Há dias, nesta minha outra
vida, colocaram-me uma questão sobre a actualização dos riscos e oportunidades. Entretanto, numa auditoria recente, extra-auditoria pediram-me uma opinião sobre o mesmo tema.
A verdade é que há uns tempos que ando a repensar seriamente no tema. A norma ISO 9001:2015 é muito vaga sobre o tema e, portanto, temos toda a liberdade para testar diferentes formatos e ver o que funciona com cada empresa.
Assim, pode ser interessante fazer um levantamento inicial dos riscos e oportunidades que sirva de ponto de partida. E depois?
Uma abordagem possível pode passar pelo que se segue, até para evitar o
by-pass da gestão ao sistema
de gestão da qualidade:
Há luz do contexto externo (cláusula 4.1 da ISO 9001:2015) e da percepção de quem são as partes interessadas relevantes e de quais os seus requisitos relevantes (cláusula 4.2 da ISO 9001:2015), gerência e responsável comercial formalizam um orçamento de vendas para o ano seguinte.
Um orçamento de vendas define:
- Objectivos de facturação para o ano seguinte;
- Objectivos de facturação por segmentos, margens,
- Requisitos e exigências que o orçamento vai impor, testar, exigir, colocar sobre stress (custos, prazos, capacidades, perfis, ...)
Segue-se a revisão anual extraordinária do sistema. Um
momento Janus: um balanço do ano que finda e uma discussão sobre as exigências para o ano seguinte. É a resposta à cláusula 9.3 da ISO 9001:2015, mas pode também servir de actualização da cláusula 4.1 relativa aos factores internos
A equipa de gestão fica ciente dos desafios que ajudarão a vencer no próximo ano e do stress a que irão estar submetidos se o orçamento de vendas se concretizar.
Depois da revisão anual extraordinária do sistema, no recato do seu sector, com a sua equipa, cada chefia deve mergulhar nos desafios do próximo ano e determinar riscos e oportunidades. O que os pode levar a contribuir ou não para o que orçamento de vendas requer?
Por fim, uma kick-off meeting para o ano seguinte, onde o compromisso formal de cada sector sobre como vai contribuir para o cumprimento do orçamento de vendas, e tendo em conta a orientação estratégica, os requisitos das partes interessadas relevantes, e os riscos e oportunidades, é validado e divulgado.
A ideia de fazer de cada ano um espécie de projecto, algo único e irrepetível, em vez de uma continuação da rotina de sempre, é capaz de ser útil para mudar mentalidades em muitas empresas.
2 comentários:
Simples, e por isso adequado para quem tenha dois olhos na cara.
No entanto, um amigo que está aqui comigo diz-me que vê a coisa doutra forma, está a dizer-me que por ser simples é adverso para muitos... :) Quer-se coisas que ninguém entenda pra que ninguém fique mal (nós não sabemos o que fazemos, o auditor não percebe nada nem diz nada que alguém perceba, internamente basta a satisfação de se ter dedicado tempo a pensar e reunir sobre o assunto, e no fim louva-se o empenho de todos).
Diz ele, eu não sei, ´"quero lá saber da bola". :P
eheheh
o cinismo impera
Enviar um comentário