2008, compared with 10 percent in 2001. The 55-and-overs are playing a larger role in entrepreneurship partly because the number of Americans in that age category is rising rapidly. (The Center for Retirement Research at Boston College found only a small increase in the percentage of those older than 55 who are self-employed since 2001, although it found a spurt upward since mid-2008.)"
Destruir oferta?
Estratégia vs processos
domingo, março 14, 2010
A paixão por procedimentos (parte II)
Jill: Yes, but she thinks like me. So I should be able to think it through and find her pattern, logically and rationally.
MacGyver: Without the emotion, right?
Jill: That's what gives her the edge. People and emotion can't get in her way.
MacGyver: Well, I say we trust our instincts—go with our gut. You can't program that. That's our edge."
- They are training tools. They help novices get started in learning a task.
- They are memory aids. In many jobs they help workers overcome memory slips.
- They can safeguard against interruptions.
- They reduce workload and make it easier to attend to critical aspects of the task.
- They are a way to compile experience and historical information. Procedures are useful when there is a lot of turnover and few workers ever develop much skill.
- They can help teams coordinate by imposing consistency. If the people on the team know the same procedures, they can predict one another’s next moves."