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“Why don’t more employees do what they are supposed to do?” (Moi ici: Isto supondo que a Gestão de Topo tem uma estratégia nova e decidiu implementá-la. Pode não a ter e querer, irracionalmente, que a repetição daquilo que se fazia no passado dê os mesmos resultados a que estava habituada)
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Seguramente que em muitos casos a resposta passa por:
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“Author and consultant William Schiemann might have part of the answer — only 14% of the organizations he polled report that their employees have a good understanding of their company’s strategy and direction.”
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Por que é que isto acontece? O que pode estar na base desta incompreensão da estratégia e direcção de uma empresa, por parte dos seus trabalhadores?
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“he identifies six gaps that get in the way of organizational alignment. While each factor on its own isn’t enough of a problem to explain the overall poor alignment figure, Schiemann believes that it is the cumulative effect of each gap that explains the overall misalignment.”
Schiemann propõe um conjunto de 7 passos para colmatar esta lacuna:
“1.Develop a clear, agreed-on vision and strategy.
2.Translate the vision and strategy into clear, understandable goals and measures.
3.Include and build passion for the vision, strategy, goals among those who are implementing them.
4.Provide clarity regarding individual roles and requirements and link them across the organization.
5.Make sure that people have the talent, information, and resources to reach the goals.
6.Give clear, timely feedback on goal attainment.
7.Provide meaningful incentives to encourage employees to develop or deploy sufficient capabilities to achieve the goals.”
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Com base neste exemplo (páginas indicadas a seguir) vamos fazer a nossa demonstração sobre como um balanced scorecard da 3ª geração, associado à abordagem por processos, permite operacionalizar os passos acima descritos.
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D. Definir indicadores associados ao mapa da estratégia (página 8). ). (passo 2 de Schiemann).
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E. Construir iniciativas estratégicas capazes de transformar a empresa para a pôr a produzir os resultados desejados (as metas) no futuro desejado. (página 16). Ao relacionar as iniciativas estratégicas com os processos (de A): (passos 4, 5 e 7 de Schiemann).
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F. Monitorizar os indicadores e o progresso da execução das iniciativas estratégicas (página 17). (passos 6 e 7 de Schiemann).
- estratégia 4
- indicadores alinhados com a estratégia 4
- estratégia traduzida em projectos relacionados com os processos. Processos relacionados com pessoas e funções 4
- metas associadas aos indicadores 4
- iniciativas descrevem o que cada um tem de fazer, definem responsabilidades 4
- monitorização e recompensas 4
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