quinta-feira, setembro 01, 2011

O Princípio de Pareto e a Conta das Administrações Públicas

Conhecem o Princípio de Pareto?
.
Segundo o Princípio de Pareto a frequência com que um fenómeno ocorre não resulta de uma distribuição uniforme de motivos mas sim de uma distribuição muito desequilibrada.
.
O exemplo que o Conde Pareto deu na Itália do século XIX foi o da distribuição da terra: 80% das terras estavam na mão de apenas 20% dos italianos.
.
Este Princípio de Pareto é muito útil para uma organização quando ela quer melhorar o seu desempenho.
.
Joseph Juran transformou o Princípio de Pareto num gráfico, o chamado Diagrama de Pareto. Kaoru Ishikawa, no seu clássico "Guide to Quality Control", inclui o diagrama de Pareto como uma das 7 ferramentas básicas de melhoria da qualidade  que qualquer samurai fabril devia utilizar.
.
O Princípio de Pareto está presente em muitos fenómenos, por exemplo: 80% das reclamações são feitas por cerca de 20% dos clientes; 80% das paragens por avaria resultam de 20% dos motivos, ...
.
Quando uma empresa põe em marcha o ciclo CAPD (ou seja, Verifica (Check) o desempenho e resolve Agir (Act) para o melhorar, a primeira coisa a fazer é recolher dados e tratá-los, para perceber o que está a acontecer para, depois, Planear (Plan) as transformações, as melhorias e, por fim executá-las (Do)) durante a fase de Planeamento uma ferramenta fundamental é o diagrama de Pareto. 
.
O diagrama de Pareto permite concentrar o tempo, a atenção, o esforço onde ele vai ser mais eficaz, onde ele vai ter um retorno realmente superior. 
.
O nosso Estado consome mais, gasta mais do que aquilo que consegue impostar à sociedade que cria riqueza. Essa prática recorrente levou-nos à situação de descalabro financeiro que esse mesmo Estado agora vive. Este governo que agora ocupa funções, enquanto oposição, e no seu programa, não fez outra coisa senão dizer que era precisa cortar na despesa em vez de continuar o saque aos impostos.
.
.
Ontem, o ministro das Finanças apresentou o "Documento de Estratégia Orçamental 2011 - 2015", nele o governo compromete-se a reduzir a despesa primária do Estado em 10%
.
Se considerarmos a despesa como um problema a resolver, como será olhar para ela através de um diagrama de Pareto? 
.
Com base nos números do "Quadro III.2. Conta das Administrações Públicas 2007 – 2011" e seleccionando os dados relativos a 2011 obtemos o seguinte diagrama:

Os dois items, "Prestações sociais" e "Despesas com pessoal" representam cerca de 80% da despesa do Estado...
.
80%!!! Ainda ontem ouvi André Macedo na TV (sempre que refiro André Macedo devo acrescentar "Recordar sempre estas cenas ao ouvir os Muggles") dizer que há muito a cortar nos consumos intermédios... a sério? Peanuts!
.
Ouvi ontem o ministro das Finanças dizer que a legislação comunitária não permitia que a baixa da TSU se aplicasse só às empresas exportadoras e ao sector do turismo, ouviram?
.
Desde Maio que o assunto encheu colunas de jornal, artigos de opinião, debates acalorados por todo o lado... ouviram alguma vez, um político, um académico, um jornalista, uma pessoa informar que a legislação comunitária não permite este tipo de descriminação fiscal sectorial? Eu também não!!!
.
Em Portugal, políticos, académicos e sei lá quem mais teimam em fazer tudo para dar razão a Pedro Arroja...
.
Voltemos ao diagrama de Pareto... vêem no documento ontem apresentado alguma medida que ataque aqueles dois motivos? Eu também não!!!
.
A sério, leiam o documento e vejam como o espírito de José Sócrates continua vivo, um exemplo (página 37):
.
"Desenvolvimento de um Estado ágil e inovador, adaptado aos desafios da sociedade da informação, que preste serviços de qualidade e individualizados aos cidadãos, segundo novos paradigmas de organização e funcionamento em rede, suportados pelas tecnologias de informação e comunicação"
.
Por todo o lado são medidas para aumentar a eficiência e reduzir desperdícios... OK, e os custos fixos?
.
Acham que a redução de efectivos por via da reforma... transitam da 2ª para a 1ª barra do diagrama de Pareto, vai fazer algo? Acham que o congelamento de salários e pensões vai fazer algo?
.
Continuamos entregues à bicharada

5 comentários:

CCz disse...

2 que conhecem o Princípio de Pareto

http://www.ionline.pt/conteudo/147335-o-problema-e-so-um-nao-ha-dinheiro

CCz disse...

Isto não passa de conversa da treta bit.ly/qIiHL9 Marques Mendes não avança com números. Tudo isto para poupar quanto? Mais 1 q ñ conhece o Princípio de Pareto

CCz disse...

Fica a faltar cortar 3999 milhões de euros, next! RT @itwitting: Governo quer reduzir dirigentes municipais para metade e poupar 40 milhões

CCz disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1984643

perde-se a noção da missão das organizações...

CCz disse...

Não conhecem o Princípio de Pareto
.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=505291
.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1986989