terça-feira, janeiro 25, 2022

Assholes versus missionários


"companies run by assholes with spreadsheets… aka mercenaries). [Moi ici: Faz lembrar aquela frase do líder da Viarco, "Nós fazemos as contas ao contrário"] At their core, they believe in scarcity and zero-sum games. They fight with each other. They compete. 
...
Brands that are missionaries, on the other hand, evangelize a broader category problem that, when fixed, creates a rising tide that lifts all boats. They want to make the world a different place (not a “better” place, because “better” implies incremental improvement from what currently exists today). They have founders who have personally experienced the pain of a broken category and have made it their life’s mission to fix it.
...
These radically different brands believe in abundance and growing the pie. They see their “competition” in different ways of helping the end consumer and user."

Em Portugal mais preocupante do que as empresas geridas por assholes, são os comentadores, os académicos e os políticos encalhados no século XX e a quem apelido de membros da tríade há mais de 10 anos. Recordar de 2010 - Os encalhados - um subsídio para o desencalhe, de 2012 Dedicado aos encalhados da tríade (parte II) e de 2015 O que falta aos encalhados da tríade

3 comentários:

JCS disse...

Não necessáriamente relacionado com o assunto, mas não esqueço o José Vieira (Viarco) a partilhar comigo a surpresa por haver quem gastasse 3 Euros em despesas de envio para lhe encomendar online um lápis vendido por 50 cêntimos..." :)
Nota: Números de cabeça, podiam não ser exatamente estes mas era este o racional.

CCz disse...

Eu gosto dele ponto.
Mas esse relato faz-me pensar que alguém vende lápis baratos demais dada a willingness to pay

JCS disse...

Eu estava a referi-lo pela positiva. :)
Esta afirmação dele (com a acção consequente) era num tempo em que o online não entrava sequer nas cogitações de muitos mas ele já lá estava à frente, a trilhar o caminho.