domingo, novembro 21, 2010

Modelo de negócio alternativo ao IEFP

Na quarta-feira passada já não sei a que propósito, escreveram-me no Twitter:
.
"@ccz1 so quem lida com o iefp consegue perceber o tipo de 'coisa'. Esses sao os da frente na enxurrada. A pior inst. De todos os q lido
...
@ccz1 tudo nakela instituicao ta rancoso. Desde a conversa desse homem ao ultimo funci. So conhecendo a instit. Se pode ver o podre q esta"
.
Na quinta-feira de manhã escrevi o postal "Surreal" e li no JN "Desemprego a descer 5% em Felgueiras".
.
Nessa mesma quinta-feira, ao princípio da manhã tive uma reunião no Porto. Ás 10h30 já estava de carro a caminho de Guimarães. Assim, tive oportunidade de ouvir grande parte do Forum TSF sobre o desemprego.
.
A certa altura tive uma ideia... e por que não criar uma empresa para substituir algumas tarefas da responsabilidade do IEFP?
.
Se o IEFP funciona mal, se há empresas que procuram mão-de-obra e, se há desempregados que realmente querem trabalhar e têm valor, por que não criar uma empresa baseada na net e que possa relacionar empresas com esses desempregados.
.
Assim, criei este canvas para o modelo de negócio dessa empresa:
A empresa receberia os contactos voluntários de desempregados realmente interessados em trabalhar e procuraria estabelecer a ligação com empresas interessadas em contratar pessoal.
.
A empresa receberia um valor simbólico do primeiro salário, a pagar pelo trabalhador e pela empresa. E a empresa receberia uma taxa do IEFP por ter feito o seu serviço.
.
Nuno, o que o canvas não nos diz é:

  • a caracterização de cada segmento de clientes
  • as acções concretas que são precisas por exemplo, para desenvolver o canal internet.
Agora, com base no canvas, podia-se desenvolver  um mapa da estratégia que pormenorizasse as acções concretas a desenvolver.

3 comentários:

nuno disse...

http://balancedscorecard.blogspot.com/2010/08/proposito-do-business-model-canvas.html

CCz disse...

Relacionar este postal com

http://www.dn.pt/bolsa/emprego/interior.aspx?content_id=1952144

http://www.facebook.com/empregosnobrasil

CCz disse...

http://www.publico.pt/economia/noticia/ha-ja-13-agencias-de-colocacao-que-podem-ajudar-iefp-a-colocar-desempregados-1690741