quarta-feira, agosto 20, 2008

Poupar e Inovar: um mundo entre eles

A diferença entre olhar para o numerador da equação da produtividade e olhar apenas para o seu denominador também passa por estas reflexões de João Borges de Assunção no Jornal de Negócios no artigo "Gerir em abrandamento económico".
.
É o mesmo tipo de abordagem que vejo em muitas políticas da UE, sempre que alguém que não conhece um negócio, que não tem um caso amoroso com os clientes e/ou com os produtos, tem de tomar decisões em momento de crise só vê uma alternativa: cortar nos custos.
.
Cortar nos custos pode ser necessário, mas cortar nos custos apenas permite poupar, não permite ganhar.
.
"As fases de abrandamento económico, como aquela que actualmente atravessamos, levam muitas empresas a focarem a sua atenção em medidas de contenção de custos. No fundo as empresas parecem comportar-se não como maximizadoras de lucro mas sim como estando satisfeitas com determinados níveis de rentabilidade. Quando as receitas descem cortam nos custos em conformidade.
.
Esta forma de pensar é típica de empresas viradas para dentro e não daquelas com orientação para o exterior. A sua crença fundamental é a de que os lucros virão da sua capacidade para cortar e controlar custos. Esta forma de pensar é particularmente comum em sectores de actividade que atingiram a maturidade ou com baixo grau de inovação.
.
No fundo os dirigentes empresariais comportam-se como capatazes tradicionais que acreditam que os produtos e serviços de todas as empresas do mesmo sector são iguais e que apenas o controlo de custos determina a diferença de rentabilidade das várias empresas."
.
O gráfico de Rosiello devia ser ensinado no primeiro ano de qualquer curso universitário.

2 comentários:

André Correia Maricato disse...

Acabei de ler um livro há umas semanas em que é retratado isso mesmo. Para ser sincero não gostei muito dele, mas fica aqui o registo caso queiram dar uma olhadela. Apesar de não ter gostado, é um livro que todos devem ler.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Meta

CCz disse...

Gosto muito da teoria das restrições de Goldratt.
.
Sobre o livro "A Meta":
.
http://balancedscorecard.blogspot.com/search?q=Goldratt