No modelo do século XX actividade era sinónimo de resultados positivos.
Em Mongo, actividade não é necessariamente bom sinal, basta recordar os
pregos no caixão.
Consigo ver tantas empresas cheias de trabalho, mas que se calhar estão a perder dinheiro. Qual a abordagem que vou seguir com uma delas que me contactou?
1 Listar actividades
- cartografar as diferentes variantes do processo - ganhar encomendas
- cartografar o processo que transforma uma encomenda ganha em produto acabado entrado em armazém
- cartografar o processo que expede o produto acabado e recebe o dinheiro
- Criar um modelo de custeio com o apoio de empresa de contabilidade
2 Listar clientes
3 Para cada cliente, calcular vendas
4 Para cada cliente e linha de encomenda estimar lucro líquido
“A margem bruta não prevê o lucro líquido: Vários conjuntos importantes de custos críticos – custos de vendas e marketing, custos operacionais e da cadeia de fornecimento e custos indirectos – não são incluídos no cálculo da margem bruta, e esses custos são decisivos no ambiente de negócios atual (isto é, grande em relação ao lucro líquido, criando uma forte alavancagem de lucro) em que o custo para servir varia muito de cliente para cliente e até mesmo dentro dos clientes.”
5 Classificar clientes em três grupos:
Profit Peaks: clientes de vendas elevadas e lucro elevado (normalmente cerca de 20% dos clientes que geram 150% dos lucros)
Profit Drains: clientes com vendas elevadas e lucro ou prejuízo baixo (normalmente cerca de 30% dos clientes que corroem cerca de 50% dos lucros potenciais)
Profit Drains: clientes com vendas baixas e lucro baixo que geram lucro mínimo
Sem este retrato, nada feito.
Trecho retirado de “Choose Your Customer: How to Compete Against the Digital Giants and Thrive” de Jonathan S. Byrnes
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