domingo, fevereiro 16, 2014

O poder do contexto

Deste extenso artigo sobre o calçado português, "Portuguese Do It Better", saliento o caso da Eureka:
"«Percebi depressa que as discotecas e os sapatos se complementavam. Estou sempre a olhar para os pés das pessoas e vejo que há uma percentagem muito grande de clientes do Eskada [discoteca] que também são clientes da Eureka e que associam as duas marcas ao mesmo estilo de vida.
...
«Fazemos desfiles, temos montras com calçado Eureka no interior das discotecas e damos descontos aos clientes regulares, quer das discotecas quer das lojas»."
 Há cerca de um ano que descobri esta associação e que fiquei fascinado com ela. Atraiu-me o poder do contexto, da oportunidade, para apresentar a oferta.
.
Uma oferta destinada a uma tribo, apresentada no ponto de encontro da tribo.
.
.
.
Exactamente o oposto de uma publicidade que apanhei há dias numa caixa multibanco, no interior de um Intermarché na cidade da Sertã(?). Estive para fotografar o ecrã, uma publicidade acerca de um congresso, ou seminário, ou encontro, sobre marketing digital(?) a ter lugar na AEP(?) em Matosinhos. O que achei verdadeiramente "weird" neste caso era o desperdício... quantos olhos iriam olhar para aquilo, iriam fazer parte de um indicador qualquer que contribui para o ego de alguém (acho que é o Eric Ries que escreve sobre isto dos indicadores para o ego mas que não levam a lado nenhum) mas com uma taxa de conversão absurdamente baixa...
.
É também pelo poder do contexto que ando interessado numa start-up que está a testar um modelo de negócio em que consegue moldar e plastificar a colocação publicitária de imagens nos contextos adequados.

1 comentário:

Unknown disse...

muito interessante essa combinação.
em termos de marketing é fenomenal.

não sei se viu no fim de semana foi inaugurada uma loja do Luis Onofre em Lisboa, em que estavam lá várias apresentadoras e modelos e actrizes, a "desfazerem-se" pelos sapatos dele, a falarem dos sapatos, com sapatos calçados, etc. sem pagar mais nada, apareceu em todo o lado, televisão, revistas, etc.
um marketing que me parece brutal mesmo, com grande exposição e a um preço que deve ter sido relativamente baixo.
acho que nunca escreveu a respeito de marketing digital, é uma grande ferramenta, muito utilizada, e tenho ideia que será cada vez mais. tem uma grande vantagem: é perfeitamente mensurável, consegue-se controlar perfeitamente os custos e, além disso, é sempre possível alterar a comunicação sem grande custo.

bem haja!