sexta-feira, fevereiro 15, 2013

A magia começa mesmo

A propósito deste artigo "Death To Core Competency: Lessons From Nike, Apple, Netflix", com coisas com que não concordo como, por exemplo:
"In a world of rapid disruption, the idea of having a core competency--an intrinsic set of skills required to thrive in certain markets--is an outmoded principle."
O que me interessa é pegar no exemplo da Nike:
"Known for decades as a shoe company, Nike is undergoing a digital revolution. In recent years, it's launched everything from apps that are standard issue on the iPhone to wearable devices to web services.
...
Last year, it launched FuelBand, a high-end electronic wristband that tracks your energy output and signaled Nike's growing strength in the digital realm. "Think about it: Nike is now included in conversations around technology--it's shifted into an adjacent industry, breaking out of apparel and into tech, data, and services," says Forrester Research analyst Sarah Rotman Epps."
Imaginem que a Nike deixa de pensar-se, de ver-se como uma empresa de calçado ou de vestuário desportivo e começa a pensar no job to be done (jtbd) do seu cliente.
.
Por que é que alguém pratica desporto?
.
Por exemplo, para manter a forma física.
.
E o que é que esse alguém precisa para manter a forma física?
  • sapatos;
  • palmilhas;
  • meias;
  • calções;
  • camisola; 
  • gorro;
  • corta-vento;
  • impermeável;
Isto é o tradicional. Contudo, durante a realização do exercício, esse alguém precisa também de sentir-se em segurança, de ser visto. Pode precisar de reflectores e/ou de iluminação.
.
E o que é que alguém que corre para manter a forma física gostaria de sentir?
.
Que está a obter resultados, por isso, por exemplo, vai à balança com regularidade.
.
E o que é que alguém que corre para manter a forma física gostaria de saber?
.
Como é que está a evoluir? Quantas calorias queimou? Como está o seu ritmo cardíaco? Qual o percurso que fez? Quantos quilómetros fez? Quanto tempo demorou? Foi mais ou menos rápido que na semana passada?
.
E esse alguém que corre pode fazer parte de uma comunidade, de uma tribo. O que gostaria de fazer?
.
Partilhar os seus resultados com os outros membros da tribo.
Desafiar os outros membros da tribo para competir.
.
Quando é que a Nike começa a dar aulas sobre técnicas de corrida aos seus clientes? (Se calhar já dá... no You Tube, através de DVDs, nas lojas - como os cursos de crochet nas lojas)
.
E a Nike já dá aulas de nutrição?
.
Quando uma empresa se afasta do que produz e começa a focar-se na actividade do cliente, a magia começa...

Sem comentários: