sábado, dezembro 05, 2020

Value from imperfection - Decommoditize

Há tempos criei um site para começar a alimentar o que dentro de anos poderá ser um mercado mais relevante para a minha actividade profissional. Chamei a esse site "Value From Imperfection".

Muitos perguntam-me o porquê deste nome.

Há minutos encontrei no Twitter uma boa introdução à explicação do nome:

Reparem naquele "Commoditise is the shift from imperfect to perfect competition".

Quem são os meus clientes-alvo? PMEs industriais que procuram servir clientes com bens e serviços transaccionáveis. Estamos a falar de empresas que não podem competir pelo preço mais baixo, empresas que têm de arranjar outra vantagem competitiva que não o preço. Empresas que têm de subir na escala de valor, empresas que têm de fugir da comoditização: um mercado comoditizado é um mercado em que o que conta é o preço mais baixo. 

O que aprendi há anos e está ali ao lado na coluna das citações é: 

"When something is commoditized, an adjacent market becomes valuable"

Quando um mercado fica comoditizado entra a competência perfeita, reina a eficiência pura e dura, o sucesso é para quem é maior e consegue economias de escala. Recordo o maluco académico americano que até queria acabar com as marcas para promover a concorrência perfeita. Segundo ele, Camberlin, o valor de marcas como a Apple acontece por causa de ""ignorance" or the "imperfect knowledge" that results from "the reprehensible creation by businessmen of purely fictitious differences between products which are by nature fundamentally uniform"." 

Qualquer PME deve fugir da concorrência perfeita como o diabo da Cruz, daí a minha assinatura de anos: promotor da concorrência imperfeita e dos monopólios informais.

As PMEs devem estar sempre à procura das imperfeições no mercado, é delas que se pode retirar mais valor. Até porque é inevitável. A imperfeição de hoje mais tarde ou mais cedo deixa de ser mistério e transforma-se em algoritmo e reina a comoditização:

Sem comentários: