"Your costs are just that, your costs. Costs are not something you pass on to your customers"Têm apreciado a evolução dos últimos anos dos sectores do calçado e do têxtil e vestuário. Em 2010 subiram as exportações, em 2011 subiram as exportações, em 2012 subiram as exportações. O calçado conseguiu em 2012 os preços mais altos de sempre à saída da fábrica. O têxtil e vestuário passou o ano de 2012 a criar emprego líquido todos os meses.
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Entretanto, todos os anos se ouvem relatos dos empresários e das suas associações com as mãos à cabeça por causa do aumento do aumento das matérias-primas (pele, algodão) e da energia. basta recordar:
- "Os megafones ignorantes" (onde se registaram os números dos aumentos das matérias-primas)
- "Não basta ter memória, é preciso aprender com o que dela se retira"
"Lego is priced thusly because they identified customers who value its offering and are willing to pay the price premium despite the presence of cheaper alternatives. All the reasons about details of pieces and their size variance are post purchase rationalizations we tell ourselves to justify the price we paid."Claro que os engenheiros e economistas têm muito a aprender com os artistas: "Há sempre uma alternativa"
E relacionado com tudo isto, quando nos vêm falar da evolução dos custos unitários do trabalho:
Como uma explicação para o sucesso da economia alemã, comparem a evolução da linha do CUT alemão com a evolução dos salários reais na Alemanha:
O truque alemão, assim como o do calçado português, não é o controlo dos custos, é o valor que o mercado reconhece, é o preço a que os produtos e serviços podem ser vendidos.
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BTW, os políticos e os que ainda estão com a mente presa a modelos mentais obsoletos, não mostram o segundo gráfico e dizem que os CUT alemães não cresceram porque os salários não cresceram.
Trechos retirados de "The Lego Pricing Puzzle"
3 comentários:
Então o país, a indústria na Alemanha, pensa como um um continuum em um modelo mais de vanguarda onde nao passa o aumento das matérias-primas para o consumidor? Isso é muito interessante! É uma quebra de paradigma na educação da administração americana. Mas foca n'o valor que o mercado reconhece' é trabalhar em cima de uma construção de imagem (ou valor) constante, aqui me arriscaria, a falar sobre branding e inovação juntos. Quando enxerga-se o consumidor valioso, não satisfeito completamente ou parcialmente, e a empresa oferece uma proposição de valor relevante permite-se oferecer valores maiores. Seria esta lógica? Interessante reunião Carlos.
Grande abraço
Caro Paulo,
Esse comentário é demasiado rico para ser respondido num outro comentário. Merece um postal inteiro.
Grande Abraço
http://iterativepath.wordpress.com/2013/02/06/taking-on-the-small-guys-for-their-pricing/
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