quarta-feira, fevereiro 15, 2023

Cuidado com as burrices!

Lembram-se dos políticos, como Paulo Portas, muito preocupados com as importações e a exortarem as empresas exportadoras a trabalharem para substituir as importações?

- Burrice!

Recordo de 2017 - "Dedicado ao bicicletas" onde escrevi:

"Quando eu era estudante o paradigma era outro. A exportação era para ocupar capacidade residual e, por isso, bastava que pagasse os custos variáveis como recordo aqui."

Frequentemente leio a mesma tolice de Paulo Portas ou do bicicletas, aqui e acolá. 

Somos um país pobre com fraco poder de compra, exportamos artigos a um preço mais alto do que o mercado interno pode suportar, e importamos artigos baratos que as empresas nacionais não conseguiriam produzir com lucro. Recordo:

Ontem, no JdN no artigo "Exportações dão mais 2,7% de margem de lucro às empresas" pode ler-se:

"Empresas que exportam têm mais capacidade para aumentar lucros do que as que não o fazem. BdP estima que, com exportações, margens preço-custo aumentam entre 1,2% e 2,7%, com destaque para o setor não transformador. Maiores ganhos estão nas atividades científicas, comunicação e construção.
...

As empresas portuguesas que exportam para o exterior conseguem mardens de lucro superiores até 2.7% face às empresas que vendem apenas no mercado nacional. A conclusão é de um estudo do Banco de Portugal (BdP), que indica que as margens de lucro aumentam assim que as empresas iniciam a atividade exportadora"


Sem comentários: