Na sequência deste postal "Walking Dead" o Paulo Peres colocou a seguinte questão:
"Sua analogia ao final, com a escola é muito pertinente.Há dias neste texto "Twitter works just fine – but for investors, anything except total market domination is a disaster" sublinhei:
Parece que é necessário sempre uma revisão, mas essa, implica sempre demissões?" [Moi ici: Em português de Portugal as "demissões" de que o Paulo fala são aquilo a que chamamos "despedimentos"]
"Solutions die when the world around them changes quickly enough"O mundo muda e muda cada vez mais depressa. Por isso, todas as estratégias, mais tarde ou mais cedo, ficam obsoletas. Por isso, todas as estratégias têm um prazo de validade.
.
Como é que as
.
Julgo que a maioria das organizações não se prepara de forma deliberada para o inevitável fim da validade da sua estratégia actual. Por isso, quando o modelo deixa de funcionar não há uma alternativa preparada para escalar e ocupar as pessoas. Logo, para garantir um futuro para a organização, torna-se inevitável o emagrecimento da organização.
.
Recordar:
"The truth is that you probably won’t see trouble coming, because whatever threatens to kill your company in the future is most likely a source of its strength today. .... Even the most complete success carries the seeds of its own destruction."
Por exemplo, o sector leiteiro português anda a fazer um choradinho por causa do fim das quotas leiteiras ocorrida em Abril último. É uma situação paradigmática. Quando é que o fim das quotas foi decidido? Em 2003!!!
.
Quantos anos é que os produtores tiveram para se preparar?
.
12 anos!!!
.
Fizeram alguma coisa?
.
Pois...
A Renewal é sempre inevitável. Os despedimentos (demissões) não são inevitáveis com uma renewal, mas são o mais provável porque as organizações não se prepararam.
.
3 comentários:
Gostei muito da sua explicação Carlos. Muito coerente e faz todo sentido. Então poderíamos dizer que o Renewal é algo que acontece naturalmente como uma mudança de rota, assim, poderia ser quase que uma consequência da necessidade de ser ágil/adaptativo.
Recordar http://balancedscorecard.blogspot.pt/2015/07/sometimes-best-way-to-create-profitable.html
Essa de ser ágil/adaptativo é precisamente um dos quadrantes propostos por Reeves et al
Enviar um comentário