quarta-feira, julho 22, 2015

TRETA!!!! TRETA completa!!!

Este artigo "Why Germans Work Fewer Hours But Produce More: A Study in Culture" é uma verdadeira anedota.
.
Por que é que os alemães produzem muito mais que os outros, apesar de trabalharem menos horas?
.
Resposta do artigo e daqueles que pertencem ao grupo a que chamo de tríade:
"Working Hours Mean Working Hours
In German business culture, when an employee is at work, they should not be doing anything other than their work. Facebook, office gossip with co-workers, trolling Reddit for hours, and pulling up a fake spreadsheet when your boss walks by are socially unacceptable behaviors. Obviously, in the United States these behaviors are frowned up on by management. But in Germany, there is zero tolerance among peers for such frivolous activities."
TRETA!!!! TRETA completa!!!
"When a German is at work, they are focused and diligent, which in turn leads to higher productivity in a shorter period of time."
Isto é tão básico! Tão errado, tão ... treta!!!
.
Como se mede a produtividade?
.
Recordar:

Os ignorantes que escreveram o artigo partem do princípio que os outputs que os alemães produzem são iguais aos dos outros países e, por isso, a produtividade explica-se porque são menos preguiçosos.
.
TRETA!
.
Faz lembrar a mirabolante explicação do embaixador luxemburguês acerca da diferença de produtividade entre portugueses em Portugal e no Luxemburgo em "Ainda a produtividade luxemburguesa vs a portuguesa".
.
A explicação é tão simples... basta remover a condição implícita na equação:
Basta pensar que os alemães produzem coisas diferentes!!! Coisas com um valor acrescentado potencial tão elevado que mais do que compensam as horas.
.
Como me resumiu um operário há muitos anos numa fábrica:
"Na semana passada, ao procurar explicar o conceito de produtividade a um grupo de operários, um deles saiu-se com este exemplo: "O que está a dizer é que se pegarmos num metro quadrado de chapa e o utilizarmos para fazer um guarda-lamas de uma motorizada, teremos mais rendimento do que se o utilizarmos para fazer pás, ou enxadas." Eloquente!!!"


Sem comentários: