quarta-feira, maio 18, 2011

Só o aumento da procura gera emprego!!!

O que as empresas precisam mesmo é de procura, é de clientes.
.
Tudo o resto é efémero, tudo o resto é passageiro, tudo o resto não é sustentável e presta-se a manipulações para os "amigos do costume".
.
Todo o mundo está preocupado, e com razão, com o nível do desemprego e com as perspectivas da sua evolução nos próximos tempos.
.
Mentes bem intencionadas querem reduzir o desemprego criando emprego.
.
.
Só que a coisa não funciona assim.
.
As leis, os políticos e as empresas não criam empregos.
.
Mais, numa sociedade que não conhece Mongo, só se conhece uma forma de aumentar a produtividade: através da redução dos custos. Assim, a lógica do mundo que não conhece Mongo é a de cortar postos de trabalho como reacção instintiva para reduzir custos.
.
O que as empresas precisam mesmo é de procura, é de clientes.
.
E quando a procura aumenta... as estruturas de uma empresa são esticadas até ao máximo, até que as empresas são obrigadas a contratar mais pessoas para não pôr em causa a capacidade de servir os clientes, a capacidade de dar resposta à procura.
.
Só o aumento da procura gera emprego!!!
.
Quando o Estado aumenta os impostos, baixa o poder de compra dos cidadãos. O abaixamento do poder de compra dos cidadãos reduz a procura... a redução da procura só pode criar mais desemprego.
Só escapa quem faz by-pass ao país e exporta grande parte da sua produção.
.
Só que a economia que pode exportar representa apenas cerca de 30% da economia do país, não se lhe pode exigir que leve às costas semelhante cuco.

Sem comentários: