sexta-feira, setembro 10, 2010

Notícias que merecem pouca reflexão

Esta notícia merecia mais reflexão "Falências subiram na Alemanha apesar da retoma".
.
Não se pode ignorar o buzz todo em torno do sucesso recente da economia alemã... e, no entanto, as falências subiram!!!
.
Isto faz-me recordar o que li ontem de Prigogine, ao nível macro temos um copo cheio de água e a água não se move está quieta, estável, estagnada. No entanto, ao nível micro, é um festival de movimentação.
.
Será que estas falências são sintomas de uma reconversão da economia?
.
Há bocado, já não sei como, encontrei esta pérola "Para produtores em tempos difíceis, virtude é não estar no meio"... no news por aqui: stuck-in-the-middle; polarização dos mercados, o colapso do mercado do meio-termo.
.
As falências são necessárias numa economia saudável... o problema é quando os recursos libertados numa falência não são desviados para outras tentativas. E só são desviados quando as pessoas acreditam que o Estado é uma pessoa de bem.

2 comentários:

Jonh disse...

Quando li o link aposto neste post "Para produtores em tempos difíceis, virtude é não estar no meio" pensei encontrar outro pensamento: o pensamento, não da dimensão da empresa em si, mas estrégia, do posicionamento seguidos pelas empresas.

CCz disse...

Caro John,

Mas subjacente à dimensão está o posicionamento. O pequeno produtor de nicho não pode estar no preço.

Lembre-se, quem escreve os artigos dos media, muitas vezes, mão-de-obra barata contratada para um negócio de preço em fase de revolução do negócio dos media clássicos.
.
Podem lá, nem os deixam, ter tempo para ir ao fundo das questões?

Regards