sábado, julho 25, 2020

A importância das margens

Quando escrevi a série "Quantas empresas?" procurei chamar a atenção para a urgência de aumentar margens, de subir preços. Não um aumento de preços numa negociação, num braço de ferro com os clientes, mas porque se sobe na escala de valor, porque se aumenta a diferenciação da oferta, porque se cria mais valor potencial para os clientes.

Normalmente, este tipo de aumento não se compadece com a empresa actual... e aí é que está um dos problemas: a dificuldade em encolher a empresa, a dificuldade em mudar de vida.

Algumas vezes é-me penoso visitar uma empresa. Um outsider consegue abstrair-se da espuma dos dias e, numa atitude racional, olhar para aquela azáfama e perceber que são como perús na antevéspera do Natal. E escrevo isto sem arrogância, até com algum melindre. Basta-me olhar para os produtos que fabricam, para o seu valor acrescentado, para a dependência das quantidades, quando o contexto é de encomendas mais pequenas e de salários mais altos. Por vezes ainda consigo identificar "pontos quentes" que poderiam ajudar a criar a empresa do futuro, mas implicariam uma de duas coisas: o encolhimento da empresa actual, ou a autonomização de unidade de negócio para se focar nesses "pontos quentes".

No entanto, para a maioria dos empresários isso é como pedir a um pai que mate um filho.

Entretanto, este texto, "Put Value Creation at the Center of Your Transformation", chama a atenção para a importância da focalização no aumento das margens:
"The COVID-19 pandemic has dramatically raised the stakes for corporate transformations. Many companies will need to launch a transformation to remain competitive, yet the risks associated with failure are now higher. Unfortunately, transformation outcomes vary widely; ... Our research shows that companies must accomplish three goals to create superior value from a crisis transformation: deliver near-term improvements to profit margins, strengthen the core operating and business models, and rigorously manage the change.
...
Margin improvement is measured as the average growth rate of the EBITDA margin over the three-year period.
...
But not all change can be measured in terms of financial performance and stock price movement. That’s where the third and most critical aspect comes in: transformations require rigorous execution and change management.
...
Set a clear vision, and keep the communication simple and straightforward. Getting all employees to have the same understanding of the vision and objectives for the transformation is crucial, and companies can accomplish this through clear and vivid communication.
...
Launch a formal, structured program. Because a large-scale transformation is complex and has multiple interdependencies, it can succeed only if it is structured as a formal program with well-defined work streams and initiatives."

Sem comentários: