quinta-feira, fevereiro 20, 2014

O título devia ser outro

Lê-se o título "Exportações de vinho aumentaram 2,4% em 2013" e não se apanha o ponto-chave, em minha opinião:
"A exportação de vinho atingiu 725 milhões de euros no último ano, mantendo o crescimento já verificado em 2012."
OK, a percentagem diz respeito à facturação, aos euros, não a quantidades.
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Este parágrafo é o mais interessante:
"Apesar de o volume total exportado ter sido inferior a 2012, o aumento do preço médio “assinala uma maior predisposição dos mercados a pagar melhor pelos vinhos portugueses”, pode ler-se no comunicado de imprensa do IVV. O preço médio por litro situou-se nos 2,37 euros o que representou um aumento de 13,3% em relação ao verificado em 2012." 
Não sei se é uma predisposição para pagar melhor ou, sobretudo, uma quebra nas vendas dos vinhos mais baratos, e a manutenção ou aumento das vendas dos vinhos mais caros.
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Recordar o exemplo do desporto, aplicado ao calçado para explicar estes aumentos médios.
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Independentemente do que realmente se está a passar ao nível do preço, os membros da tríade não conseguem explicar estas coisas... produto mais barato não se vende e produto mais caro aumenta a procura...
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O título devia ser "Preço médio das exportações de vinho cresce 13,3%", dessa forma seria valorizado aquilo que interessa, aquilo que permite melhor nível de vida para quem produz.

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

boas!

em relação a este tema, não consigo tirar grandes conclusões.
tenho ideia contrária, se me permite, que o preço médio apenas aumentou devido a uma maior participação de vinho do Porto.

se o vinho do Porto tiver um maior peso relativo, o preço médio do vinho vai aumentar, independentemente da real variação em cada uma das componentes.

até porque a ideia que tenho é que os vinhos mais caros são vendidos para Angola e China, e em ambos os mercados as exportações diminuiram, o que leva a pensar que provavelmente houve uma diminuição de venda dos vinhos mais caros. pelo menos nesses mercados, que são dos que pagam melhor.