.
É algo desesperante lermos o tipo de discurso que se encontra na parte I desta série e encontrarmos cada vez mais informação em linha com o que propomos aqui no blogue há quase 10 anos para o sector do leite.
.
Por exemplo, pensamento estratégico, não são todos iguais:
Chamo a atenção sobretudo para:
"Dairy companies which belong to the “differentiated niche products” and “Mediterranean” clusters will be expected to export smaller quantities but get higher prices as a quality premium on their products. These companies play an important role in adding value to raw milk and to foster a sustainable strategy for maintaining milk production in less advantaged regions, such as mountainous areas."Claro que estas duas abordagens requerem um modelo de negócio bem diferente do necessário para:
"Dairy farmers and companies belonging to the “large cost leaders” cluster will act as major players on international markets, especially in the segment of low-price dairy products. Their ability to compete on international markets will have a strong influence on milk quantities produced in Europe and milk prices paid to farmers, which will experience upward and downward pressure, respectively. Companies belonging to the “international product champions” cluster are similar to the ones in the “large cost leaders” cluster, but tend sometimes to supply more innovative milk products."Por exemplo, este caso "O que 130 cabras podem fazer por 19 pessoas" pode ser um bom exemplo do tipo de actividades a considerar quando se desenha um modelo de negócio que não passe por uma proposta de valor baseada no preço mais baixo.
.
Este blogue tem 130 postais com o marcador "leite", muitos deles são sobre o lado estratégico para fugir ao preço mais baixo. Por exemplo:
- Estudem, não sirvam de megafone (Agosto de 2009)
- Leite biológico - o caminho menos percorrido (Março de 2011)
- Excelente, by-pass ao status-quo (Janeiro de 2012)
- A verdade que não nos é contada, acerca do leite (Março de 2012)
- Como surgem os Golias e pistas para o aparecimento de Davids (Julho de 2012)
- Agricultura e a "economia da experienciação" (Março de 2013)
- Um exemplo, uma lição para as futuras marcas das PMES (Junho de 2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário