sábado, dezembro 07, 2013

Senti-me realizado!

Esta semana tive oportunidade de visitar duas empresas.
.
Uma delas foi aquela onde pela primeira vez um empresário me deu a oportunidade para testar a implementação de um sistema de gestão (da qualidade) do negócio, conciliando a ISO 9001 e o balanced scorecard (com os conceitos de cliente-alvo, proposta de valor e iniciativas estratégicas).
.
O projecto correu tão bem que me foi dada a oportunidade para repetir a metodologia na segunda empresa do mesmo empresário.
.
As minhas ideias (não me esqueço que repouso sobre os ombros de gigantes) e a abordagem abductiva que sigo (já alguma vez leram algo sobre a experiência de conciliar abordagem por processos, com balanced scorecard e com teoria das restrições?), caíram em tão boa terra...
.
Em 2003 a facturação não chegava aos 10 milhões de euros, em 2013 a facturação vai chegar aos 25 milhões de euros!!!
.
A aposta na inovação, a aposta na marca, trouxe notoriedade, facturação, margem, reconhecimento em vários prémios e emprego. Ainda me lembro de cruzarmos os objectivos estratégicos do mapa da estratégia com o mapa de processos e, concluirmos que não existia planeamento sistemático das actividades associadas ao marketing. No ano a seguir já estava a funcionar um departamento de marketing...
.
A semente do balanced scorecard continua presente. Em todas as salas lá está a estratégia redigida há cerca de 10 anos... lê-se e visualiza-se, no rumo que a empresa tomou, como a equipa redigiu uma profecia que se concretizou... a aposta na inovação e no serviço. Em todas as salas lá estão afixados os respectivos objectivos, indicadores, metas e o desempenho de cada mês do ano.
.
A certa altura, em frente a um placard na área produtiva, vi em uso algo que desenhei em 2002 ou 2003, relacionado com a definição das competências dos trabalhadores. Virei-me para o empresário e disse-lhe:
- É como se tivéssemos construído um australopitecus em 2003 e, agora, estar a ver um erectus ou um sapiens.

Na mesma área produtiva, mais à frente, tenho um choque... alguém que eu recordava como avesso a papéis, estava muito compenetrado a escrever algo sobre uns testes em curso com uma máquina. Comentei com o empresário, mudar máquinas e instalações é fácil, desde que haja dinheiro, mudar comportamentos e mentalidades é muito mais difícil e, isso, foi obra de quem ao longo destes quase 10 anos transformou aquele parte fabril, de mais uma fábrica igual a tantas subcontratáveis, num brinco de organização, tecnologia, limpeza e produtividade.
.
Foi bom ver o progresso, ver caras já conhecidas e caras novas entusiasmadas com o seu trabalho.
.
É gente assim que está a construir uma economia diferente, muito mais competitiva...
.
Bem haja!!!

4 comentários:

Unknown disse...

E sempre com um gosto enorme que tomo conhecimento de "transformações" de atitudes que resultam em progressos e resultados práticos. Por maioria de razão quando tem a contribuição de alguém como o Carlos Pereira da Cruz. Parabéns a Empresa e aos seus colbaoradores.
ACFigueiredo

CCz disse...

Obrigado pela visita e pelas palavras

Bruno Fonseca disse...

boas!

muitos parabéns, deve ser extremamente reconfortante sentir que o trabalho está a dar frutos.

será que poderia indicar o sector da actividade do seu cliente? mera curiosidade, até porque refere marca própria e produção.

bem haja!

CCz disse...

Bruno, veja a mensagem no Linkedin

Abraço