Parte I, parte II, parte III, parte IV e parte V.
Alguns exemplos de iniciativas, retiradas da experiência de várias empresas:
- B – Melhorar custos unitários de produção;
- C – Avaliar e comunicar desempenho;
- D – Melhorar sistema informático e comunicações;
- E – Melhorar controlo de stocks;
- F – Subcontratar melhor;
- G – Controlar moldes;
- H – Produzir melhor;
- I – Formar melhor;
- J – Melhorar conservação;
- K – Melhorar planeamento da definição do produto;
- M - Desenvolver prescrição;
- N - Promover marca
Quanto ao conteúdo genérico de cada iniciativa podemos ter:
A etapa seguinte passará pela capacidade de monitorizar, quer a execução do plano de acção, quer os resultados associados à sua implementação. Ou seja, estamos mesmo a convergir para o futuro desejado?
As iniciativas estratégicas representam o como, como fazer a transformação que fará com que a empresa se concentre na execução da sua estratégia, na satisfação dos clientes-alvo. 50% das organizações não relacionam a estratégia com planos de curta-duração e orçamentos.
As iniciativas estratégicas representam o esforço para colocar a empresa numa acção alinhada, concentrada, sintonizada, para vencer a inércia e a resistência à mudança.
As iniciativas estratégicas são colecções de projectos discretos e de duração limitada, que saem da rotina diária das operações e que são desenhados para ajudar a empresa a tingir as suas metas de desempenho.
Falta-nos mostrar um exemplo de ficha de missão, o documento usado para planear e monitorar cada uma das iniciativas.
Falta-nos mostrar outro exemplo de mapa de relações de causa-efeito e de como determinar os tópicos a abordar em cada iniciativa.
Continuar.
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