quinta-feira, janeiro 22, 2015

"Assim, partem já derrotados"

Ontem, enviaram-me a análise SWOT de uma empresa que conheço.
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Na lista de "Pontos fracos" encontrei:
"Preço (os nossos preços são os mais caros no mercado)"
Exclamei, para mim mesmo:
Assim, partem já derrotados para a venda!
Por que é que têm os preços mais altos do mercado?
  • Acaso não representam as melhores marcas do mercado? Ou seja, então não têm os produtos tecnicamente superiores?
  • Acaso não têm os melhores técnicos? Ou seja, então não têm gente que sabe ouvir os utilizadores, que sabe enquadrar o seu estilo de vida, para personalizar a melhor solução?
  • Acaso não têm o melhor serviço de apoio? Não têm o melhor serviço de assistência técnica?
Então, se têm tudo isto, por que é que acham que os preços que praticam são caros e, por isso, são um ponto fraco?
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Na minha opinião, porque ainda não se focalizaram, ainda não se concentraram nos clientes-alvo, ainda não avançaram para o trabalhar o ecossistema da procura, nomeadamente o trabalho sobre os influenciadores e prescritores. Não admira que potenciais clientes que querem um produto standard, para as suas necessidades simples e não complexas, classifiquem o preço como muito alto.
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E esses é que são os que podem pagar o melhor produto, o melhor técnico e o melhor serviço?
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Come on!

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