""Um consumidor do Centro da Europa prefere um produto português a um produto espanhol, marroquino, turco ou egípcio. Mesmo se o nosso produto for mais caro, desde que seja de qualidade, nós vendemos." "No ano passado, um produtor teve de me mostrar uma factura para eu acreditar que tinha vendido batata-doce de Aljezur três vezes mais cara na Alemanha e na Suíça do que o valor do produto espanhol e norte-americano. Conseguiu isso por ter um produto de excelência."Absurdo é querer produzir no campeonato do meio, não ter preço nem diferenciação e esperar que os contribuintes paguem a desvantagem competitiva porque são agricultores.
segunda-feira, outubro 10, 2016
Estratégia na agricultura
Como é que os representantes patronais dos agricultores deste pequeno país reagirão a um artigo como este "The Dizzying Grandeur of 21st-Century Agriculture"?
.
É impossível competir contra este modelo de negócio e é imoral que os mais pobres não possam aproveitar as vantagens deste modelo de negócio.
.
Mas já não estamos no século XX, estamos no século XXI e a caminho de Mongo. Por isso, cada vez mais nichos e tribos valorizam e estão dispostos a pagar por outro tipo de agricultura. Recordar o recente:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aljezur é batata doce certificada como também já foi amendoim. Chegou a ser melhor produção nacional de amendoim nos anos 80. Tinha muita fama.
Eu se pudesse plantava açafrão cujo preço por quilo pode chegar aos 3 mil euros.
http://www.agrotec.pt/noticias/acafrao-ouro-vermelho/
Bom exemplo!
Obrigado
Enviar um comentário