domingo, agosto 02, 2009

Quanto maior a incerteza...

... maior a necessidade de sermos ágeis.
.
"Best laid business plans"
.
"In dealing with uncertainty, agility seems to be the right counterweight. Otherwise, how can one adjust to the unforeseen or unpredictable nature of uncertainty?
...
In other words, one of the things that agile organizations do is plan better. So a good business plan should explain how the proposed organization is going to be more agile than the competition, that is, operate inside their (and customers’) OODA loops. I’d spend a lot more space on this than on detailed evaluations of scenarios that we all know are not going to play out as written."
.
Esta afirmação deixa-me a pensar...

2 comentários:

lookingforjohn disse...

O que estou a aprender é que é importante estender o abecedário.
Em vez de:
- pensamento estratégico.
- planeamento.
- simples resposta diária ao que vai aparecendo...

... Reunir competências de resposta à instabilidade do mundo exterior (planos B, C, D, e por aí fora), fundindo aqueles três vectores numa combinação equilibrada que resulte eficaz na adaptação a esse mundo exterior.
E o que também estou a aprender, é que a experiência passada é um activo relevantíssimo para a optimização da capacidade de obter a tal combinação de factores.
Mais capacidade de interpretar o passado e as relações que o condicionaram, logo mais habilidade e rapidez na definição e execução dos três vectores.

CCz disse...

"é que a experiência passada é um activo relevantíssimo para a optimização da capacidade de obter a tal combinação de factores"
.
É uma das reflexões que retiro dos trabalhos de Gary Klein, a experiência de vida alimenta e prepara-nos para a tomada de decisões. Daí o poder da intuição!!!