segunda-feira, agosto 23, 2010

Ciclo de vida dos clientes no mapa de processos?

Estou a reformular uma série de acetatos para uma acção de formação que vou completar a 4 de Setembro sobre a abordagem e a gestão por processos.
.
No meio desta nuvem de tópicos sobre o tema ... surgiu-me uma ideia que nunca me tinha passado pela cabeça!!!
.
Quando modelo, ou facilito a modelação do funcionamento de uma organização utilizo duas representações para os clientes - clientes com necessidades e clientes servidos (uso servidos, em vez de satisfeitos, pois não gosto de partir do princípio que se consegue satisfazer os clientes. É demasiada arrogância).
E se em vez de representar os clientes através destas duas posições extremadas, representasse todo o ciclo de vida da relação com os clientes no modelo?
.
Algo como a figura que se segue para o caso de uma empresa que organiza acções de formação:
Depois, ao fazer o zoom da organização usar os processos que convergem para os contactos com os clientes, os contactos que vão criar os momentos de verdade de Carlzon (há tantos anos que aprendi esta palavra com Tom Peters...).
.
Alguém por aí usa algo parecido?
.
Comentários?
.
Parece que descomplica a representação dos processos dentro da organização, embora complique o modelo no seu todo.

2 comentários:

lookingforjohn disse...

A primeira imagem parece-me insubstituível, não há nada que se lhe compare.
A segunda parece-me um "no brainer" para os formandos/ clientes de formação ou consultoria... (confortável para eles, mas...)

CCz disse...

Obrigado Spider John, voltarei ao tema em breve.