terça-feira, julho 12, 2016

Transformar a empresa!

Ontem, durante uma reunião numa empresa, pediram-me para explicar a metodologia que proponho para implementar um sistema de gestão da qualidade concentrado no negócio.
.
Cá vai um esquema do que expus:

1. Como nos vemos e como trabalhamos
  • qual o âmbito do sistema;
  • qual o ecossistema da procura;
  • qual o mapa de processos.
2. Quem servimos e para onde vamos
  • Em que somos bons;
  • Que oportunidades podemos aproveitar;
  • Quem são os clientes-alvo;
  • Quem são os outros intervenientes no ecossistema;
  • Desenhar o mapa da estratégia;
  • Estabelecer os indicadores e metas;
  • Definir as iniciativas estratégicas;
3. O que é a ISO 9001
  • Que conselhos nos dá;
  • Distribuir as cláusulas da norma pelos processos e outros componentes do sistema;
4. Transformar a empresa
  • Melhorar a empresa, tendo em conta os conselhos e as iniciativas estratégicas
5. Monitorizar a transformação

Em boa verdade, todos os primeiros 3 pontos são só uma preparação para o essencial, o que vem a seguir: transformar a empresa para a tornar numa máquina obcecada a servir os clientes-alvo e os outros intervenientes no ecossistema da procura.

Sem comentários: