quinta-feira, setembro 01, 2011

O serviço é tudo!!!

Reparem neste gráfico:
Olhem bem para ele...
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Os clientes vão embora por causa do preço?
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Os clientes vão embora por causa da falta de qualidade (atributos)?
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Não, não e não!
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Os clientes vão embora por causa da falta de batota!!!
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Os clientes vão embora porque o serviço cheira mal! Porque são servidos por ignorantes que estão-se marimbando para a experiência dos clientes!
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Isto concilia-se bem com esta sugestão do Aranha:
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Se tivesse mais tempo fazia um histograma com as referências à opinião sobre o staff.
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Tanto dá para pensar na diversidade de experiências dos clientes, "We don't see with our eyes but with our experience", como na diversidade de comportamentos do pessoal... o que significa que a qualidade do serviço depende da experiência de vida de cada funcionário? O que significa que não há um script-base?
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Por que é que os clientes abandonam um fornecedor?
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BTW, este tipo de opiniões na net, parece-me muito mais interessante e genuíno do que os inquéritos de satisfação!
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Agora imaginem alguém como eu a tratar estas mais de 500 opiniões e apresentar à administração para discussão de oportunidades de melhoria. Depois, publicar as conclusões e as decisões no mesmo sítio e divulgá-las no hotel, demonstrando que as críticas não caíram em saco roto e desafiando os clientes a voltar para comprovar as alterações e a contribuir com novas sugestões para que o hotel passe para o nível seguinte do jogo.
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Figura retirada de "Taking A Customer From Like To Love: The UX Of Long-Term Relationships"

4 comentários:

lookingforjohn disse...

Realmente podia fazer esse trabalho, mas provavelmente à mesma hora estaria a ser apresentado um PLANO DE MARKETING que culminava com a indicação da necessidade de fazer um novo site, fazer uma campanha publicitária, e fazer umas promoções do tipo se vier 5 noites oferecemos-lhe uma foto do CR9, e então o seu trabalho seria remetido para a secção dos "a analisar (quando houver tempo)" e perder-se-ia.
Penso eu de que...

CCz disse...

Ehehe
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Que mauzinho!
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Ando a ler aos pedaços um livro de Kaj Storbacka de 2001 (já o referi no blogue 3/4 vezes), o último trecho que li retrata a abordagem à "amaricana" (chamo-lhe eu)do marketing, assente em campanhas, assente na inundação dos canais com mensagens e... com pouco pensamento estratégico.

CCz disse...

Excelente exemplo vindo da Indonésia http://mckainviewpoint.com/2011/09/from-cebu-to-you-the-desire-for-differentiation/

CCz disse...

Outro exemplo vindo dos EUA
http://knowledge.wharton.upenn.edu/article.cfm?articleid=2837#.Tl85rgbc3OI.twitter