quinta-feira, março 07, 2013

Acerca da desvalorização interna

"27,8 euros é o preço médio por quilo exportado de t-shirts em 2011. Desde 2008, o preço médio deste item subiu 47%" 
Também sobre o calçado, nos últimos dias, têm aparecido vários textos com números sobre o aumento dos preços praticados.
.
Entretanto, recentemente li "“Espanha, Portugal e Grécia necessitam de uma desvalorização interna de 30%”". Julgo que Hans-Werner Sinn está certo e errado ao mesmo tempo, tal como as pessoas que defendiam a redução da TSU estavam certas e erradas.
.
Defender a redução de salários e da TSU, para ajudar a exportar mais é não perceber o que tem estado a acontecer em Portugal, com a reconversão desde o embate chinês:

É não perceber que para ter sucesso na exportação, a regra tem de ser apostar no valor e não no preço mais baixo, no final de contas, agora "somos todos alemães":
Se me falarem em reduzir salários e a TSU para recuperar as empresas dos sectores não transaccionáveis e tornar menos arriscado a criação de emprego para o mercado interno, então, a coisa muda de figura. Afinal de contas, só 40 e pouco por cento do PIB é que está relacionado com exportações.
.
Por exemplo, no comércio, quantos postos de trabalho e empresas poderiam ter sido salvas se fosse possível negociar reduções salariais empresa a empresa?
.
A coisa também se ajusta sem essa redução salarial, demora é mais tempo.

2 comentários:

CCz disse...

Sim, tudo isto é verdade http://economico.sapo.pt/noticias/empresas-mostram-ter-condicoes-para-aumentar-salarios-ate-3_164388.html

mas e o aumento do número de empresas que encerram portas?

mas e o aumento dos salários em atraso?

CCz disse...

A propósito disto: "Estímulo 2013. Empresas vão receber até 545 euros para contratar desempregados"

Oh, wait!

Aumentar o SMN não provoca desemprego, dizem. No entanto, para criar emprego, baixa-se o salário com subsídios.

http://www.ionline.pt/dinheiro/estimulo-2013-empresas-vao-receber-545-euros-contratar-desempregados