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A certa altura, encontro algo deste género:
- Objectivo da qualidade para 2014 - aumentar o volume de vendas em 8%
- Desempenho real até ao final de Outubro de 2014 - aumento do volume de vendas em 3%
- Objectivo da qualidade para 2015 - aumentar o volume de vendas em 5%
- O que é que vão fazer de diferente face a 2014? Qual é o Vosso plano para chegar aos 5% se este ano chegaram apenas aos 3%?
- Vamos aumentar preços!
- Aleluia!!!Este ano, vários acontecimentos permitiram à empresa perceber... ganhar confiança sobre a sua percepção acerca da sua vantagem competitiva. Os consultores falam mas quem tem de decidir são os empresários.
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E, para cúmulo, o sócio-gerente, até ensaiou uma descrição de quem são clientes-alvo da empresa e porquê.
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Estão a imaginar o que vai acontecer aos lucros da empresa? Basta recordar Rosiello.
1 comentário:
curiosamente na semana passada verifiquei algo num hipermercado e surgiu-me uma questão que gostaria de discutir consigo.
fui ao Continente às compras, por causa da casa, e comprei uma série de artigos que por norma não procuro, especialmente utilidades domésticas.
e verifiquei que dentro do hiper, que está cheio por todo o lado de produtos de marca branca ou marca do Continente (tipo a Kasa), existem alguns "nihcos", alguns corners quase de empresas bastante conhecidas do público. do que encontrei, as que mais se destacaram eram mesmo a Domplex, a Fapil e a Ivo Cutelarias. tinham quase um espaço para elas, com tudo a dizer Fapil, com os produtos a terem destacado o "made in Portugal" e plásticos a dizerem a marca.
é curioso, porque apesar de estarem a vender numa grande superficie, na verdade estão a destacar claramente a sua própria marca, ou seja, parece-me que a marca/produto fica valorizado.
naturalmente, falamos de marca com "peso", reconhecidas no mercado, e que para o próprio Continente pode ser interessante esta associação.
por acaso no caso dos plásticos estive a verificar e a linha de produtos Kasa também é fabricada em Portugal, não sei se efectivamente será a Domplex a fazer ambas as linhas, não tenho ideia.
é complicado dizer se é boa ou má estratégia na medida em que não sabemos as margens que estão a ser aplicadas, mas é algo que me parece que há alguns anos atrás era dificil, na medida em que a marca branca ia "inundar", mas hoje não será já tanto assim.
um bom exemplo é o Minipreço. nos produtos alimentares, a maior parte das vezes, aparece identificado o produtor. por exemplo, no queijo que volta e meia vou lá comprar aparece marca Dia, mas "produzido para Dia, S.a. por Lacticinios do Paiva". e isto encontra-se em vários tipos de produtos, e parece-me que é algo que valoriza o próprio Supermercado.
abraço!
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